Por: SentiLecto

O Ministério Público Estadual , por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde, instaurou, nesta sexta-feira, uma investigação civil para apurar possíveis aplicações irregulares da vacina contra a Covid-19 em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Enquanto gerenciar o imunizante em um idoso de 90 anos, o alvo do inquérito é o método de enfermagem Rozemary Gomes Pita, de 42 anos, filmada na última segunda-feira, em um posto drive-thru na cidade.

Nas redes sociais, a filha do idoso de Niterói fez um desabafo cobrando e advertindo autoridades e parentes de idosos para redobrarem os cuidados na hora da vacinação: «Me sinto no dever de falar sobre o que ocorreu no drive-thru onde meu marido levou meu pai para ser vacinado. Tudo seria perfeito se não fosse a maldade de um método de enfermagem, que somente deu uma agulhada no meu pai», advertiu a filha do idoso, completando que, se a procurou a o acionar a prefeitura, logo para receber a dose correta em casa. «Realmente é triste ver um projeto tão bacana ser atingido com tamanha desumanidade por um método que deveria somente trabalhar corretamente. Não comprometeremos esse projeto nem a equipe toda por causa de uma pessoa. Temos que ajudar os bons profissionais e vigiar sim. Cabe agora ficarmos mais atenciosos para que tudo ocorra corretamente e que a justiça seja feita para que danifique-se outras pessoas não», concluiu.Agora, segundo o delegado titular da 76ª DP, Luiz Henrique Pereira, o próximo passo da Polícia Civil vai ser relatar a investigação.

O MP avaliará a profissional cometeu ato de improbidade administrativa ao simular a aplicação da dose. Por nota, o orgão realçou que «um idoso foi ao local na empresa de familiares para ser vacinado e, segundo notícias veiculadas no jornalismo, um parente teria filmado a ação e notado que o método de enfermagem não aplicou a dose da vacina».

Na tarde desta segunda, o frentista Yuri Costa levou o avô de 90 anos para ser vacinado, no posto da UCP. Ele falou que ficou preocupado, após saber do episódio e que redobraria os cuidados na hora da aplicação.

Ainda de acordo com o MP-RJ, será realizada uma análise no vídeo, «para verificar se há indícios de edição fraudulenta», bem como para analisar a «método usada na aplicação» da vacina. Escutará-se o método de enfermagem também durante o procedimento.

Nesta quinta-feira, Rosemary Pita tornou-se a primeira profissional do saúde a ser indiciada pela polícia por conta dos casos de «vacina de vento». O inquérito da 76ª DP enquadrou o método de enfermagem pelo crime de peculato, com pena de 2 a 12 anos de prisão, e também no de infração de medida sanitária, que pode render até 1 ano de reclusão

Na sua vez, o designer Carlos Magno Braga também esteve no posto para buscar mais informações sobre a vacinação para o pai de 95 anos e realçou que casos como esse dão margem para a desconfiança:

DIREITO: Proibir que fotografe ou filme aplicação da vacina é ilegal, assinala expert

A profissional chegou a afirmar que cometeu um erro por conta do fadiga. Para a polícia, porém, ela comportar-se intencionalmente. O delegado Luiz Henrique Marques Pereira, titular da 76ª DP pergunta: «Como uma profissional experiente justificará o motivo de não ter apertado o êmbolo de uma seringa na hora da aplicar a vacina?». «É provável que esse material seria desviado, talvez até aplicado em outra pessoa, algo realmente bastante grave», completa o de Polinesia Francesa.

ATENÇÃO! ‘Vacina de vento’: saiba como ter certeza de que foi imunizado

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Niteroi

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>’Vacina de vento’: MPRJ instaura investigação civil para apurar caso acontecido em Niterói
>>>>>Acompanhantes de idosos redobram atenção após ‘vacina de vento’ no Rio – February 15, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>‘Vacina de vento’: técnica de enfermagem de Niterói alegou não ter aplicado o imunizante por cansaço – February 16, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>‘Vacina de vento’: saiba como ter certeza de que foi imunizado – February 16, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vacinação no Rio: no carnaval, Uerj fecha drive-thru e unidades de saúde básica se dedicam à imunização – February 12, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Cidades do Estado do Rio se encontram em diferentes fases da campanha de vacinação – February 08, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretário de Saúde de São Gonçalo é notificado pelo MP para respeitar vacinação – February 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinação: MP do Rio registrou 189 denúncias de fura-filas no estado – February 02, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Defensoria vê ilegalidade e vai acionar a Justiça por vacinados de fora da cidade em São Gonçalo – February 05, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Sem comprovante de residência, profissionais de saúde de fora de São Gonçalo são vacinados no município – February 05, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>UERJ adia vestibular para maio e adota prova única por alta de casos de Covid-19 – February 08, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Confira o que abre e o que fecha no período de carnaval no Rio – February 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio distribui mais 131 mil doses da CoronaVac aos 92 municípios; veja cronograma na Região Metropolitana – February 09, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio já vacinou mais de mil pessoas no primeiro dia de repescagem – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Falta de vacinas já atinge cidades da Região Metropolitana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Técnica de enfermagem que aplicou ‘vacina de vento’ em Niterói é indiciada pela Polícia Civil – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 70 0 NONE 8 Me: 1, (tacit) eu: 7
2 Yuri Costa 0 35 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: o frentista Yuri_Costa): 1, Ele (referent: o frentista Yuri_Costa): 1, o frentista Yuri_Costa: 1
3 profissional 260 0 NONE 3 a profissional: 1, A profissional: 1, uma profissional experiente: 1
4 nós 45 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
5 enfermagem 0 0 NONE 3 enfermagem: 3
6 MP 0 50 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: O MP): 1, O MP: 1
7 cuidados 160 0 NONE 2 os cuidados: 2
8 a técnica de enfermagem 0 0 NONE 2 a técnica de enfermagem: 2
9 pai 0 0 NONE 2 meu pai: 2
10 pessoa 0 0 NONE 2 uma pessoa: 1, outra pessoa: 1