Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Daniel Soranz

A campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade do Rio vai ter uma repescagem para adolescentes de 15 a 17 anos neste sábado. O anúncio foi feito na divulgação do 36° boletim epidemiológico do município, nesta sexta-feira.

Covid-19: Praias têm risco menor de transmissão, mas é preciso adotar medidas de proteção, declaram experts

Na quarta-feira 01 de setembro apesar de ter tido seu começo protelado, o chamado «passaporte de vacina» no Rio já provocou efeito positivo sobre os números de vacinação na cidade assim que anunciado, segundo a Secretaria municipal de Saúde . No dia seguinte à publicação do decreto, a pasta bateu um recorde de vacinação para um sábado de repescagem: 48.531 primeiras doses aplicadas. Faz 1 mês, foram ministradas somente 15.957 primeiras doses, um número três vezes maior do que o total de o sábado anterior dia 21 de agosto quando. Segundo a SMS, a média de primeiras doses aplicadas em sábados de repescagem era 10 mil.

Neste sábado, os postos também vão receber gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais, além das pessoas cuja data da segunda dose chegou ou já passou.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o estoque de Pfizer atual da cidade é suficiente somente para este sábado. De acordo com os cálculos da prefeitura, o Rio tem que receber cerca de 150 mil doses da vacina na próxima remessa, de um volume que já se encontra armazenado nas instalações do Ministério da Saúde. A nova leva ainda não tem data para chegar.

— Estávamos calculando realizar 52 mil doses de segunda dose, mas a procura foi bastante abaixo do esperado — alegou Soranz.Nesta terça-feira, a Secretaria estadual de Saúde protelou a distribuição de 365 mil doses da Pfizer por orientação do Ministério da Saúde, que, devido aos “riscos das manifestações” de 7 de setembro, determinou a mudança de programa de entregas de vacinas em todo o Brasil, como noticiou a colunista Malu Gaspar. A distribuição deve retomar nesta quarta-feira, conforme nota da SES mandada ao GLOBO nesta terça-feira. A Secretaria municipal de Saúde informa que ainda não quantas dessas doses o Rio tem que receber na nova remessa.Covid-19: Secretários desejam liberação da CoronaVac para crianças e adolescentes, mas Butantan ainda precisa oferecer mais dados

Daniel Ricardo Soranz Pinto é um médico sanitarista e pesquisador brasileiro.

Pfizer, Inc. é uma companhia farmacêutica multinacional com sede em Nova Iorque, Estados Unidos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Vacinação: Rio vai ter repescagem para adolescentes de 15 a 17 anos neste sábado
>>>>>Vacinação de adolescentes no Rio será retomada na próxima quarta-feira, afirma secretário Daniel Soranz – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Cidade do Rio deve receber mais doses da vacina da Pfizer para adolescentes nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: mesmo com Delta predominante, Rio tem queda nos indicadores, e seis regiões descem nível de alerta para moderado – September 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid no Rio: especialistas condenam aglomerações durante o feriadão de 7 de Setembro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Em meio à queda nas internações no país, Rio é a única capital com ocupação de UTIs Covid acima dos 90%, segundo a Fiocruz – September 10, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Secretaria 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: A Secretaria municipal de Saúde): 1, a Secretaria estadual de Saúde: 1, a Secretaria municipal de Saúde: 1, A Secretaria municipal de Saúde: 1
2 Daniel Soranz 0 0 PERSON 3 Daniel_Soranz: 1, (tacit) ele/ela (referent: Daniel_Soranz): 1, Soranz: 1
3 doses 0 0 NONE 3 15.957 primeiras doses: 1, doses: 1, 48.531 primeiras doses aplicadas: 1
4 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
5 o Rio 0 0 PLACE 3 o Rio: 3
6 pessoas 0 0 NONE 3 pessoas: 3
7 repescagem 0 0 NONE 3 uma repescagem: 1, repescagem: 1, repescagem era: 1
8 nós 0 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
9 remessa 0 0 NONE 2 a próxima remessa: 1, a nova remessa: 1
10 volume 0 0 NONE 2 um volume: 2