Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Wikcionário

O Ministério Público do Rio entrou nesta segunda-feira com uma Ação Civil Pública na Justiça pedindo que a Prefeitura do Rio divulgue todos os dias, em sua página na internet, a relação das pessoas vacinadas contra a Covid-19 na capital. Segundo o documento, esses dados têm que ser públicos para que possa haver controle social sobre a destinação das doses.

Nas clínicas do município do Rio, a taxa de profissão em enfermarias está em 76% e, em leitos de UTI, 90%.

Na terça-feira 19 de janeiro calculada para acontecer nesta segunda-feira, protelou-se a primeira reunião de o comitê científico de a prefeitura de o Rio em uma semana. O prefeito Eduardo Paes explicou que partiu dele o pedido pelo cancelamento do encontro que estava marcado para que o secretário de Saúde Daniel Soranz pudesse se dedicar integralmente a logística da vacinação contra a Covid-19 na cidade:

Os promotores alegam que, desde o começo da vacinação, em 19 de janeiro, buscas feitas em fontes abertas do município mostraram que “um incontável número” de profissionais da Saúde que não fazem parte do grupo prioritário inicial vem sendo imunizado. Eles mencionam como exemplos os trabalhadores de educação física e agentes administrativos dos centros municipais de Saúde.

A primeira etapa da imunização será feita em trabalhadores de saúde que atendem diretamente pacientes com Covid-19 , profissionais da Atenção Primária envolvidos na campanha de vacinação e os que atuam em CTI, urgência e emergência e que estavam afastados por idade ou comorbidade. Se maneira o grupo prioritário que vivem em instituições de longa continuidade e os profissionais que trabalham em esses locais também por idosos e deficientes. Grupos indígenas e quilombolas também recebem a vacina.

A definição de saúde tem implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e enfermidade.

A ação solicita que o município divulgue, diariamente, até as 18h, a relação das pessoas vacinadas no dia anterior, separadas por local de aplicação e identificadas pelo nome ou número do Cartão Nacional de Saúde, além das respectivas matrículas, das posições e da lotação dos vacinados, bem como a espécie e o lote do imunizante, sob pena de aplicação de multa diária e pessoal ao prefeito Eduardo Paes no valor de R$ 50 mil. A prefeitura deverá mandar esses dados digitalizados ao Ministério Público em três dias, além das folhas manuscritas nas quais estão sendo anotadas as informações, se o pedido for aceito pela Justiça. Procurada, a prefeitura não se demonstrou sobre o pedido do MP.

— Desde cedo falaram que diversos alunos de medicina, que acompanham alguns serviços na clínica, mas não atendem na linha de frente, estavam sendo vacinados. Na parte da tarde, eu vi pelo menos sete deles. A fila estava super desorganizada, não pediram meu CRM físico , nem minha matrícula na clínica. Basta dar o nome e os números de CPF e CRM — alega ela. — O problema é que aluno não tem CRM, então não sei como eles conseguiram vacina.— Como na vida tem malandro para tudo, infelizmente, se a norma da prefeitura os critérios estão claros, colocados A norma da prefeitura, é importante que as pessoas fiquem atenciosas é a resolução do secretário, do prefeito., mas por favor, inspecionar, delatem, se as pessoas virem alguma anormalidade. O jornalismo tem seu papel a satisfazer. Inspecionar, delatem, que a nossa resolução é de vacinação dos profissionais de Saúde daqueles que têm contato direto e estão na frente de trabalho com a Covid-19.

Secretaria de Estado é a nomeação genérica dos setores executivos das governos de certas países, estados ou territórios.

A Secretaria estadual de Saúde já distribuiu para os 92 municípios do Rio todas as doses que recebeu da vacina de Oxford-AstraZeneca/Fiocruz. Utilizaram-se caminhões e helicópteros para garantir o transporte rápido e seguro, desde as 6h30 de esta segunda-feira. Da Coordenação Geral de Armazenagem , em Niterói, saíram as 176.220 doses que foram disponibilizadas para o estado pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Niteroi

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Se a Prefeitura do Rio não divulgar lista dos vacinados, ministério Público pede multa de R$ 50 mil por dia contra a Covid-19
>>>>>Rio começa a aplicar vacina de Oxford na quarta-feira; estado registra 220 mortes e 5,3 mil casos de Covid-19 em 24 horas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Conselho de Enfermagem recebe denúncia de tentativa de compra de vacina em fila, no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Secretário de Saúde do Rio promete rigor para apurar denúncias sobre irregularidades na vacinação contra a Covid-19 – January 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>No Rio, primeira dose da Coronavac será aplicada nesta segunda-feira, no Cristo Redentor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Primeiro lote de vacinas na cidade do Rio deve durar quatro dias – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vacinação no Rio terá pontos de ‘drive-thru’: Aterro, Parque Madureira e Sambódromo – January 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Sindicato dos Rodoviários cobra Prefeitura do Rio por vacinação para a categoria – January 15, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Garçom mais antigo da Prefeitura do Rio torce para vacina chegar e voltar a trabalhar – January 13, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes nomeia um servidor de carreira para comandar o Centro Administrativo – January 14, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura espera chegada de vacinas do Coronavac já na próxima semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Prefeitura trabalha com possibilidade de começar vacinação no dia 20 – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 doses 0 0 NONE 4 as 176.220 doses: 2, doses: 2
2 Eduardo Paes 0 0 PERSON 3 o prefeito Eduardo_Paes: 1, O prefeito Eduardo_Paes: 1, ele (referent: O prefeito Eduardo_Paes): 1
3 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 2, eu: 1
4 problema 0 160 NONE 2 O problema: 2
5 um incontável número de profissionais de a saúde 180 50 NONE 2 um incontável número de profissionais de a Saúde: 2
6 saúde 160 0 ORGANIZATION 2 saúde: 2
7 profissionais 120 0 NONE 2 os profissionais: 2
8 grupo 100 0 NONE 2 O grupo prioritário: 2
9 diversos estudantes de medicina 60 0 NONE 2 diversos estudantes de medicina: 2
10 pessoas 25 0 NONE 2 as pessoas: 2