Por: SentiLecto

Ainda na período Ur dos Caldeus, a novela «Gênesis» terá uma passagem de tempo importante esta semana. Os irmãos Abrão e Harã vão passar a idade adulta, já com mais de 20 anos. Na mesma montanha que iam na infância, Abrão recordará do convênio que fez com o irmão. As atitudes de Harã, no entanto, vão começar a decepcionar seus familiares. O mesmo vai ocorrer com o príncipe Dnin-Sim.

Já na vida de Terá, as coisas não vão bem. O rei Ibbi-Sim paga pela liberdade do príncipe, mas não faz o mesmo para Abrão. O pai então vai ter que se empenhar para resgatar o filho. Em conversa com Sharur, Terá descobre que ele sabe do seu segredo.

Na quinta-feira 11 de fevereiro enquanto Amat dava à luz Abrão, Terá se a aproximavada sacerdotisa Nadi. O marido de Amat a desapontava com atitudes posteriores ao nascimento do filho do casal. Amat também descobria a traição.

Abraão é um personagem bíblico mencionado no Gênesis a partir do qual teriam se desenvolvido as religiões abraâmicas, as principais vertentes do monoteísmo: o judaísmo, o cristianismo e o islã.

E mais conflitos…

Antes da passagem do tempo, no entanto, a rainha Enlila vai ser presa por ordem do marido e se a vai julgar . Convidou-se algumas pessoas a depor em o julgamento e muitas verdades podem ser reveladas.

Capítulo 35 – segunda-feira, dia 08 de março

Kissare se compreende com a sobrinha Nadi. Morabi se confessa para Abisali. Amat questiona Terá sobre o relacionamento dele com Deus. Nadi tenta colocar Danina contra Amat. Ibbi-Sim pede um inquérito sobre a morte da serva Lilit. Morabi vê Nidana com o anel do príncipe e a acusa de ladra. Diante da negação de Terá, Sharur exige que ele case com sua filha. O rei Ibbi-Sim questiona a rainha Enlila sobre sua possível traição. Ibbi-Sim faz uma grave denúncia contra Enlila. Kissare pede a assistência de Enkiru para desmascarar Morabi. Vai ter se rejeita a casar com Danina. Morabi toma o anel de Nidana. Ibbi-Sim desmascara a rainha e ordena sua prisão. Enlila pede a assistência de Lugali para sair do cárcere. Ibbi-Sim designa Kissare seu conselheiro pessoal. Inquietado com a chance de Enlila falar sobre o casamento sagrado , Kissare aconselha Ibbi-Sim. Dnin-Sim descobre o motivo de sua mãe ter sido presa. Enlila pede a Oguedi para adverti a seu pai, o rei Lagash, que ela está presa. Diante de todos, Kissare desmascara Morabi. Enlila tenta confundir a cabeça do príncipe Dnin-Sim. O rei proíbe a rainha de receber a visita do filho. Na prisão, Enlila sugere uma coalizão a Hod e Sumuabum. Meses depois, Ibbi-Sim recebe uma ameaça do pai de Enlila. Inicia o julgamento da rainha. Soldados do rei Lagash e do general Ekur se enfrentam. Iafa está grávida de seis meses. Danina começa a sentir as dores do parto.

Por outro lado, depois do plano frustrado de matar Kissare, Morabi consegue o que desejava. Ele é eleito como novo sumo sacerdote.

As nāḍīs são os canais pelos quais circula a força vital no corpo sutil.

Capítulo 36 – terça-feira, dia 09 de março

Danina fica insatisfeita com a chegada do filho. O rei chama Oguedi para depor no julgamento da rainha. Durante o combate, Ekur resgata a vida de Gurik. Enlila requer o depoimento de Nadi. Danina padece com as dores. Enlila questiona Nadi sobre o casamento sagrado. Nas últimas, Ekur pede para ser escutado no julgamento. A rainha acusa Nadi de estar mentindo e revela seu plano para impedir a consumação do casamento sagrado. O parto de Danina não acontece como o esperado. Lamassi e Sharur lamentam. Lamassi chama Terá, mas Nadi não gosta. Designa-se Enkiru sumo-sacerdote. Sharur culpa Terá pelo destino da filha. Gurik assombra Lugali e acaba descobrindo a escapada dos amoritas. Se castiga Enlila e Lugali impiedosamente. Se leva Morabi para fora de Ur. Com a negação de Nadi, Terá recorre a Lamassi e Iafa. Subindo uma montanha, Abrão e Harã fazem um trato para serem diferente dos homens de Ur. Anos se passam. Já com 27 e 25 anos, Abrão e Harã aparecem no topo da montanha.

