Por: SentiLecto

Os países da União Europeia não chegaram a acordo na sexta-feira para estabelecer uma «lista segura» final de países cujos habitantes podem viajar para o bloco a partir de julho, sendo que Estados Unidos, Brasil e Rússia devem ficar de fora.

Embaixadores dos 27 membros da UE se reuniram na sexta-feira para definir critérios para concessão de acesso sem quarentena a partir da próxima quarta-feira.

Pompeo declarou que a UE precisa comportar-se contra a China, a quem ele acusou de roubar propriedade intelectual na Europa e abusar do sistema comercial baseado em normas, para proteger suas economias, não favorecendo os Estados Unidos.Borrell exibiu a ideia de um diálogo entre EUA e UE no começo deste mês, ao fim de uma videoconferência entre Pompeo e os ministros das Relações Exteriores da UE. Pompeo declarou que seria comandado por funcionários de alto escalão, embora os detalhes sejam escassos e seria aberto.

Se exibiu um texto com 10 a 20 países a eles, mas, segundo diplomatas, muitos declararam que precisavam consultar primeiro seus governos. A lista não inclui Estados Unidos, Brasil ou Rússia, alegou um diplomata.

Os debates continuaram durante a noite, e a expectativa era de que os países da UE dessem respostas informais até a noite de sábado, segundo pessoas familiarizadas com o tema.

Os passageiros dos EUA podem viajar se satisfazerem determinadas condições, como verificações de temperatura, declararam duas autoridades dos EUA.

A Comissão Europeia havia aconselhado que o bloco primeiro interrompesse os controles nas fronteiras internas e depois abrisse aos estrangeiros de forma gradual. No entanto, o primeiro passo não foi conforme o planejado.

A Grécia está exigindo testes de Covid-19 para chegadas de vários países da UE, incluindo França, Itália, Holanda e Espanha, com isolamento até que conheçam-se os resultados.

A República Tcheca declarou que não vai permitir a entrada de turistas de Portugal, Suécia e parte da Polônia.

Há um extenso consenso de que o bloco deve se abrir somente àqueles com situação epidemiológica semelhante ou melhor, mas há questões sobre como avaliar o tratamento da epidemia por um país e a confiabilidade dos dados.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil, United States, Portugal, Italy, Russian Federation, Poland, Netherlands, Greece

Cities: Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>UE adia resolução sobre fronteiras; Brasil e EUA não têm que ter licença de entrada
>>>>>EUA e União Europeia devem reagir à China juntos, diz Pompeo – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Pompeo 64 0 PERSON 4 ele (referent: Pompeo): 1, Pompeo: 3
2 eu 8 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
3 Comissão Europeia 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: A Comissão_Europeia): 2, A Comissão_Europeia: 1
4 UE 0 0 ORGANIZATION 3 UE: 1, a UE: 2
5 bloco 0 0 NONE 3 o bloco: 3
6 a expectativa era segundo pessoas familiarizadas com o assunto 100 0 NONE 2 a expectativa era segundo pessoas familiarizadas com o assunto: 2
7 consenso 0 0 NONE 2 um amplo consenso: 2
8 países 0 0 NONE 2 20 países: 1, países: 1
9 o tratamento de a epidemia 0 70 NONE 1 o tratamento de a epidemia: 1
10 roubar propriedade intelectual em a europa 70 60 NONE 1 roubar propriedade intelectual em a Europa: 1