Por: SentiLecto

O presidente dos EUA, Donald Trump alegou nesta segunda-feira que «vem tomando uma pílula de hidroxicloroquina» diariamente, há uma semana e meia, mesmo sem sintomas da Covid-19 e contrariando as recomendações das autoridades sanitárias do país. A declaração foi feita a um grupo de repórteres na Casa Branca.

— Perguntei a um médico da Casa Branca o que ele pensava. Se eu desejava tomar, me perguntou , eu declarou que sim. Muitos profissionais de saúde da linha de frente estão tomando hidroxicloroquina. Eu não utilizei porque, bem, as pessoas declararia que eu sou proprietário da companhia [fabricante] — alegou, declarando não ter exibido conseqüência colaterais do remédio. — Veja os médicos e enfermeiras. Muitos estão utilizando isso. De maneira preventiva.

Ainda que se o expôs, trump disse não a o novo coronavírus, e que é testado a cada dois dias, «sempre com resultados negativos» para a infecção. Ele não revelou o nome do médico da Casa Branca que ofereceu o remédio ou de onde recebeu informações sobre o utilização da hidroxicloroquina por profissionais da saúde.

«Vi recentemente dados iniciais de um ensaio clínico com uma vacina contra o coronavírus. Esses dados me deixaram ainda mais confiante de que poderemos gerenciar algumas centenas de milhões de doses de vacina até o fim de 2020», declarou ele.

Na segunda-feira 04 de maio Donald Trump estava planejando ordens executivas para resolver a falta de produção de equipamentos médicos e componentes de energia nos Estados Unidos, informou a Casa Branca nesta segunda-Donald Trump estava planejando ordens executivas para resolver a falta de produção de equipamentos médicos e componentes de energia nos Estados Unidos, informou a Casa Branca nesta segunda-feira. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

No começo da pandemia, Donald Trump alegava que a hidroxicloroquina era o remédio mais promissor para enfrentar a enfermidade, e passou a defender o sua utilização, mesmo amparado em poucos e questionados estudos científicos sobre sua efetividades. Ao longo do tempo, novos estudos mostraram que a droga, utilizada para o tratamento de enfermidades como a malária e o lúpus, não trazia vantagens no tratamento da Covid-19.

Faz 2 meses, a Food and Drug Administration emitiu recomendação para que as pessoas não utilizassem a hidroxicloroquina e a cloroquina a por conta própria e fora de o ambiente hospitalar, como reconheceu ter feito Donald Trump, em março. Drug Administration é agência reguladora de remédios nos EUA. Segundo a FDA, há relatos de enfermidades cardíacas relacionadas aa utilização das substâncias.

A série de estudos mostrando não haver efetividade comprovada parecia ter demovido o presidente da ideia de promover a hidroxicloroquina e a cloroquina como drogas potencialmente salvadoras. Faz 1 mês, seus nomes, frequentes em março e abril, praticamente desapareceram de os discursos e vislumbradas, mesmo por parte de seus apoiadores em os EUA, tanto que as citações a os. Ao mesmo o presidente Jair Bolsonaro seguiu defendendo a utilização das substâncias, mesmo contra as recomendações de técnicos e de dois agora ex-ministros da saúde, Luiz Henrique Mandeo presidente Jair Bolsonaro seguiu defendendo a utilização das substâncias, mesmo contra as recomendações de técnicos e de dois agora ex-ministros da saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. O presidente Jair Bolsonaro é tempo. O presidente Jair Bolsonaro é tempo.

O ex-executivo da GlaxoSmithKline Moncef Slaoui, a quem Trump recorreu para auxiliar a liderar o esforço pela vacina, demonstrou otimismo de que vai haver melhoria antes do fim do ano.O presidente, que colocava o fortalecimento da economia como ponto central em sua proposta de reeleição em novembro, incentivou os Estados a reabrir negócios considerados não imprescindíveis em meio à pandemia.O rancor de Trump estendeu-se a Xi, com quem o presidente dos EUA tem declarado repetidamente ter um bom relacionamento.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Trump declara que está tomando hidroxicloroquina há uma semana e meia
>>>>>Trump diz que governo dos EUA trabalha com outros países por vacina – May 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Trump considera inaceitável declaração de Fauci sobre riscos de reabertura da economia – May 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Três autoridades dos EUA entram em quarentena após exposição ao coronavírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Aprovação de Trump despenca com escalada de mortos por coronavírus e Biden lidera por 8 pontos – May 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em teleconferência vazada, Obama descreve liderança de Trump sobre coronavírus como caótica – May 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Culpem a China e reativem a economia; Trump adota nova mensagem de campanha em meio à pandemia – May 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO–Aliados de Biden são instruídos a rotular pacote de estímulo de Trump de ‘favoritismo’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO-Relatório interno alerta que China enfrenta repercussão similar à Praça da Paz Celestial por coronavírus – May 05, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vice dos EUA não está em quarentena, apesar de assessora estar com coronavírus, diz porta-voz – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA já tiveram mais de 82 mil mortes por coronavírus, diz universidade – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>EUA ficam perto de 86 mil mortes por Covid-19, segundo Johns Hopkins – May 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>EUA têm 1.364.061 casos e 82.246 mortes por coronavírus, diz CDC – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump diz não querer conversar com Xi no momento, poderia até cortar laços com a China – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 10 (tacit) eu: 4, Me: 1, eu: 3, Eu: 1, me: 1
2 Donald Trump 0 35 PERSON 9 Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1, (tacit) ele (referent: Trump): 1, (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 3, Donald_Trump: 2, Trump: 2
3 estudos 0 35 NONE 2 novos estudos: 1, questionados estudos científicos: 1
4 otimismo 140 0 NONE 2 otimismo: 2
5 dados 100 0 NONE 2 Esses dados: 2
6 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: o presidente Jair_Bolsonaro): 1, o presidente Jair_Bolsonaro (apposition: tempo, um aliado de Trump): 1
7 o ex-executivo de a glaxosmithkline_moncef_slaoui 0 0 NONE 2 O ex-executivo de a GlaxoSmithKline_Moncef_Slaoui: 2
8 Xi 0 0 ORGANIZATION 2 a Xi: 2
9 a Casa_Branca 0 0 PLACE 2 a Casa_Branca: 2
10 coronavírus 0 0 NONE 2 o coronavírus: 1, o novo coronavírus: 1