Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Senador Chico Rodrigues

Após ser flagrado com dinheiro vivo na cueca, o senador Chico Rodrigues tem que pedir uma permissão não remunerada por quatro meses, segundo pessoas próximas ao parlamentar. Postura semelhante deve ser adotada em relação ao partido de Rodrigues, o Democratas. A ideia é tentar diminuir o desgaste provocado pelas inquéritos e pelo afastamento determinado na semana passada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal , que ainda deve ser avaliado pelo colegiado da corte e depende do aval do Senado.

O Executivo conserva outros parlamentares investigados como líderes do governo no Senado e na Câmara, como o próprio senador Fernando Bezerra, que também foi alvo da Polícia Federal no ano passado.- O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal , determinou nesta quinta-feira o afastamento por 90 dias das funções de parlamentar do senador Chico Rodrigues , flagrado escondendo dinheiro na cueca em operação de busca e apreensão realizada na véspera que apurava desvio de recursos públicos para o enfrentamento do novo coronavírus. Na resolução vista pela Reuters, Barroso determinou a comunicação do Senado, a quem cabe decidir se vai conservar ou não o afastamento do parlamentar. O caso envolvendo Chico Rodrigues tem gerado forte repercussão e levou o governo Jair Bolsonaro a destituir o senador de uma das vice-lideranças do governo no Senado nesta quinta-feira. – O presidente Jair Bolsonaro alegou nesta quinta-feira que «não tem a ver» desejar vincular o caso envolvendo o senador Chico Rodrigues , flagrado na véspera com dinheiro na cueca em operação realizada pela Polícia Federal, como se fosse um caso de corrupção do seu governo. Quando deixou a posição após a operação da PF, rodrigues era um dos vice-líderes do governo no Senado até esta quinta , autorizada pelo Supremo Tribunal Federal , que envolveu suspeita de desvio de recursos federais enviados para o governo de Roraima no enfrentamento ao Covid-19. Em transmissão pelas redes sociais, Bolsonaro reconheceu que o senador «gozava de renome» e lamentou o acontecido. Mas, em vários momentos, buscou se desvincular do caso. «Desejar vincular esse caso com corrupção do governo não tem nada a ver», criticou. Ainda que há 18 vice-líderes do governo na Câmara e no Senado e que se afastou Rodrigues, o presidente declarou. que se afastou Rodrigues. Protestou que «alguns» –sem precisar quem– querem dizer que o «caso de Roraima» seja do governo que comanda porque o senador era «meu vice-líder». «Meu governo, até o momento, não tem corrupção. Pode até ser que apareça, mas até o momento é zero», defendeu.

Francisco de Assis Rodrigues, conhecido por Chico Rodrigues, é um empresário e político brasileiro filiado ao Democratas, ex-governador do estado de Roraima.

Supremo Tribunal Federal é a mais alta instância do poder judiciário brasileiro e acumula tanto proficiências típicas de uma suprema corte, ou seja, um tribunal de última instância, como de um tribunal constitucional, que seria aquele que julga questões de constitucionalidade independentemente de litígios concretos.

De acordo com um aliado do senador, Rodrigues tem procurado outros parlamentares para tentar costurar um acordo a fim de evitar a sua cassação. Ele tenta emplacar a tese de que representações contra ele no Conselho de Ética perderiam objeto com o seu afastamento voluntário, assim como a resolução de Barroso pelo seu afastamento por 90 dias. No último caso, conforme mostrou o GLOBO, a resolução monocrática do juiz aborreceu congressistas, que viram na iniciativa uma «interferência injustificada» do Judiciário.

Se publicou a dispensa em edição extra de o Diário Oficial da União. O documento, que tem como único ítem o afastamento do senador, declara que a saída de Chico da posição foi a pedido. Não há indicação de substituto.

Em caso da permissão por 120 dias, calculada no batalhão da Casa Legislativa, quem assume a vaga de Rodrigues é o primeiro suplente. Neste caso, o filho de Chico Rodrigues, Pedro Arthur, que disputou a última votação na chapa do pai.

