Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Coronavac (Brazilian version) 2021 A

A busca pela segunda dose da CoronaVac segue provocando filas, aglomerações e frustração em muitos idosos. A corrida contra o tempo não é só por horas à espera de atendimento, mas a imunização que, em parte dos casos, já passou de um mês desde a primeira aplicação. Nesta segunda-feira, dia 10, na retomada da vacinação em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, essas cenas se repetiram no posto montado na Unidade de Pronto Atendimento Hospitalar de Xerém. Esse era um dos cinco pontos para atender as pessoas vacinadas com a CoronaVac até 26 de março.

CoronaVac é uma vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela empresa biofarmacêutica de China Sinovac Biotech.

Desde o começo da madrugada, centenas de idosos fizeram uma longa fila no local, onde o começo da vacinação estava calculado para as 7 horas. Funcionários da prefeitura de Duque de Caxias tentavam coordenar a fila, mas houve muito aglomeração, principalmente próximo à tenda de aplicação. Quando a primeira leva de doses recebidas se esgotou, a situação piorou por volta das 9h30 e ainda havia pelo menos 300 pessoas esperando pelo atendimento.

Muitos idosos saíram de seus lugares e foram até a tenda para saber a respeito, provocando ainda mais aglomeração. De acordo com os funcionários, era esperada uma nova remessa com mais 100 doses, e distribuíram-se senhas para quem aguardava. Mesmo assim, muitas pessoas não conseguiram um número. Alguns foram embora, enquanto outros preferiram ficar na espera.

O aposentado Alcemir de Souza e a esposa Marlene Firmino, de 71 anos, que tem parte do pé amputado, saíram de casa ainda de madrugada para garantir um lugar na fila. Insistia em aguardar, se o admirou não com uma senha e, mesmo assim. Se embora impedi o de dar, o persuadiu mas o aposentado a ir por funcionários de a prefeitura que tentavam vislumbradas prometendo que a esposa seria vacinada em outra chance..

— Minha esposa já tomou a primeira dose há mais de um mês. Chegamos aqui com o dia ainda escuro e aguardamos a toa. Ela não tem parte do pé, caminha com muito obstáculo e agora deve ir embora pra voltar outro dia. Está bastante desorganizado isso aqui — declarou Alcemir.

Com a data de recebimento da primeira dose a percurso de completar dois meses, o talento de casa Debora Alves Rodrigues, de 65 anos, esteve no posto por volta das 8h, pensando que estariam dando prioridade a pessoas com comorbidades. Ela, que alegou ter problemas cardíacos, declarou ter se identificado no posto de vacinação, sendo respondida de que não havia prioridades e era necessário entrar na fila.

Com isso, na quinta-feira, dia 6, serão admiradas duas faixas etárias no mesmo dia: 53 anos na parte da manhã e 52 anos no fase da tarde. Já no sábado, dia 8, vai ser a vez de pessoas com 50 anos ou mais se vacinarem. Estas faixas etárias, no entanto, seguem em referência aos grupos prioritários que estão sendo admirados no momento.Com a chegada de novas vacinas, o município decidiu também aumentar a vacinação de pessoas com Síndrome de Down ou enfermidade renal crônica . Agora, assim como as gestantes e puérperas com comorbidades, estas pessoas de todas as idades acima de 18 anos podem se vacinar em qualquer dia.

Na quarta-feira 21 de abril Na manhã desta quarta-feira, dia 21, longas filas marcaram a vacinação contra a Covid-19 em Duque de Caxias, mais uma vez. O município da Baixada Fluminense recebia a população com mais de 57 anos em dois postos para a imunização com a primeira dose. Uma vez que não tem seguido o Plano Nacional de Imunização que calculava o atendimento a adultos com comorbidades com escalonamento de idade, a cidade dava permanência a seu calendário próprio de vacina. Faz 4 meses, tal descumprimento, de não imunizar primeiro grupos prioritários, se desdobrou em uma intimação por parte do Ministério Público do Estado do Rio.

Procurada, a Prefeitura de Duque de Caxias não respondeu sobre a vacinação com a segunda dose da CoronaVac nesta segunda-feira no município.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Duque De Caxias

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Para segunda dose de CoronaVac, Duque de Caxias tem filas e falta de vacinas para idosos
>>>>>Covid-19: Prefeitura atualiza cronograma da segunda dose com a CoronaVac no Rio e antecipa calendário de vacinação para primeira dose – May 05, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Com estoque esgotado, prefeitura do Rio suspende aplicação de segunda dose da vacina CoronaVac – May 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Estado admite que cidades do Rio podem suspender ‘temporariamente’ vacinação da Covid -19 por falta da 2ª dose – April 27, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Região Metropolitana do Rio deixa a bandeira roxa; estado registra 272 novas mortes por Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Especialistas avaliam ser precipitada a flexibilização no Rio – April 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio começa a vacinação contra a gripe para grupos prioritários; veja calendário do estado e da capital – April 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Volta às aulas no Rio: rede municipal terá o retorno de alunos do 3º ao 6º ao ensino presencial na quarta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Especialistas acreditam que a Prefeitura do Rio conseguirá reverter na Justiça decisão que suspendeu restrições na cidade – April 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretário estadual interpela Caxias sobre ‘situação caótica’ de vacinação contra Covid-19, com pessoas sem comorbidades: ‘Imensa preocupação’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Sem vacinas, ao menos quatro municípios do RJ param de aplicar segunda dose da CoronaVac – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Vacinação no Rio: apesar da ameaça do esgotamento no estado, capital distribui segunda dose da Coronavac normalmente nesta terça – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Rio volta a aplicar segunda dose da CoronaVac em idosos de 67 anos ou mais nesta quarta – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Entrega de doses permite ao Brasil um ritmo de imunização para antecipar meta – May 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Vacinas da Pfizer começam a ser distribuídas no Brasil: imunização será em duas doses com intervalo de 21 dias – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Brasil registra 2.278 mortes por Covid-19 em 24 horas, indica consórcio de imprensa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Primeiro lote com 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer chega ao Brasil – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pessoas 0 15 NONE 4 pessoas: 1, 300 pessoas: 1, muitas pessoas: 1, as pessoas vacinadas: 1
2 Alcemir de Souza 0 0 PERSON 4 Ele (referent: O aposentado Alcemir_de_Souza): 1, (tacit) ele/ela (referent: O aposentado Alcemir_de_Souza): 1, (tacit) ele (referent: O aposentado Alcemir_de_Souza): 1, o (referent: O aposentado Alcemir_de_Souza): 1
3 Duque_de_Caxias 0 0 PLACE 3 Duque_de_Caxias: 3
4 comorbidades 0 0 NONE 3 comorbidades: 3
5 dose 0 0 NONE 3 a primeira dose: 3
6 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
7 vacinação 0 0 NONE 3 vacinação: 1, a vacinação: 2
8 O aposentado Alcemir_de_Souza e a esposa Marlene_Firmino de 71 anos 0 120 PERSON 2 O aposentado Alcemir_de_Souza e a esposa Marlene_Firmino de 71 anos: 2
9 nós 0 50 NONE 2 (tacit) nós: 2
10 grupos 100 0 NONE 2 os grupos prioritários: 2