Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Wikcionário

A falta de indícios de casos graves de Covid-19 e mortes associadas à variante Ômicron podem torná-la um «presente de Natal antecipado», alegou o epidemiologista Karl Lauterbach, futuro ministro da Saúde da Alemanha. A ideia ganha suporte de outros experts, como Anthony Fauci que classificou os primeiros sinais da não gravidade da variante como «um tanto encorajadores». Anthony Fauci é principal conselheiro do presidente dos EUA.

O expert acredita que as 32 mutações identificadas na proteína Spike — utilizada pelo vírus para entrar nas células humanas — podem significar que se otimiza a nova cepa para contagiar pessoas, a o invés de matar. Isso poderia agilizar o fim da pandemia.

Ele adicionou que esse movimento está de acordo com a evolução da maioria dos vírus respiratórios e é bom que o coronavírus tenha chegado a esse ponto.

Desde que foi identificada pela primeira vez na África do Sul, em novembro deste ano, não há relatos de que a Ômicron tenha provocado a maneira grave da Covid-19 nem morte nos pacientes que foram diagnosticados com ela. A nova variante contagiou quem , até o momento , exibiu sintomas leves , sem necessidade de internação hospitalar.

Na sua vez, segundo ele, a paciente, uma brasileira de 29 anos, exibiu diagnóstico positivo para a variante Delta. O quadro dela foi assintomático.Faz 1 mês, a mulher desembarcou em o Brasil, vinda de Joanesburgo, em a África do Sul, e com passagem pela Etiópia. Antes de vir para o Rio, chegou a passar por São Paulo.

As 50 mutações encontradas na Ômicron, das quais a maioria é na proteína Spike, assustaram a Organização Mundial da Saúde — que a classificou como uma variante de preocupação, o nível mais alto de alerta — e os países mundo afora, que limitaram voos vindos do sul do continente de Afragola.

Organização Mundial de Saúde é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada na Organização das Nações Unidas.

Ainda não há estudos suficientes que se a Ômicron é capaz, comprovem ou não de resistir aos anticorpos produzidos pelas vacinas. No entanto, há relatos de pacientes vacinados que tenham contraído a Covid-19 provocada pela nova variante.

Evidências preliminares propõem que pode haver um risco ampliado de reinfecção com a Ômicron , em comparação com outras variantes angustiantes. Porém, por enquanto, se restringem as informações.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Natal

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Por que a Ômicron pode ser um ‘presente de Natal’; compreenda
>>>>>Nova variante: Caso suspeito de Ômicron no Rio é descartado – December 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: contra variante Ômicron, RJ fará sequenciamento genômico de todos os viajantes estrangeiros que tiverem sintomas – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Castro diz que revéillon de 2022 será realizado, caso o quadro da Covid-19 na capital se mantenha – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da festa em Salvador, a folia no Rio está ameaçada? – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio aplica a partir de hoje reforço em pessoas com menos de 60 anos que estão vacinadas há pelo menos 3 meses – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Surto de gripe: 96% dos internados por Influenza na cidade do Rio são crianças – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>’Internações de Covid-19 estão cada vez mais raras no Rio’, celebra secretário municipal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio prevê encerrar aplicação do reforço na população adulta em julho de 2022 – November 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Com surto de gripe, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>‘Gripe é uma doença que a gente pode evitar’, diz secretário de Saúde do Rio em dia de convocação para vacinação contra Influenza – November 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretários de Saúde do Rio enviam ofício ao governo federal pedindo ‘passaporte da vacina’ no carnaval de 2022 – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: MP e Defensoria fazem recomendação para que Rio reveja critérios sanitários para a realização do réveillon e do carnaval – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vacinação contra a gripe será retomada na cidade do Rio às 14h desta quarta-feira – December 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Surto de gripe provoca corrida aos postos, e Rio aplica 100 mil doses de vacina em dois dias – November 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Saiba quais são os sintomas de Influenza, que podem ser confundidos com a Covid-19 – November 23, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Com surto de Influenza, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Multas para quem descumprir decreto do ‘passaporte da vacina’ já começam a ser aplicadas semana que vem – December 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio estuda cobrar ‘passaporte da vacina’ em hotéis para evitar turismo de não imunizados – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a vacina da Janssen no Rio podem receber reforço de Pfizer – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Etiópia 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: a Etiópia): 1, a Etiópia: 1, a (referent: a Etiópia): 1
2 as 50 mutações encontradas em a Ômicron 0 220 NONE 2 As 50 mutações encontradas em a Ômicron: 2
3 variante 0 50 NONE 2 a nova variante: 2
4 estudos 40 0 NONE 2 estudos suficientes: 2
5 Spike 30 0 PERSON 2 a proteína Spike: 2
6 Organização Mundial da Saúde 0 0 ORGANIZATION 2 a Organização_Mundial_da_Saúde: 2
7 países 0 0 NONE 2 os países mundo: 2
8 vírus 0 0 NONE 2 o vírus: 1, vírus respiratórios: 1
9 Ômicron 0 0 ORGANIZATION 2 a Ômicron: 2
10 casos graves 0 70 NONE 1 casos graves: 1