Por: SentiLecto

O passaporte da vacina começa a ser exigido de cariocas e turistas hoje em estabelecimentos da cidade do Rio como cinemas, teatros e academias. Vai caber aos gerentes dos espaços cobrar a apresentação do comprovante, que poderá ser o papel timbrado entregue nos postos ou o certificado emitido pelo ConecteSUS, plataforma de dados conservada pelo governo federal.

A pré-requisito de uma ou duas doses variará de acordo com a idade do frequentador destes locais. A partir de hoje, todos com 18 anos ou mais terão que confirmar terem tomado pelo menos a primeira dose contra a Covid-19. A pré-requisito da segunda dose vai seguir um programa montado de acordo com as datas da campanha de vacinação no município. Os idosos terão que exibi o comprovante do ciclo vacinal inteiro já no primeiro dia, enquanto a faixa etária dos 18 aos 29 anos, por exemplo, tem até 15 de novembro para estar totalmente imunizada contra o coronavírus.

Faz 1 mês, pelo menos cinco ações pedindo a anulação de o passaporte de a vacina, estabelecido por decretos de o prefeito Eduardo Paes já foram derrubadas em a Justiça. A fiscalização do cumprimento da medida, segundo o município, vai ser por amostragem.

De acordo com o blog de Edimilson Ávila, no site G1, Daniel Soranz informou que o passaporte tem que ficar em forcita até novembro, quando %90 dos habitantes com 18 anos ou mais da capital fluminense já vão ter completado o ciclo vacinal . Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde. “ Promovem um cinturão de imunidade que protege quem não pode vacinar, como crianças. Não existe uma métrica que seja senso habitual na comunidade científica. Alguns falam de 70% , então, 90% é bastante seguro”, declarou Soranz ao blog.

O passaporte vale também para turistas nacionais e internacionais. Se o montou segundo a Secretaria municipal de Saúde, o calendário estabcido para a cobrança de a imunização parcial ou total com uma tolerância para compensar as diferenças em a progressão de a vacinação em o país. E, por enquanto, não vai haver cobrança do comprovante a adolescentes.

O passaporte da vacina entraria em forcita no último dia 1º, mas protelou-se pedido de representantes de os setores afetados para hoje a por a medida e devido a instabilidades em a plataforma ConecteSUS.

TIRE SUAS DÚVIDAS

– Vai exigir-se o passaporte de a vacina onde a partir de hoje em a cidade de o Rio?

Nesta sexta-feira, o Rio concluiu de aplicar o novo reforço em idosos sediados em institutos de longa continuidade . Segundo o calendário de vacinação da cidade, idosos geralmente vão receber a terceira dose a partir desta segunda-feira, a iniciar por pessoas com 95 anos ou mais. Na terça-feira vai ser a vez dos idosos com 94 anos ou mais, e assim por diante. A prefeitura pretende concluir a força-tarefa até novembro, com o novo reforço de todas as pessoas com 60 anos ou mais.No entanto, o Rio vai receber uma nova remessa de doses do imunizante nesta segunda-feira, o que vai permitir a manutenção da aplicação da terceira dose por mais tempo. Segundo uma planilha de distribuição do Ministério da Saúde, o Estado do Rio vai receber amanhã 464.490 doses do imunizante. Ainda não se sabe quantas dessas doses serão direcionadas à cidade.

Na segunda-feira 06 de setembro a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes seria recomeçada na na cidade do Rio. A aplicação de doses para esse público estava suspensa há seis dias. Meninas de 15 anos poderiam se vacinar nos dias 8 e 9, segundo a Secretaria municipal de Saúde . Na sexta-feira, seria a vez dos meninos da mesma idade.

Em academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais, vilas olímpicas, estádios e ginásios desportivos, cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação, atividades de entretenimento, pontos de visitação turística, museus, galerias e exibições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in, conferências, convenções e feiras comerciais

– Quando cada faixa etária já deverá estar com o esquema vacinal completo ?

Hoje : 60 anos ou mais

Amanhã : de 50 a 59 anos

*se vai exigir a comprovação de a primeira dose já desde o primeiro dia de todos os adultos

Neste sábado, os postos também vão receber gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais, além das pessoas cuja data da segunda dose chegou ou já passou.Ainda de acordo com a SES, já foram realizadas mais de 40 operações de distribuição, totalizando 22.403.486 doses entregues de forma equânime e proporcional, de acordo com a população adulta de cada município estabelecida pelo Ministério da Saúde. Especificamente do imunizante Astrazeneca, foram distribuídas 4.758.090 doses destinadas à primeira etapa do esquema vacinal e 4.043.240 para a segunda. Ainda que conserva uma logística de distribuição, elucida para que, em no máximo 48 horas, após o recebimento, as doses cheguem aos 92 municípios.

– Quais documentos vão servir como passaporte da vacina?

Certificado de vacinas digital, disponível na plataforma ConecteSUS; comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pela Secretaria municipal de Saúde, institutos de pesquisa hospital ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras. Vai ser preciso exibi também documento de identificação com fotografia.

– Como diminui o comprovante pelo ConecteSUS?

