Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – WhiteandKeynes

– O Tesouro Nacional avalia o empréstimo de 1 bilhão de dólares que o Banco Mundial aprovou na última quinta-feira para aumentar a expansão do programa Bolsa Família, informou nesta sexta-feira o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues. Waldery em coletiva de jornalismo virtual alegou: «O empréstimo de 1 bilhão de dólares do Banco Mundial está sendo analisado pelo Tesouro Nacional e faz parte do conjunto de fontes de financiamento externo, o que não utilizávamo há cerca de dez anos». De acordo com comunicado divulgado pela instituição financeira, o aumento do programa irá expandir a proteção para ao menos 1,2 milhão de famílias pobres que irão continuar a demandar suporte financeiro após o fim da transferência da ajudinha emergencial pelo governo federal. Em nota o Banco Mundial informou: «Esse aumento vai benefeciará pelo menos 3 milhões de pessoas, entre elas 990.000 crianças e jovens e 7.000 indígenas». De acordo com a instituição, antes da pandemia da Covid-19, cerca de 13 milhões de famílias estavam cadastradas no Bolsa Família.

– Waldery Rodrigues alegou nesta sexta-feira que o governo vai fazer todos os esforços de política econômica para reduzi a dívida bruta do país «na máxima velocidade possível». Waldery Rodrigues é o secretário especial de Fazenda. Nesse sentido, ele pontuou que a antecipação de recursos do BNDES ao Tesouro é possível e desejável, além de outros movimentos em relação a dividendos, desinvestimentos, outros bancos públicos federais, ajuste patrimonial e privatizações. Faz 10 meses, em coletiva de jornalismo, Waldery reafirmou que as medidas para enfrentamento em a pandemia vão ficar circunscritas a 2020, sem previsão de extensão de a ajudinha emergencial.Sobre eventual vantagem para trabalhadores demitidos durante a pandemia, ele alegou que o assunto está sendo debatido no Codefat, e frisou que as propostas nessa direção têm que se restringi a este ano e precisam também exibi eficácia.

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que efetua empréstimos a países em desenvolvimento.

O Tesouro Nacional, Fazenda Pública ou Erário encarna o conjunto dos meios financeiros na disposição de um Estado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Tesouro analisa empréstimo de US$1 bi do Banco Mundial, declara Waldery
>>>>>Faremos todos os esforços de política econômica para diminuir dívida, diz Waldery – October 30, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Waldery 90 0 PERSON 8 Waldery: 2, ele (referent: Waldery_Rodrigues): 1, Waldery_Rodrigues (apposition: O secretário especial de Fazenda): 1, ele (referent: Waldery): 1, Waldery_Rodrigues: 1, (tacit) ele/ela (referent: Waldery): 2
2 Banco Mundial 0 0 ORGANIZATION 3 o Banco_Mundial: 2, O Banco_Mundial: 1
3 instituição 0 0 NONE 3 a instituição financeira: 1, uma instituição financeira internacional: 2
4 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia: 2
5 famílias 0 50 NONE 2 famílias: 1, famílias pobres: 1
6 Tesouro Nacional 0 0 ORGANIZATION 2 O Tesouro_Nacional: 1, o Tesouro_Nacional: 1
7 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
8 imprensa 0 0 NONE 2 imprensa virtual: 1, imprensa: 1
9 o empréstimo de 1_bilhão de dólares 0 0 NONE 2 o empréstimo de 1_bilhão de dólares: 2
10 trabalhadores demitidos 50 50 NONE 1 trabalhadores demitidos: 1