Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Jair e Michelle Bolsonaro com a filha Laura em 7 de setembro de 2019

— Na reunião que selou o compromisso para a entrada de Jair Bolsonaro no PL, que anunciou que a cerimônia de filiação acontecerá no dia 30, Valdemar Costa Neto descumpriu o primeiro mandamento do Centrão — jamais quebrar um acordo — e deu o vocábulo a Bolsonaro de que deixaria na mão dois aliados: João Doria em São Paulo e ACM Neto na Bahia. Valdemar Costa Neto é o presidente do partido. O encontro aconteceu na tarde de terça-feira no Palácio do Planalto. Bolsonaro pediu que o acontecimento fosse discreto, sem exuberância. Para Doria, Valdemar havia prometido apoiar a campanha de Rodrigo Garcia , seu vice-governador que tem que concorrer ao governo do estado. Se alia o PL em a Assembleia Legislativa, de os tucanos. Em troca de sua filiação, Bolsonaro pediu que seu novo partido não fizesse qualquer gesto de suporte ao candidato do PSDB em 2022. Na Bahia, o PL estava já fechado com ACM Neto, candidato ao governo. O ex-prefeito e vice-presidente do União Brasil se encontrou com Valdemar há alguns meses e selou o acordo. O principal concorrente de Neto é Jaques Wagner . Na matéria completa, só para assinantes, mais bastidores da reestruturação dentro do PL na Bahia, São Paulo, e também no Rio, além dos ministros de Bolsonaro que estudam migrar para a sigla de Costa Neto.

— Está praticamente resolvido. Eu converso com ele nos próximos dias. Está quase fechado. Mas, na política, só está fechado depois que fecha.Marcelo Ramos prometeu sair caso Bolsonaro se filiasse Marcelo Ramos é vice-presidente da Câmara dos Deputados., mas agora declara a interlocutores que vai tentar uma solução de consenso com Valdemar.

Na quarta-feira 17 de novembro Após reunião na sede do partido, em Brasília, os dirigentes do PL anunciaram que Valdemar Costa Neto teria «carta branca» para negociar a filiação do presidente Jair Bolsonaro. O presidente tem exigido lealdade nos estados para fechar um acordo e se filiar. O tema dividiu o partido nas últimas semanas, especialmente em estados do Nordeste, em que havia um potencial de coalizão com partidos de esquerda em 2022.

Jair Messias Bolsonaro Gomm é um capitão reformado, político e atual presidente brasileiro.

Valdemar Costa Neto é um gerente de companhias e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal .

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Valdemar Costa Neto promete a Bolsonaro romper acordos com Doria e ACM Neto
>>>>>Bolsonaro se filia ao PL no dia 30 deste mês, diz partido – November 23, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>’Dono’ do PL: estatuto e comissões provisórias garantem controle total a Valdemar Costa Neto – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 7 Bolsonaro: 5, ele (referent: Bolsonaro): 1, (tacit) ele/ela (referent: Bolsonaro): 1
2 Valdemar 0 30 PERSON 6 Valdemar_Costa_Neto (apposition: o presidente de o partido): 1, Valdemar: 3, Valdemar_Costa_Neto: 2
3 PL 0 0 ORGANIZATION 6 (tacit) ele/ela (referent: o PL): 2, o PL: 3, PL: 1
4 eu 80 0 NONE 3 (tacit) eu: 2, Eu: 1
5 a Bahia 0 0 PLACE 3 a Bahia: 3
6 ACM 0 0 PERSON 2 ACM_Neto: 2
7 Marcelo Ramos 0 0 PERSON 2 Marcelo_Ramos (apposition: vice-presidente de a Câmara_dos_Deputados): 1, (tacit) ele/ela (referent: Marcelo_Ramos): 1
8 São_Paulo 0 0 PLACE 2 São_Paulo: 2
9 interlocutores 0 0 NONE 2 interlocutores: 2
10 partido 0 0 NONE 2 seu novo partido: 1, o partido: 1