É possível obter o documento pelo aplicativo ConecteSUS, que está disponível para os sistemas Android e iOS, ou pelo site conectesus.saude.gov.br. Primeiro, é preciso fazer um cadastro com o seu CPF. Em seguida, clique em «cidadão», depois em «vacinas». Vai aparecer um documento com as informações de quantas doses você tomou, onde e quando as aplicações foram feitas. É possível diminuir esse documento.

– Em quanto tempo a dose da vacina contra a Covid-19 aparece para consulta no ConecteSUS?

De acordo com a Secretaria municipal de Saúde , a Prefeitura do Rio leva, em média, 3 dias úteis para cadastrar os dados de vacinação no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações . Depois disso, a migração dos dados para a plataforma ConecteSUS é feita pelo Ministério da Saúde, o que pode levar um prazo de até 10 dias, segundo o órgão federal.

– Apesar do tempo de atendimento, a dose recebida ainda não aparece no ConecteSUS. Como peço a inclusão?

Faz 8 meses, a SMS instituiu um canal de contato, somente para os atendimentos feitos em os postos de a cidade de o Rio de Janeiro em caso de dúvidas ou divergências. A pessoa deve mandar um relato sobre o problema ou contendo a dúvida para o e-mail suporteconectesus@rio.rj.gov.br, em que têm que estar anexadas imagens do comprovante de vacinação e de um documento de identificação com fotografia e CPF. Outra alternativa é voltar ao posto de vacinação onde se tomou a vacina para buscar informações; é preciso levar o comprovante de vacinação, documento de identificação com fotografia e CPF.

Vá à unidade onde foi feita a vacinação para pedir uma segunda via do documento. É necessário levar documento com fotografia e CPF.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Todos os adultos devem ter tomado pelo menos uma dose da vacina para entrar em academias e cinemas do Rio a partir de hoje
>>>>>Covid-19: terceira dose de idosos no Rio a partir desta segunda-feira está garantida, diz secretaria – September 12, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: Paes diz que prioridade é terceira dose para idosos e que Ministério vai unificar calendário na semana que vem – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Cidade do Rio deve receber mais doses da vacina da Pfizer para adolescentes nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Secretários querem liberação da CoronaVac para crianças e adolescentes, mas Butantan ainda precisa oferecer mais dados – September 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio recebe 365 mil doses de vacina da Pfizer – September 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio suspende aplicação de segunda dose da CoronaVac a partir desta quinta-feira por falta de doses – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: por falta de imunizantes, Rio suspende segunda dose de CoronaVac para público em geral e vacinação de adolescentes – September 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Estudo indica combinar CoronaVac e AstraZeneca: esquema gera quatro vezes mais anticorpos neutralizantes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: pela ‘instabilidade do ConecteSUS’, Rio adia início do ‘passaporte da vacina’ para 15 de setembro – August 31, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Início da dose de reforço para idosos no Rio e primeira para jovens esta semana depende de envio do governo federal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Efeito ‘passaporte da vacina’: número de atrasados para a segunda dose no Rio cai 40% em uma semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde suspende envio de lote de CoronaVac até Anvisa concluir investigação – September 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio tem estoque de 342 mil unidades de CoronaVac, apesar de suspensão da segunda dose – September 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: após anúncio do ‘passaporte da vacina’, procura por repescagem da primeira dose bateu recorde no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde diz que entregou todas as remessas de 2ª dose da CoronaVac destinadas ao Rio e avisa que ‘não garantirá doses para os que descumprirem’ o PNI – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Vacinação: Rio terá repescagem para adolescentes de 15 a 17 anos neste sábado – September 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Vacinação de adolescentes no Rio será retomada na próxima quarta-feira, afirma secretário Daniel Soranz – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: mesmo com Delta predominante, Rio tem queda nos indicadores, e seis regiões descem nível de alerta para moderado – September 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid no Rio: especialistas condenam aglomerações durante o feriadão de 7 de Setembro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Em meio à queda nas internações no país, Rio é a única capital com ocupação de UTIs Covid acima dos 90%, segundo a Fiocruz – September 10, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Secretaria: não há previsão de novas doses de Astrazeneca, em falta nos postos do Rio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ConecteSUS 0 0 ORGANIZATION 8 o ConecteSUS: 4, a plataforma ConecteSUS: 2, o aplicativo ConecteSUS: 1, o site conectesus: 1
2 eu 0 0 NONE 6 (tacit) eu: 6
3 doses 0 0 NONE 5 duas doses: 1, as doses: 1, doses: 1, doses serão: 1, 4.758.090 doses destinadas: 1
4 dose 0 0 NONE 4 a primeira dose: 1, a segunda dose: 1, a dose recebida: 1, a terceira dose: 1
5 um cinturão de imunidade 60 0 NONE 3 um cinturão de imunidade: 3
6 o Rio 40 0 PLACE 3 o Rio: 3
7 br 0 0 PLACE 3 br: 3
8 o passaporte de a vacina 0 0 NONE 3 O passaporte de a vacina: 2, o passaporte de a vacina: 1
9 pessoas 0 0 NONE 3 pessoas: 3
10 vigor 140 0 NONE 2 vigor: 2