Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Logo – pix powered by Banco Central (Brazil, 2020)

O Pix é um novo sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central que está sendo implementado no Brasil. Com a promessa de simplificar e baratear, o Pix, que é diferente de TED e DOC, está atraindo a atenção de muitos consumidores. Mas os usuários ainda estão se familiarizando com as normas das novas operações que estarão funcionando no dia 16 de novembro. Nas transferências TED/DOC, o pagador precisa conhecer e digitar os dados do recebedor, como seu banco, CPF/CNPJ, número da agência e espécie de conta. O serviço só está disponível em dias úteis e em determinados horários. Além disso, o valor só fica disponível horas depois ou no dia útil seguinte.

Segundo ela, a loja tem 30 dias para devolver o dinheiro, mas o ideal é que isso ocorra em no máximo sete dias, já que o Código de Defesa do Consumidor determina que a devolução seja imediata.Com escopo nacional e foco especial nos principais destinos de origem dos visitantes – São Paulo e Minas Gerais , a campanha “Mais Rio por Menos” ocorrerá entre os dias 16 e 30 de outubro, com descontos e benefícios exclusivos para turistas.Atualmente, não há nenhuma regra que determine normas sobre exibição de produtos nem para supermercados, nem para os atacarejos. E a fiscalização fica a cargo do poder público e do engenheiro responsável pelo empreendimento.

Pix é um meio de pagamento eletrônico brasileiro oficialmente no dia 5 de outubro de 2020.

No Pix, o pagador inclui a chave Pix no celular ou lê o QR Code do recebedor, ambos recebem uma notificação de operação deduzida, além do Pix ser aceito em qualquer dia e horário. O Pix será mais uma alternativa de pagamento dentre todas que já existem, incluindo TED/DOC, que continuarão existindo.

Com o Pix é possível transferir, receber ou fazer pagamentos de maneira instantânea, mas ele não é uma operação de crédito.

— Em tese, o processo de devolução teria que ser até mais rápido com o Pix, já que bastaria a companhia devolver o valor, fazendo uma outra transferência. Com o estorno às vezes o consumidor dtardapara receber, porque pode vir na fatura do mês seguinte. Quando a loja não consegue estornar, mas na prática, mesmo hoje em dia alguns clientes já enfrentam obstáculos para ter o dinheiro de volta. Nesse caso, entram na Justiça e conseguem até prejuízos morais — explica a advogada Isabella Meijueiro, especializada em Direito do Consumidor.

O cartão de débito é, usualmente, utilizado para realizar operações nos caixas eletrônicos e realizar compras . Com o débito virtual é possível, inclusive, fazer compras na internet e sites. Já o cartão de crédito tem uma linha de crédito atrelada ao produto com a qual é possível realizar compras para pagamento futuro .

Com o Pix vai ser possível pagar boletos, contas de luz, impostos ou compras. Ele vai ser mais um meio de pagamento e mais uma forma de transferir recursos, como TED e DOC, com a benefício de permitir operações em qualquer hora do dia e com mais celeridade. A intenção é facilitar transações, que não vão precisar de muitas informações.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Pix é diferente de TED/DOC e de cartões de crédito e débito. Compreenda o que muda
>>>>>Pix pode facilitar extorsão e descumprimento das leis de defesa do consumidor; veja como evitar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Preço das passagens de ônibus para o feriado está até 60% mais barato – October 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>FMI diz que países precisam adotar economia verde para assegurar futuro do planeta – October 07, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Mercados do Rio fazem promoções para feriado prolongado – October 07, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Mercados do Rio fazem promoções para feriado prolongado. Veja ofertas – October 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Reclame Aqui lança ferramenta de comparador de ofertas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Lojas com estoques à mostra e grandes prateleiras podem ser risco ao consumidor – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Pix 140 0 ORGANIZATION 12 a chave Pix: 1, Ele (referent: o Pix): 1, Pix: 2, o Pix: 6, O Pix: 1, ele (referent: o Pix): 1
2 norma 0 0 NONE 3 regras: 1, nenhuma norma: 2
3 alguns clientes 30 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: alguns clientes): 2
4 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
5 loja 0 0 NONE 2 a loja: 2
6 o Banco_Central 0 0 PLACE 2 o Banco_Central: 2
7 pagador 0 0 NONE 2 o pagador: 2
8 receber 0 0 NONE 2 receber: 2
9 pagar boletos contas de luz impostos ou compras 90 80 NONE 1 pagar boletos contas de luz impostos ou compras: 1
10 o cartão de débito 0 60 NONE 1 O cartão de débito: 1