Por: SentiLecto

Enquanto o país impõe medidas severas contra o novo coronavírus, a Coreia do Norte festejou nesta quarta-feira o aniversário do nascimento de seu fundador Kim Il Sung de forma contida, com cidadãos de máscaras no momento em que depositaram flores diante de sua estátua em Pyongyang.

Os testes mais recentes foram parte dos exercícios de inverno que Pyongyang vem realizando nas últimas semanas, protelados pelos temores do coronavírus, declarou uma autoridade militar sul-coreana à Reuters.

Na apesar de os dois líderes terem um «relacionamento especial», segunda-feira 30 de março a Coreia do Norte declarou que os Estados Unidos não abandonarão sua política hostil , declarou a emissora estatal KCNA nesta segunda-feira.

Imunidade: Coronavírus pode ter sido ‘reativado’ em pacientes curados, declara CDC coreano

O avô do atual dirigente Kim Jong Un nasceu há 108 anos. Se o conhece onde como Dia do Sol, o 15 de abril é a data mais importante do calendário político do país.

Japão: País diz emergência para lutar o coronavírus e aprova estímulo de quase R$ 5 trilhões

Mas Pyongyang anunciou medidas rígidas para lutar a pandemia. A Coreia do Norte fechou as fronteiras e colocou milhares de cidadãos e centenas de estrangeiros em quarentena, embora insista que não registrou nenhum caso da COVID-19 em seu território.

Os cidadãos de Pyongyang compareceram à colina de Mansu, onde ficam as gigantescas estátuas de bronze de Kim e de seu filho e sucessor Kim Jong Il, para depositar flores ao pé do monumento.

Mas desta vez compareceram grupos menores que em anos anteriores, quando centenas de trabalhadores e soldados se juntavam à cfesta

Uma faixa alega: «O grande presidente Kim Il Sung vai estar conosco para sempre».

Na terça-feira a Coreia do Norte arremessou vários projéteis, possivelmente mísseis de cruzeiro, informou o exército de Sullana, na véspera de votações legislativas em Seul.

O JCS não deu nenhuma indicação de quantos mísseis se os arremessaram, mas declarou que uma análise detalhada dos lançamentos está sendo realizada juntamente com a inteligência dos Estados Unidos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Korea

Cities: Seoul, Pyongyang

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Coreia do Norte festeja de forma contida o aniversário de nascimento de seu fundador
>>>>>Coreia do Norte testa vários mísseis antinavio de curto alcance – April 14, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o avô de o atual dirigente kim_jong_un 0 0 NONE 7 (tacit) ele (referent: O avô de o atual dirigente Kim_Jong_Un): 1, (tacit) ele/ela (referent: O avô de o atual dirigente Kim_Jong_Un): 6
2 Coreia do Norte 0 0 ORGANIZATION 4 a Coreia_do_Norte: 2, A Coreia_do_Norte: 2
3 Pyongyang 0 0 PLACE 3 Pyongyang: 3
4 medidas 0 50 NONE 2 medidas severas: 1, medidas rígidas: 1
5 país 0 40 NONE 2 o país: 2
6 Kim Il Sung 50 0 PERSON 2 O grande presidente Kim_Il_Sung: 1, (tacit) ele/ela (referent: O grande presidente Kim_Il_Sung): 1
7 JCS 0 0 ORGANIZATION 2 O JCS: 1, (tacit) ele/ela (referent: O JCS): 1
8 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
9 parte de os exercícios de inverno 0 0 NONE 2 parte de os exercícios de inverno: 2
10 sua política hostil 30 70 NONE 1 sua política hostil: 1