Capítulo 37 – quarta-feira, dia 10 de março

No topo da montanha e mais velho, Abrão questiona o irmão sobre o convênio feito na infância. Harã idolatra outros deuses e pretende se casar pela segunda vez. Mais velhos, Lamassi e Iafa tomam café da manhã com Sarai, Adália e Simei. Nadi disfarça o incômodo ao ver Terá saindo do quarto com sua outra esposa, Jadi. Abrão se arruma para uma reunião no palácio. Amat sente o desprezo de Harã. Enlouquecida com os filhos, Reduana pede a assistência de Harã. O pequeno Ló fica triste com a ausência de seu pai, Harã. Adália aconselha Sarai sobre Abrão. Ele fica atônito na presença da moça. Nadi tenta aconselhar o filho Naor. Irritado, Ibbi-Sim reclama da ausência de Dnin-Sim. O príncipe bebe na taberna. Sumuabum planeja um ataque a Ur. Harã fala de sua intenção em tomar Sarai como segunda esposa. Dnin-Sim chega embriagado e sujo para falar com o rei. Vai ter se aborrece com seu primogênito. Ló fica cumprido com a presença do tio. Dnin-Sim pede conselhos a Abrão. Vai ter flagra Naor. O barquinho de Gurik é atacada. Nadi debate com Sarai. A moça sente os vocábulos da sacerdotisa. Abrão as questiona.

Capítulo 38 – quinta-feira, dia 11 de março

Sarai e Abrão pedem uma explicação à Nadi. Se derrota Gurik por os opositores. Vai ter fica indignado com a atitude de Naor. Sarai questiona Iafa e Lamassi sobre os vocábulos de Nadi. Ibbi-Sim se revolta ao saber sobre o ataque. Os Elamitas celebram o triunfo. Morabi se revela do lado dos opositores. Abrão e Dnin-Sim se desentendem com Naor. Ibbi-Sim decide tomar uma atitude e se aborrece com a esposa, Kiria. Morabi, com os opositores, arma plano contra Ur.

Sarai se mostra determinada a saber a verdade sobre ela mesma. Vai ter se aborrece ao saber o que Nadi declarou à Sarai. Ele debate com Nadi. Harã tenta seduzir Sarai. Sarai exige uma explicação de Nadi. Morabi chega à Ur. Castiga-se Naor. Sharur revela a verdade para Sarai sobre seu verdadeiro pai. Dnin-Sim ouve a conversa.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Sinopses de ‘Gênesis’, de 8 a 12 de março: Tempo passa e Abrão e Harã viram jovens rapazes
>>>>>Capítulo de hoje, dia 1º de março, de ‘Gênesis’: Morabi é eleito o novo sumo sacerdote – March 01, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Morabi 130 150 PERSON 12 Morabi com os inimigos arma plano contra Ur: 1, (tacit) ele/ela (referent: Morabi): 2, Morabi: 8, Ele (referent: Morabi): 1
2 Nadi 0 90 PERSON 12 a (referent: a aproximavada sacerdotisa Nadi): 1, a aproximavada sacerdotisa Nadi: 1, Nadi: 9, a sobrinha Nadi: 1
3 Ibbi-Sim 110 190 PERSON 11 Ibbi-Sim: 9, O rei Ibbi-Sim: 2
4 Abrão 40 105 PERSON 11 Abrão: 8, (tacit) ele/ela (referent: Abrão): 3
5 Enlila 100 4 PERSON 11 ela (referent: Enlila): 1, a rainha Enlila: 2, (tacit) ela (referent: a rainha Enlila): 1, Enlila: 7
6 Terá 0 60 PERSON 8 ele (referent: Terá): 1, Terá: 7
7 Dnin-Sim 50 205 ORGANIZATION 7 Dnin-Sim: 4, (tacit) ele/ela (referent: Dnin-Sim): 2, o príncipe Dnin-Sim: 1
8 Sarai 0 80 PERSON 7 Sarai: 5, a Sarai: 1, Ele (referent: Sarai): 1
9 Kissare 60 60 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Kissare): 2, Kissare: 5
10 Sharur 0 0 PERSON 7 ele (referent: Sharur): 1, (tacit) ele/ela (referent: Sharur): 2, Sharur: 4