Por: SentiLecto

Locais e estabelecimentos da cidade do Rio de Janeiro passarão a exigir a comprovação da vacinação contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira, dia 15. Com isto, vai ser preciso exibi um dos documentos para poder acessar e permanecer em espaços como academias de ginástica, cinemas e teatros.

Há uma série de normas que devem ser seguidas pelos culpados pelos espaços e pelo público. Entre elas, estão prazos para deduzi o esquema vacinal de acordo com a idade da pessoa e mais de um comprovante aceito. Abaixo, cheque questões e respostas sobre o que passa a valer para o município:

Quais lugares passam a exigir o comprovante de vacinação?

Quais documentos serão exigidos para acessar os locais com a pré-requisito do passaporte?

O que é de responsabilidade dos espaços que passam a exigir o comprovante de vacinação?

Ainda não chegou a data para minha segunda dose. O que ocorre?

A Prefeitura do Rio instituiu um calendário com os prazos que os locais devem checar referente à segunda dose. O programa foi planejado admirando a pausa máxima de três meses entre as aplicações — tempo necessário para quem recebeu imunizantes Pfizer ou AstraZeneca.

Nesta terça-feira, a Prefeitura do Rio divulgou as datas de aplicação da terceira dose dos imunossuprimidos conforme a faixa etária. São elas:

Na sexta-feira 03 de setembro depois dos decretos da Prefeitura do Rio que estabeleciam o chamado «passaporte da vacina», publicados na última sexta-feira, o número de pessoas atrasadas para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 caiu 40% em uma semana. O dado da Secretaria municipal de Saúde constava no 35° boletim epidemiológico da cidade, divulgado nesta sexta-feira.

Funciona da seguinte maneira: por exemplo, os idosos de 60 anos ou mais, que estão no primeiro grupo a ser imunizado, já devem ter completado o ciclo vacinal até o dia 15 de setembro. Já as pessoas de 18 a 29 anos têm até 15 de novembro para tomar a segunda dose. Cheque o programa:

Em quanto tempo a dose da vacina contra a Covid-19 aparece para consulta no ConecteSUS?

A aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em imunossuprimidos na cidade do Rio inicia nesta quarta-feira. Pessoas com alto grau de imunossupressão estão entre as que receberão o reforço ao lado de idosos, que começaram a receber uma nova dose da vacina nesta segunda-feira.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a Prefeitura do Rio leva, em média, 3 dias úteis para cadastrar os dados de vacinação no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações . Após esse tempo, a migração dos dados para a plataforma ConecteSUS é feita pelo Ministério da Saúde, que pode levar um prazo de até 10 dias, segundo o órgão federal.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o estoque de Pfizer atual da cidade é suficiente somente para este sábado. De acordo com os cálculos da prefeitura, o Rio tem que receber cerca de 150 mil doses da vacina na próxima remessa, de um volume que já se encontra armazenado nas instalações do Ministério da Saúde. A nova leva ainda não tem data para chegar.Segundo uma planilha de distribuição do Ministério da Saúde, o Estado do Rio vai receber amanhã 464.490 doses do imunizante. Na capital, um calendário atualizado para a imunização de adolescentes está sendo elaborado com base na nova previsão de entregas. Ainda não se sabe quantas doses serão destinadas à cidade.

Apesar do tempo de atendimento, a dose recebida ainda não está cadastrada no ConecteSUS. Como peço a inclusão?

Faz 8 meses, a SMS instituiu um canal de contato, somente para os atendimentos feitos em os postos de a cidade de o Rio de Janeiro em caso de dúvidas ou divergências. A pessoa deve mandar um relato sobre o problema ou contendo a dúvida para o e-mail suporteconectesus@rio.rj.gov.br, em que tem que estar anexadas imagens do comprovante de vacinação e de um documento de identificação com fotografia e CPF.

Ainda é possível voltar ao ponto de vacinação onde tomou-se a vacina para buscar informações. É preciso levar o comprovante de vacinação, do documento de identificação com fotografia e CPF.

Lesei ou perdi meu cartão/comprovante de vacinação. O que faço?

A pessoa nesta situação tem que ir até a unidade onde foi feito o atendimento para requerer uma segunda via do documento. É necessário levar documento com fotografia e CPF.

Fui vacinado fora do país ou sou estrangeiro. Como comprovo estar imunizado contra a Covid-19?

Segundo a Secretaria municipal do Rio, para os locais da cidade onde vai ter a pré-requisito serão aceitos os comprovantes internacionais de vacinação, emitidos pelos países de origem do visitante. Além do documento de identidade oficial com fotografia.

Fui vacinado contra a Covid-19 em um posto de saúde municipal da cidade do Rio. É válido para viagens internacionais?

Já de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária , não houve qualquer orientação, até o momento, da Organização Munsial de Saúde ou do Ministério da Saúde para introduzi a comprovação de vacinação contra a Covid-19 no Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia .

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>’Passaporte da vacina’ começa a valer no Rio nesta quarta-feira; tire suas dúvidas
>>>>>Vacinação: terceira dose de imunossuprimidos no Rio será aplicada a partir desta quarta; veja calendário por idade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Vacinação: Rio terá repescagem para adolescentes de 15 a 17 anos neste sábado – September 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Vacinação de adolescentes no Rio será retomada na próxima quarta-feira, afirma secretário Daniel Soranz – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Cidade do Rio deve receber mais doses da vacina da Pfizer para adolescentes nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: mesmo com Delta predominante, Rio tem queda nos indicadores, e seis regiões descem nível de alerta para moderado – September 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid no Rio: especialistas condenam aglomerações durante o feriadão de 7 de Setembro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Em meio à queda nas internações no país, Rio é a única capital com ocupação de UTIs Covid acima dos 90%, segundo a Fiocruz – September 10, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: Vacinação de adolescentes no Rio será retomada entre quarta e quinta-feira, diz secretaria – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 40 NONE 6 (tacit) eu: 6
2 tempo 120 0 NONE 4 tempo necessário: 2, esse tempo: 1, tempo: 1
3 a Prefeitura_do_Rio 70 0 PLACE 4 a Prefeitura_do_Rio: 3, A Prefeitura_do_Rio: 1
4 dose 0 0 NONE 4 minha segunda dose: 1, a segunda dose: 1, a terceira dose: 1, a dose recebida: 1
5 Ministério da Saúde 0 0 ORGANIZATION 3 o Ministério_da_Saúde: 3
6 pessoas 0 0 NONE 3 Pessoas: 2, as pessoas de 18: 1
7 cronograma 60 0 NONE 2 O cronograma: 1, o cronograma: 1
8 calendário 35 0 NONE 2 um calendário atualizado: 1, um calendário: 1
9 Daniel Soranz 0 0 PERSON 2 Daniel_Soranz: 1, (tacit) ele/ela (referent: Daniel_Soranz): 1
10 a cidade de o rio 0 0 NONE 2 a cidade de o Rio: 2