Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Wikcionário

A prefeitura do Rio publicou em suas redes sociais nesta quarta-feira um chamamento à população da cidade para se vacinar contra a gripe ainda hoje. O objetivo é acalmar os conseqüência do surto de Influenza que a cidade enfrenta atualmente, como informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

A definição de saúde tem implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e enfermidade.

Daniel Ricardo Soranz Pinto é um médico sanitarista e pesquisador brasileiro.

Demanda nas UPAS: Sintomas provocam corrida a unidades de saúde no Rio

— O número de casos de Influenza está aumentando bastante na cidade — declarou ele, em entrevista ao RJ1 desta quarta-feira. — Todas as pessoas que têm sintomas de gripe hoje precisam fazer o teste da Covid. Esses testes estão dando negativo. Na maioria dos casos, são positivos para a Influenza.

Todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais podem se vacinar, reforça a Secretaria municipal de Saúde. Pessoas que fazem parte dos grupos de risco para a enfermidade — crianças com 6 meses ou mais, trabalhadores ou profissionais de Saúde, gestantes, puérperas e idosos — têm que procurar um posto imediatamente.

Soranz recorda que quem tomou a vacina contra a Covid-19 não precisa aguardar para tomar o imunizante contra a gripe.

Por outro lado, — A gente, a princípio, tratará como prioritário o grupo de 55 a 59 anos, que teve um calendário especial por idade. Esse público vai poder tomar a vacina com uma pausa menor, de três meses após a segunda dose . É um grupo que tem maior obstáculo para produzir anticorpos para a Covid-19 e também é o grupo que mais registra internações — alega Soranz.

Faz 11 dias, a cidade de o Rio registrou em o último sábado, dia 13, o menor número de internações por Covid-19 desde o começo de a pandemia, em o domingo 14 de novembro. eram 41 pacientes internados, o que encarnava 0,7% dos leitos, conforme informou o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.

— Quem tomou a vacina para a Covid pode tomar a da gripe no mesmo dia. O Ministério da Saúde, a partir de novos estudos, já deduziu que isso é possível. Não precisa ter nenhuma espécie de pausa mínima — declara. — Gripe é uma enfermidade que a gente pode proteger, que a gente pode evitar tomando vacina. Estamos chamando toda a população de Cariacica para tomar a vacina da gripe.

— Todos os que tomaram Pfizer ou AstraZeneca podem tomar a Janssen. Depende da quantidade de doses de Janssen que a gente terá. Está calculada a chegada de um número bastante pequeno — explica o secretário.

Covid-19: Rio calcula concluir aplicação do reforço na população adulta em julho de 2022

No reforço, a prefeitura vai privilegiar a «mistura de vacinas», esquema conhecido por experts como vacinação heteróloga. A medida visa a promover uma maior resposta imunológica do organismo, como propõem estudos internacionais.’Fui na UPA hoje. Tem que ter umas 400 pessoas fácil aguardando atendimento de criança de colo a idoso, todo mundo com tosse seca e febre’, declarou uma habitante. ‘Na minha casa tem cinco pessoas, todas com os mesmo sintomas: febre bastante alta e muita fraqueza. Moro na rocinha’, contou outra internauta moradora da comunidade.

Segundo o secretário, o ampliação de o número de casos de Influenza, atípica para esta época de o ano, a ampliação de o número de casos de Influenza atípica é devido em a baixa cobertura vacinal, já que a campanha de imunização contra a gripe teve pouca adesão em 2021.Os pontos de vacinação vão estar abertos das 8h às 17h. Os 280 postos da cidade incluem Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Secretário de Saúde do Rio em dia de convocação para vacinação contra Influenza declara: ‘Gripe é uma enfermidade que a gente pode evitar’
>>>>>Covid-19: Rio privilegiará ‘mistura de vacinas’ na terceira dose; veja qual imunizante tomar – November 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Levantamento mostra queda na idade média dos internados no Rio por Covid-19 após doses de reforço em idosos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Cidades do Rio recebem vacina para a dose de reforço em todos os adultos; calendário da capital deve ser divulgado nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Tire suas dúvidas sobre a aplicação da dose de reforço na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: Rio prevê encerrar aplicação do reforço na população adulta em julho de 2022 – November 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: Rio aguarda envio de doses da Janssen para definir datas do reforço de quem tomou dose única – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Saiba quais são os sintomas de Influenza, que podem ser confundidos com a Covid-19 – November 23, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 grupo 0 80 NONE 5 o grupo de 55: 1, o grupo: 2, um grupo: 2
2 pessoas 35 0 NONE 4 pessoas: 2, cinco pessoas: 1, umas 400 pessoas fácil: 1
3 gente 3 0 NONE 4 A gente: 1, a gente: 3
4 Daniel Soranz 0 0 PERSON 4 Daniel_Soranz: 1, Soranz: 3
5 vacina 0 0 NONE 4 vacina: 1, a vacina: 3
6 a Janssen 0 0 PLACE 3 a Janssen: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Janssen): 2
7 doença 0 0 NONE 3 uma doença: 2, a doença: 1
8 o secretário municipal de saúde 80 0 NONE 2 o secretário municipal de Saúde: 1, o secretário municipal de saúde: 1
9 Ministério da Saúde 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: O Ministério_da_Saúde): 1, O Ministério_da_Saúde: 1
10 Sintomas 0 0 ORGANIZATION 2 ele (referent: Sintomas): 1, Sintomas: 1