Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Conjuntos Numéricos

Faz 11 meses, poucos estabelecimentos estavam requisitando de os clientes o comprovante, afirmando desconhecimento de a norma, em o primeiro domingo após o Rio de Janeiro aumentar a pré-requisito de o passaporte de a vacina para bares e restaurantes. A maioria dos consumidores, no entanto, são favoráveis à medida. Segundo o decreto, o passaporte da vacina é compulsório para bares e restaurantes no caso de atendimento em locais internos ou que tenha qualquer cobertura.

Quando tomar sua próxima dose no Rio, quiz da vacina: descubra

No Boteco Boa Praça, em Copacabana, funcionários reclamaram da falta de orientação da prefeitura e declararam não saber que a resolução já estava em forcita. O sócio Talho Delicatessen, em Ipanema, Rafael Savedra, de 44 anos, reivindicou o mesmo.

— A gente ainda está perdido, tentando compreender como exigiremos isso. Chegou uma regra, mas não chegou a explicação de aplicação. Tenho que exigir as duas doses? Uma só vale? Eu não tenho o calendário na minha cabeça — desabafou o empresário: — Vou ter que ver a identidade das pessoas? Impedir o cliente de entrar é uma situação um pouco constrangedora.

Segundo o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz, todos com 12 anos ou mais precisam exibi as duas doses da vacina contra a Covid-19. Diminuiu-se a pausa de vacinação de a Pfizer em o Rio, de 12 semanas para 21 dias para todas as faixas etárias. Nesta primeira semana as ações da prefeitura serão de orientação sobre a cobrança, mas na próxima já vai haver aplicação de multa para quem desrespeitar a norma. As multas podem varias de R$ 2,3 mil a R$ 5 mil.

Por outro lado, — A prefeitura não vai conseguir estar em todos os locais. Precisaremos do suporte de toda a sociedade, do motorista de aplicativo, de táxi, proprietários de estabelecimentos comerciais e da própria sociedade. A multa poderá ser aplicada no estabelecimento e no próprio usuário.O secretário evidenciou que tanto usuários quanto estabelecimentos poderão ser multados:Os locais e horários de vacinação podem padecer mudanças que podem ser conferidas no site e nas redes sociais da Secretaria municipal de Saúde do Rio.Quando você tem que tomar sua próxima dose no Rio, quiz da vacina: descubra

Na quinta-feira 25 de novembro o Conselho de Secretarias municipais de Saúde mandou uma profissão ao Ministério da Saúde para cobrar que a pasta intensifique o controle sanitário em portos, aeroportos e áreas de fronteira brasileiros. A intenção era persuadi o ministério a exigir o chamado «passaporte da vacina» a todos aqueles que entrarem no país. O documento indicava o grande fluxo de pessoas que o Brasil teria nos próximos meses, devido às fcelebraçõesde fim de ano e ao carnaval.

Um número real é um valor que encarna uma quantidade ao longo de uma linha ininterrupta, ou seja um ponto sobre uma linha reta ilimitada, chamada de reta numérica ou reta real, onde os pontos correspondentes aos números completos são igualmente espaçados.

Vai viajar? Saiba como tirar o certificado de vacinação da Covid-19]]O Márcio Pinheiro, de 43 anos contou que orienta os clientes sobre a nova resolução. Márcio Pinheiro, de 43 anos é administradora do Botequim Itahy. Porém, não tem vetado a presença de quem não está imunizado:

— Orientamos que não sentar-se aqui do lado de dentro, mas alguns acham que é besteira. Quando começar a fiscalização, teremos problemas e tivermos que ser mais rígidos.

Em Ipanema Osmar Gomes, de 45 anos barrou uma mesa com oito pessoas pela falta do comprovante da vacina. Osmar Gomes, de 45 anos é o administrador do CT Boucherie. Ele declara achar constrangedor satisfazer a limitação.

— Optamos por não correr o risco, mas é constrangedor barrar o cliente. Ainda mais que passamos muito tempo fechados, sem faturamento. Decidimos colar o máximo de adesivos falando dessa obrigatoriedade. Quando ligam para reservas, também informamos sobre a norma — declara Gomes.

