Por: SentiLecto

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde defendeu, nesta segunda-feira, que haja endurecimento de medidas de limitação, com toque de recolher nacional das 20h às 6h, incluindo finais de semana. Em nota, os gestores pedem ainda o encerramento de praias e bares, e que as autoridades criem obstáculos sanitários nacionais e internacionais, considerando inclusive «encerramento dos aeroportos e do transporte interestadual». Eles defendem ainda o nível máximo de limitação, ou seja lockdown, em regiões com mais de 85% de profissão de leitos.

Nesta segunda-feira, levantamento do EXTRA mostrou que mais da metade dos estados estão com seus sistemas de saúde em colapso, com profissão de leitos superior a 80%. A ampliação no número de casos e mortes alarmou gestores, que consideram esse o momento mais grave da pandemia no país desde seu começo há um ano. No comunicado, os secretários criticam a «ausência de uma condução nacional unificada e coerente».

— A gente vive um momento diferente no enfrentamento, é o momento mais difícil que a gente tem desde a confirmação do primeiro caso. A gente jamais teve tantos estados com tanto obstáculo ao mesmo tempo — advertiu Lula. — Não é hora de a gente fazer celebração, nao é a hora de estar junto, porque o que a enfermidade precisa é de amibentes fechados com pouca circulação de ar.

Na nota, os secretários estaduais defendem o endurecimento das medidas de restrição levando em conta «a situação epidemiológica e capacidade de atendimento de cada região, avaliadas semanalmente a partir de critérios técnicos». No caso de regiões com mais de 85% de profissão de leitos, o Conass alega que é preciso nível máximo de limitação.

Para conter o cenário de agravamento da enfermidade, os gestores defendem que haja suspensão de atividades educacionais presenciais e sejam proibidos acontecimentos presenciais como shows, congressos, atividades religiosas, desportivas em todo território nacional. Os secretários argumentam que é preciso haver um convênio entre os poderes e haja resolução legislativa do Congresso.

«Compreendemo que o conjunto de medidas propostas exclusivamente poderá ser executado pelos governadores e prefeitos um Pacto Nacional pela Vida for estabelecido em o Brasil um» Pacto Nacional pela Vida» que reúna todos os poderes, a sociedade civil, representantes de a indústria e de o comércio, de as grandes instituições religiosas e acadêmicas de o País, mediante explícita autorização e resolução legislativa de o Congresso Nacional.»

Por outro lado, em relação ao último tópico, o ministro alegou que o Brasil está fazendo de tudo para comprar novas doses. Pazuello falou sobre o caso da Pfizer e da Janssen, que estão com negociações paradas junto ao governo. Segundo ele, » o Congresso e governo estão debruçados» sobre o assunto para solucionar o impasse jurídico em relação à cláusula que atribui à União a responsabilização por evacontecimentosdversos.

Os secretários mencionam ainda a necessidade de que haja trabalho remoto sempre que possível e que as autoridades apliquem medidas de diminuição do fluxo no transporte coletivo. A nota pede que haja regresso imediato da ajudinha emergencial e que haja recursos extraordinários para o Sistema único de Saúde .

O Conass pede ainda a adequação da legislação para compra de todas as vacinas disponíveis e defende a implementação imediata de um plano de comunicação para informar medidas de prevenção e informar a população.

«O relaxamento das medidas de proteção e a circulação de novas cepas do vírus propiciaram o agravamento da crise sanitária e social, esta última intensificada pela suspensão da ajudinha emergencial.»

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Secretários de Saúde pedem toque de recolher em todo o país de 20h às 6h e ‘lockdown’ em cidades com UTIs lotadas
>>>>>Pazuello alerta sobre agravamento da pandemia e gestores municipais e estaduais falam em ‘momento mais difícil’ desde o início – February 25, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 gente 0 90 NONE 4 A gente: 2, a gente: 2
2 gestores 0 0 NONE 4 gestores: 2, os gestores: 2
3 secretários 60 0 NONE 3 os secretários: 1, Os secretários: 2
4 ocupação de leitos 0 0 NONE 3 ocupação de leitos: 3
5 eventos 0 130 NONE 2 eventos adversos: 1, proibidos eventos presenciais: 1
6 Conass 0 0 ORGANIZATION 2 O Conass: 1, o Conass: 1
7 Janssen 0 0 ORGANIZATION 2 a Janssen: 2
8 Pazuello 0 0 PERSON 2 Pazuello: 1, ele (referent: Pazuello): 1
9 autoridades 0 0 NONE 2 as autoridades: 2
10 estados 0 0 NONE 2 tantos estados: 1, os estados: 1