Por: SentiLecto

Em meio a uma pandemia de Covid-19 e ao calor, habitantes dos 17 bairros do Rio e do município de Nilópolis, na Baixada Fluminense, precisaram driblar a falta de água em razão de um problema na Elevatória do Lameirão. O reparo de a Cedae é estendido por mais de uma semana. Desde então, habitantes das áreas afetadas utilizam água de piscina, investem em bombas ou ainda devem recorrer a carro-pipa, que teve ampliação no custo. O problema afeta um milhão de pessoas.

Há relatos ainda em Pedra de Guaratiba, Guaratiba, Campo Grande, Vila Valqueire Anchieta, Penha, Engenho Novo, Lins, Vila Isabel, Tijuca, Grajaú, Centro, Lapa e em Santa Teresa. Vila Valqueire é ricardo de Albuquerque.

Na segunda-feira 09 de novembro SÃO PAULO – A empresa de água e saneamento do Rio de Janeiro, Cedae, anunciou que o conselho de gestão elegeu Edes Fernandes de Oliveira para ocupar a presidência da companhia, no lugar de Renato Lima do Espírito Santo.

Com três de seus nove motores fora de operação, a elevatória trabalha com somente 75% de sua habilidade. A Cedae tem feito manobras para tentar não deixar áreas do Rio desabastecidas, o que tem se mostrado ineficaz. Consumidores devem conviver com rodiízio no fornecimento, com fases sem uma gota de água nas torneiras. A previsão para a normalização do serviço é em até 23 dias.

Os habitantes tentam enfrentar o problema como podem, enquanto a solução não chega. O analista de planejamento Anderson Silva declara que está sem água há 11 dias. O analista de planejamento Anderson Silva é habitante de Madureira. Ele só conseguiu se conservar graças à cisterna e a uma piscina de plástico, que secaram ontem:

Anderson da Silva, mais conhecido como Anderson Silva ou Spider é um lutador brasileiro de artes marciais mistas e ex-Campeão Peso Médio do UFC.

— Eu requeri um carro- pipa da Cedae no dia 17, o prazo explodiu no dia 23 e até agora nada. Moro com mulher, três filhos e uma idosa. Está bastante difícil.

— Estamos há quase duas semanas nessa situação, e Faz 1 dia, mesmo passaram para medir a água, ontem. A conta já chegou, mas praticamente não temos água. Está assim no bairro completo — reclama.

Por outro lado, — Já é difícil normalmente, imagine para mim que tenho uma filha de 4 anos. É ruim demais ficar sem água dentro de casa.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Nilopolis

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Problema em elevatória da Cedae: um milhão de pessoas enfrenta falta d’água
>>>>>Moradores do Rio reclamam de falta d’água há seis dias após problema na Elevatória do Lameirão – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Votação de Carlos Bolsonaro cai em quase todo o Rio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 3 Eu: 1, (tacit) eu: 1, mim: 1
2 problema 0 185 NONE 2 O problema: 1, o problema: 1
3 Cedae 0 80 ORGANIZATION 2 A Cedae: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Cedae): 1
4 o analista de planejamento anderson_silva (apposition: morador de madureira) 30 0 NONE 2 Ele (referent: O analista de planejamento Anderson_Silva): 1, (tacit) ele/ela (referent: O analista de planejamento Anderson_Silva): 1
5 Anderson Silva 0 0 PERSON 2 Anderson_Silva: 1, Anderson_da_Silva: 1
6 lado 0 0 NONE 2 outro lado: 2
7 nós 0 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
8 água 0 0 NONE 2 água: 2
9 driblar a falta de água em razão de um problema em a elevatória_do_lameirão 60 130 NONE 1 driblar a falta de água em razão de um problema em a Elevatória_do_Lameirão: 1
10 ficar sem água dentro_de casa 0 90 NONE 1 ficar sem água dentro_de casa: 1