Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – EU Council room

A Rússia produziu o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para animais. Registrou-se A Carnivac-Cov em março, após testes mostrarem que o imunizante gerava anticorpos contra a enfermidade em cães, gatos, raposas e visons.

Pela primeira vez desde a criação do consórcio de veículos de jornalismo nenhum estado exibiu tendência de alta nas mortes por Covid-19.

Na quinta-feira 22 de abril — A prefeitura de Niterói interrompeu o calendário de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira. A partir desta sexta-feira, os 11 postos de imunização da cidade receberiam somente quem for tomar a segunda dose. Uma vez que não chegou nova remessa de doses esta semana, em live transmitida na tarde de pelas redes sociais, o prefeito Axel Grael explicou que a paralisação aconteceu devido a carência de vacinas. Quando o processo devia ser recomeçado, ele não deu previsao de, mas celebrou o fato de 24,8% da população de Niterói já ter sido imunizada com a primeira dose. Hoje, foi a vez de idosos a partir de 62 anos e trabalhadores e profissionais da área de saúde a partir de 30 anos se imunizarem contra a enfermidade. — estávamo alcançando os 25% , sendo que a média brasileira era de 16%, e a do estado do Rio de Janeiro, era de cerca de 12%. estávamo progredindo muito, apesar da obstáculo no recebimento de vacinas. Nossa esperança era que a gente consiga receber uma quantidade maior de vacinas e de maneira mais rápida. E que as doses que a gente estava adquirindo da vacina de Rusia Sputnik também cheguem o quanto antes para a gente fazer uma grande operação de vacinação da população de Niterói — realçou Grael. Rodrigo Oliveira reiterou que, após semanas de clínicas lotadas, já se observava uma queda na taxa de profissão hospitalar. Rodrigo Oliveira é o secretário municipal de Saúde. — Ainda precisávamo ter muita atenção, porque a situação no estado do Rio e no Brasil era bastante angustiante. Infelizmente, em razão da não chegada de vacinas esse por causa da nossa velocidade de aplicação das doses, não vamos conseguir conservar nosso calendário de vacinação — lamentou. Desde , a cidade contava com mais dois postos de vacinação: o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, em Icaraí; e o Ginásio Gomes Pereira, na Avenida Rui Barbosa 1.250, no Largo da Batalha. Até hoje, antes da suspensão das aplicações, 128.009 idosos e trabalhadores da área da saúde já tinham tomado a primeira dose na cidade. A segunda dose havia sido aplicada em 56.201 pessoas.

Abalo: Cachorro chora ao lado do caixão do talento durante velório na Bahia

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, o Serviço Federal de Veterinária informou que as 17 mil primeiras doses serão distribuídas para várias regiões do país. Empresas da Alemanha, Grécia, Polônia, Áustria, Cazaquistão, Tajiquistão, Malásia, Tailândia, Coréia do Sul, Líbano, Irã e Argentina também já disseram interesse em adquiri a vacina.

«Cerca de 20 organizações estão prontas para negociar o registro e o abastecimento da vacina para seus países. O arquivo para registro no exterior, em particular na União Europeia, está em preparação e se o utilizará será prontamente utilizado para o processo de registro», declarava o informe.

A União Europeia é uma união económica e política de 27 Estados-membros independentes situados principalmente na Europa.

Vacinas da Pfizer começam a ser distribuídas no Brasil: imunização vai ser em duas doses com pausa de 21 dias

A Organização Mundial da Saúde já demonstrou preocupação em relação ao risco de transmissão do vírus de humanos para animais, embora ainda haja a necessidade de mais estudos sobre o assunto. Não existe até agora evidência de que cães e gatos possam transmitir a enfermidade para pessoas. Porém, alguns animais, como os visons e os hamsters, podem fazê-lo, em casos raros. Se contagiaram os visons através do contato com pessoas em fazendas de pele em a Europa e, após o vírus passar por mutações, puderam retransmitir o Sars-CoV-2 a o ser humano.

Os dados são do consórcio formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúne informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até as 20h. O Ministério da Saúde de os veículos de a mídia instituiu a partir de inconsistências em os dados exibidos a iniciativa.

Faz 3 meses, em o Brasil, um estudo realizado por pesquisadores de o Hospital Naval Marcílio Dias, em o Rio assinalou que a infecção de cães e gatos por o novo coronavírus pode ser mais frequente do que se imagina. Os cientistas encontraram uma taxa de positividade de 11,25% nos 311 pets testados. O levantamento foi o de maior amostragem sobre o Sars-CoV-2 e animais de estimação já realizado no país.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Greece, Thailand, Russian Federation, Poland, Lebanon, Brazil, Austria, Argentina

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Rússia produz primeiro lote de vacina contra Covid-19 para animais
>>>>>Brasil registra 1.279 mortos pela Covid-19 em 24h e nenhum estado apresenta tendência de alta nos óbitos pela primeira vez – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 90 NONE 5 (tacit) nós: 5
2 dose 0 0 NONE 4 A segunda dose: 1, a primeira dose: 2, a segunda dose: 1
3 doses 0 0 NONE 4 as 17_mil primeiras doses serão: 1, duas doses: 1, as doses: 2
4 doença 0 30 NONE 3 a doença: 3
5 União Europeia 130 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: a União_Europeia): 1, A União_Europeia: 1, a União_Europeia: 1
6 gente 80 0 NONE 3 a gente: 3
7 pessoas 0 0 NONE 3 pessoas: 2, 56.201 pessoas: 1
8 animais 0 100 NONE 2 animais: 2
9 era 0 70 NONE 2 era de %16: 1, era muito preocupante: 1
10 Axel Grael 0 0 PERSON 2 o prefeito Axel_Grael: 1, Ele (referent: o prefeito Axel_Grael): 1