A arquiteta Sônia Cunha, de 68 anos, opina que a pré-requisito de apresentação do comprovante da vacina teria que ter iniciado antes para fazer o controle de “quem pode circular e quem não”. O professor de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luís Carlos Prado, de 69 anos, consente:

— Todo mundo tem celular. Você pode pedir a apresentação da mesma maneira que tem sido feita em estádios e celebrações. Não vejo nenhum problema. Não acho que vá instituir nenhum constrangimento complementar — alega.

‘Passaporte da vacina’: Tire suas dúvidas e saiba onde e de quem se o cobra em o Rio

Claudia Nóbrega, de 59 anos acredita que a norma é essencial para uma retomada mais rápida da economia: Claudia Nóbrega, de 59 anos é sua esposa.

— Tudo vale para gente voltar à vida normal. Quando antes, melhor — declara.

O engenheiro Roberto Fonseca, de 64 anos, almoçou no restaurante Pici, em Ipanema, neste domingo e teve que exibi o comprovante da imunização.

— Acho importante. Estamos vendo que vários países estão voltando às rlimitaçõesmais rígidas pela baixa adesão à vacina. Essa medida é 100% válida. Isso me dá tranquilidade para vir comer aqui, já que essa é uma enfermidade fatal — pontuou.

— Acredito que a pré-requisito é perfeita. Um deve ser solidário com o outro. O ambiente todo está sendo conservado com essa medida — disse Guilherme Costa.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Colombia

Cities: Copacabana

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>‘Passaporte da vacina’: Poucos restaurantes cobram comprovante no primeiro domingo de obrigatoriedade
>>>>>Multas para quem descumprir decreto do ‘passaporte da vacina’ já começam a ser aplicadas semana que vem – December 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Prefeitura do Rio estuda cobrar ‘passaporte da vacina’ em hotéis para evitar turismo de não imunizados – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Surto de gripe: 96% dos internados por Influenza na cidade do Rio são crianças – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>’Internações de Covid-19 estão cada vez mais raras no Rio’, celebra secretário municipal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio prevê encerrar aplicação do reforço na população adulta em julho de 2022 – November 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Cidades do Rio recebem vacina para a dose de reforço em todos os adultos; calendário da capital deve ser divulgado nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio aguarda envio de doses da Janssen para definir datas do reforço de quem tomou dose única – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Tire suas dúvidas sobre a aplicação da dose de reforço na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da festa em Salvador, a folia no Rio está ameaçada? – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Secretários de Saúde do Rio enviam ofício ao governo federal pedindo ‘passaporte da vacina’ no carnaval de 2022 – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: Saúde do Rio diz ser ótimo cidade receber turistas de São Paulo e outros locais, mas pede responsabilidade com vacinação – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>‘Gripe é uma doença que a gente pode evitar’, diz secretário de Saúde do Rio em dia de convocação para vacinação contra Influenza – November 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a vacina da Janssen no Rio podem receber reforço de Pfizer – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Com surto de gripe, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Com surto de Influenza, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Saiba quais são os sintomas de Influenza, que podem ser confundidos com a Covid-19 – November 23, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Vacinação no Rio: confira o calendário, locais e o tipo de vacina para dose de reforço – December 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Vacinação contra a gripe será retomada na cidade do Rio às 14h desta quarta-feira – December 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Surto de gripe provoca corrida aos postos, e Rio aplica 100 mil doses de vacina em dois dias – November 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Prefeitura do Rio amplia ‘passaporte da vacina’ e exigirá comprovação em restaurantes, shoppings e hotéis; confira a lista completa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>’Passaporte da vacina’: setores apoiam novas regras, mas se preocupam sobre a fiscalização – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 16 (tacit) eu: 14, Eu: 1, me: 1
2 nós 0 80 NONE 12 (tacit) nós: 12
3 norma 80 0 NONE 4 uma norma: 1, a regra: 3
4 Márcio Pinheiro 0 0 PERSON 4 Márcio_Pinheiro de 43 anos (apposition: gerente de o Botequim_Itahy): 1, (tacit) ele/ela (referent: Márcio_Pinheiro de 43 anos): 3
5 o Rio 0 0 PLACE 4 o Rio: 4
6 medida 50 0 NONE 3 a medida: 1, Essa medida: 1, essa medida: 1
7 Ipanema 0 0 PLACE 3 Ipanema: 3
8 você 0 0 NONE 3 (tacit) você: 1, Você: 1, você: 1
9 valor 150 0 NONE 2 um valor: 2
10 o grande fluxo de pessoas 100 0 NONE 2 o grande fluxo de pessoas: 2