Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Guerra do Paraguai – Voluntários da Pátria

As buscas pelas vítimas da calamidade das chuvas em Petrópolis continuam e o total de mortos já chega a 104. Já o número de sumidos é ainda maior e soma, até o momento, 140 registros na Delegacia de Descoberta de Paradeiros . A Polícia Civil montou uma força-tarefa com cerca de 200 agentes para coletar informações e percorrer pontos de suporte e alojamentos na cidade para cadastro e encruzilhada de dados.

— São muitos sumidos, não existe esse número preciso. Estamos concentrando vários esforços para achar essas vítimas. A partir de agora, contamos com 400 militares. São vários pontos da cidade que chamaram os bombeiros. O foco principal de solicitação foi no Morro da Oficina. Só conseguimos chegar lá a meia-noite e meia. Tem várias informações desencontradas. Uns habitantes falam em 50 casas atingidas, outros, em 30. Estamos lá e, desde salvamo uma pessoa com vida que estava, quando chegamos soterrada havia tres horas — disse ele.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está com uma central de atendimento para cadastrar pessoas sumidas durante o aguaceiro que devastou parte do município da Região Serrana do Rio, na terça-feira. Informações devem ser mandadas pelo Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos . Veja abaixo como fazer. O órgão ainda disponibiliza a lista com o nome e fotografia dos sumidos. Até as 8h30 desta quinta-feira, constavam 35 nomes de sumidos cadastrados.

– Eu peguei a minha neta no colégio e trouxe para minha casa porque não tinha notícia da minha filha e do meu genro. Hoje, meu marido foi no endereço deles e viu que a casa havia desabado. Se os encontrou não ainda. Estou desesperada. Estamos procurando em clínicas também. Tenho esperança de encontrá-los vivos. Nós iríamos fazer uma surpresa para eles e passaríamos o aniversário com os dois. Choveu bastante e gente não teve como ir – declarou Graziella Mussel, mãe de Emanuelly, chorando.Bombeiros estiveram no endereço da família na tarde desta quarta-feira. Mas desde a noite anterior voluntários vizinhos passaram pelo local para tentar encontrar sobreviventes e tentar evitar que novos acidentes acontecessem. Voluntários são parentes.

Dos 101 corpos que estão no Instituto Médico Legal , 65 são de mulheres e 36 de homens. Desses, 13 são menores.

Raquel Novaes Rocha

Fabiano de Assumpção Ribeiro Ferreira

Miriam Souza Pinheiro da Silva Ferreira

Sarah Walsh de Albuquerque

Zaira da Silva Chear

Sheila Sardinha de Matos Coimbra

Raquel de Lima Novaes Rocha

Raquel Dias de Macedo

Giselaine Moreira dos Santos Conegunes

Bernardo Pinto de Albuquerque

Luiz José Faria Ramos

Matheus Britz Alves de Souza

Lara Souza Assumpção Ferreira

Rodolfo Perlingeiro de Jesus

Luciana Souza

Marcelo Luiz

Ana Claudia da Silva Terra

Andréia Macedo de Almeida Mendonça

Maria Auxiliadora

Rita de Cassia Moffatt Perlingeiro

Thais Marinho de Oliveira Silveira

Maria de Fátima Silva

O MP do Rio está recebendo informações sobre os desaparecidos através da central do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos por três canais:

Se conferem as informações e qualidades físicas a partir do cadastro em o banco de dados, junto a os demais bancos de dados oficiais. O órgão também conserva uma equipe formada por servidores e promotores de Justiça no Hospital Alcides Carneiro, no bairro Corrêas, e no Instituto Médico Legal da cidade, na Rua Vigário Corrêa.

Voluntários da Pátria é a denominação das Unidades militares instituídas em 7 de janeiro de 1865, pelo Império do Brasil, para combaterem na Guerra do Paraguai.

Voluntários e habitantes de Petrópolis têm utilizado as redes para se coordenarem na busca por informações sobre o paradeiro de parentes e amigos após o aguaceiro em Petrópolis. No Instagram, o perfil Desaparecidos em Petrópolis está divulgando o caso de pessoas sumidas na calamidade. Voluntários formam o grupo e pede que sejam mandados o máximo de informações possíveis , como fotografia , nome e pelo menos um telefone para contato.

Instagram: sinalid_oficial

Em casos em que são repassadas fotografias que circulam em grupos, a equipe busca por informações antes da publicação. Encontra-se o desaparecido em casos em que há atualização através do story.

O grupo funciona de maneira independente e, por isso, também recorda que o cadastro deve ser feito junto ao MPRJ através do PLID.

Encontraram-se as vítimas mensagens confirmando que também são compartilhadas em o grupo, sempre recebidas com muita alegria por meio de mensagens de carinho e de alívio.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Northern Mariana Islands

Cities: Albuquerque

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Total de mortos em Petrópolis chega a 104 e sumidos adicionam 140, de acordo com a Polícia Civil
>>>>>Tragédia em Petrópolis: secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros diz que há ‘inúmeros desaparecidos’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Tragédia em Petrópolis: MP registra solicitações para localização de desaparecidos após as chuvas – February 16, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>’Vontade de desenterrar com minhas mãos’, diz mulher que procura por mãe e irmã soterradas na casa da família, em Petrópolis – February 17, 2022 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 4 15 NONE 11 Nós: 1, (tacit) nós: 10
2 eu 130 50 NONE 7 (tacit) eu: 6, Eu: 1
3 Instagram 0 0 ORGANIZATION 4 o Instagram: 1, Instagram sinalid oficial Em casos em fotos a equipe busca por informações antes de a publicação: 2, (tacit) ele/ela (referent: o Instagram): 1
4 voluntários 120 0 OTHER 3 (tacit) eles (referent: voluntários): 1, voluntários (apposition: parentes): 1, voluntários: 1
5 Petrópolis 0 0 OTHER 3 Petrópolis: 3
6 grupo 0 0 NONE 3 O grupo: 2, o grupo: 1
7 Voluntários e moradores de Petrópolis 0 60 OTHER 2 Voluntários e moradores de Petrópolis: 1, (tacit) eles/elas (referent: Voluntários e moradores de Petrópolis): 1
8 temporal 0 32 NONE 2 o temporal: 2
9 número 60 30 NONE 2 esse número preciso: 1, o número: 1
10 Identificação_de_Desaparecidos 0 0 PLACE 2 Identificação_de_Desaparecidos: 2