Neste domingo, a defesa de Rodrigues reclamou que ele está passando por um linchamento sem provas, tendo somente guardado recursos próprios. Os advogados reconhecem que esconder o dinheiro dentro da roupa foi «uma reação impensada», mas responsabilizam o «terrorismo de Polinesia Francesa» por isso. Segundo a defesa, os recursos têm origem particular comprovada e seria utilizado para pagar funcionários da companhia da família.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Para tentar evitar cassação, Chico Rodrigues tem que pedir permissão da posição de senador por 4 meses
>>>>>Governo exonera Chico Rodrigues de cargo na vice-liderança do Senado, após operação da PF – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Em operação, PF encontra dinheiro na cueca de vice-líder do governo Bolsonaro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Bolsonaro repete que não há corrupção no governo e busca afastar-se de senador que escondeu dinheiro na cueca – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro diz que coloca responsável para correr se surgir corrupção em seu governo – October 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Economia está se recuperando melhor que o esperado, diz Bolsonaro – October 14, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>PF apreende dinheiro na cueca de vice-líder do governo Bolsonaro em operação sobre desvios em verba do Covid-19 – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro condecora Fux com admissão em Ordem de Rio Branco – October 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Fux e Bolsonaro têm primeiro encontro para estabelecer diálogo institucional entre Poderes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro passeia de moto pelo litoral de SP e, sem máscara, abraça simpatizantes – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Apesar de pedido de Moro, Bolsonaro não vetou trecho do pacote anticrime que serviu como base para liberação de traficante – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: campanha de Crivella aposta as fichas em Bolsonaro – October 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>A melhor defesa é o ataque: Marcelo Crivella e Eduardo Paes miram um no outro no horário eleitoral e se antecipam a críticas – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Crivella obtém liminar no TSE para suspender condenação a oito anos de inelegibilidade – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Martha avalia que poderá ter apoio do PSOL se for ao 2º turno, e Paes fala sobre Saúde em live – October 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Leo Índio, parente dos Bolsonaro, trabalha no gabinete de senador flagrado com dinheiro na cueca – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Bolsonaro diz que operação que flagrou aliado com dinheiro na cueca é ‘orgulho para o governo’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Barroso, do STF, determina afastamento por 90 dias de senador flagrado com dinheiro na cueca – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>Bolsonaro diz que não se pode vincular caso do senador com dinheiro na cueca ao governo – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Chico Rodrigues 0 0 PERSON 10 Rodrigues: 2, Chico_Rodrigues: 2, ele (referent: Rodrigues): 1, o senador Chico_Rodrigues: 3, Ele (referent: Rodrigues): 1, ele (referent: Chico_Rodrigues): 1
2 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: o governo Jair_Bolsonaro): 1, Bolsonaro: 1, O presidente Jair_Bolsonaro: 1, o governo Jair_Bolsonaro: 1, (tacit) ele/ela (referent: Bolsonaro): 1
3 eu 0 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
4 governo 30 0 NONE 4 o governo: 2, governo: 1, Meu governo: 1
5 Senado 0 0 ORGANIZATION 4 o Senado: 4
6 Supremo Tribunal Federal 0 0 ORGANIZATION 4 o Supremo_Tribunal_Federal: 4
7 afastamento 60 0 NONE 3 seu afastamento voluntário: 1, o afastamento: 1, seu afastamento: 1
8 Francisco_de_Assis_Rodrigues 0 0 OTHER 3 Francisco_de_Assis_Rodrigues: 1, (tacit) ele/ela (referent: Francisco_de_Assis_Rodrigues): 2
9 Luís Roberto Barroso 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Barroso): 1, O ministro Luís_Roberto_Barroso de o Supremo_Tribunal_Federal: 1, Barroso: 1
10 caso 0 0 NONE 3 este caso: 1, o último caso: 1, O caso: 1