Por: SentiLecto

O surto de gripe que afeta o município do Rio penalizou sobretudo os pequenos. Dos 24 internados com Influenza na cidade atualmente, 23 são crianças de 0 a 12 anos e um é idoso, segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. A proporção de crianças entre os hospitalizados é de 95,8%. Nos últimos sete dias, a Secretaria municipal de Saúde registrou cerca de 6,3 mil casos de Influenza A na cidade.

A secretaria de uma organização é o setor que satisfaz as suas funções de secretário-geral ou de gestão central.

Daniel Ricardo Soranz Pinto é um médico sanitarista e pesquisador brasileiro.

Quando você tem que tomar sua próxima dose no Rio, quiz da vacina: descubra

Pela lei estadual n° 9443, sancionada por Cláudio Castro, após eleição na Assembleia Legislativa do Rio , é da SES a atribuição de decidir em que circunstâncias a utilização de máscaras pode ser flexibilizado.

Faz 12 dias, a cidade de o Rio registrou em o último sábado, dia 13, o menor número de internações por Covid-19 desde o começo de a pandemia, em o domingo 14 de novembro. eram 41 pacientes internados, o que encarnava 0,7% dos leitos, conforme informou o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.

Embora a campanha de vacinação contra a gripe no município hoje inclua toda as idades, crianças com 6 meses ou mais e maiores de 60 anos são considerados grupos prioritários, pois têm maiores de possibilidades de desenvolver quadros respiratórios graves por infecção pelo vírus. A Secretaria municipal de Saúde, que a pasta orienta que, em caso de sintomas de síndrome gripal, é preciso ir a uma unidade de Saúde para descartar o diagnóstico de Covid-19, reforça que integrantes desses grupos têm que procurar vacinar imediatamente, se estiverem com a imunização atrasada. O teste aplicado nas unidades municipais é o de antígeno, que, segundo Soranz, tem mais de 93% de confiabilidade.

— Para descartar a Covid-19, também submetemos ao teste RT-PCR a maior parte daqueles queexibiramm resultado negativo no exame de antígeno. Mas 99% desses testes RT-PCR estão confirmado o resultado negativo — informa o secretário.

Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da celebração em Salvador, a folia no Rio está ameaçada?

Na segunda-feira, a rede de vigilância epidemiológica do município mandou 300 amostras colhidas de unidades para monitoramento genômico ao Lacen e à Fiocruz. Segundo Soranz, das amostras cujo resultado já saiu, 73% assinalaram a presença da Influenza A.

Para o pesquisador Leonardo Bastos, do grupo de Métodos Analíticos em Vigilância Epidemiológica da Fiocruz , o número de casos erguidos pela secretaria é alto.

Turismo: Saúde do Rio declara ser ótimo cidade receber turistas de São Paulo e outros locais, mas pede responsabilidade com vacinação

Além do Hupe, os leitos ocupados estão distribuídos entre o Hospital Federal dos Servidores do Estado; a Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro ; o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ; e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz. Esse último, inclusive, tem hoje 197 leitos destinados à denfermidadee rvai receberos novos pacientes, funcionando agora como hclínicade referência para otimizar a rede pública de saúde.No reforço, a prefeitura vai privilegiar a «mistura de vacinas», esquema conhecido por experts como vacinação heteróloga. A medida visa a promover uma maior resposta imunológica do organismo, como propõem estudos internacionais.O documento do MP e da Defensoria menciona um relatório elaborado por experts não vinculados à prefeitura que traz uma visão diferente sobre o atema A pedido da Comissão Especial de Carnaval da Câmara de Vereadores, Roberto Medronho, professor titular de Epidemiologia da UFRJ, e Hermano Castro sugeriram cinco condições epidemiológicas para a execução do carnaval, como O GLOBO noticiou. Hermano Castro é ex-diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz .

— Além do atendimento médico, quem estiver com sintomas tem que procurar utilizar máscara o tempo todo e conservar o distanciamento social, para não contagiar os outros. Assim como a Covid-19, a Influenza não tem tratamento específico, mas somente tratamento aos sintomas. As vacinas são importantes para prevenir novos casos — reforça o epidemiologista.

A prefeitura do Rio publicou em suas redes sociais nesta quarta-feira um chamamento à população da cidade para se vacinar contra a gripe ainda hoje. O objetivo é acalmar os conseqüência do surto de Influenza que a cidade enfrenta atualmente, como informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

A talento de casa Deise Salles, de 43 anos, soube que as doses estão sendo aplicadas independentemente da idade e correu para o posto de vacinação instalado no Centro Cultural João Nogueira, o Imperator, no Méier. Ela ainda aproveitou e levou a filha, a aluno Sara, de 14 anos. Nem a fila impediu que as duas não fossem vacinadas contra a gripe. Por volta das 11h30, cerca de 30 pessoas aguardavam a vez para receber o imunizante.

— Soube que estava liberada para todos pelo noticiário. Aproveitei a minha folga e vim. Não podemos arriscar neste momento — conta o talento de casa.

— Tomei a segunda dose há 10 dias e não sabia se poderia tomar a da gripe. Me declararam que sim, que não há problemas. Ainda bem, né? — declarou.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo, Salvador

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Surto de gripe: 96% dos internados por Influenza na cidade do Rio são crianças
>>>>>’Internações de Covid-19 estão cada vez mais raras no Rio’, celebra secretário municipal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: Rio prevê encerrar aplicação do reforço na população adulta em julho de 2022 – November 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Cidades do Rio recebem vacina para a dose de reforço em todos os adultos; calendário da capital deve ser divulgado nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Rio aguarda envio de doses da Janssen para definir datas do reforço de quem tomou dose única – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Tire suas dúvidas sobre a aplicação da dose de reforço na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da festa em Salvador, a folia no Rio está ameaçada? – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 15 0 NONE 8 (tacit) eu: 7, Me: 1
2 Secretaria 120 0 ORGANIZATION 5 (tacit) ele/ela (referent: a Secretaria municipal de Saúde): 1, (tacit) ele/ela (referent: A Secretaria municipal de Saúde que): 1, A Secretaria municipal de Saúde que: 2, a Secretaria municipal de Saúde: 1
3 Daniel Soranz 0 0 PERSON 5 Daniel_Soranz: 2, Soranz: 2, (tacit) ele/ela (referent: Soranz): 1
4 resultado 0 140 NONE 3 resultado: 1, resultado negativo: 1, o resultado negativo: 1
5 o secretário municipal de saúde 80 0 NONE 3 o secretário municipal de Saúde: 2, o secretário municipal de saúde: 1
6 Fiocruz 0 0 ORGANIZATION 3 a Fiocruz: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Fiocruz): 2
7 cidade 0 0 NONE 3 a cidade: 3
8 leitos 0 0 NONE 3 os leitos ocupados: 1, 197 leitos destinados: 1, os leitos: 1
9 prefeitura 0 0 NONE 3 a prefeitura: 3
10 vacinação 0 0 NONE 3 vacinação heteróloga: 1, vacinação: 2