Por: SentiLecto

Uma aeronave da Pakistan International Airlines que transportava mais de 100 pessoas e ia de Lahore para o Aeroporto Internacional de Jinnah, um dos mais agitados do Paquistão, caiu em um bairro residencial em Karachi, a cerca de quatro quilômetros do aeroporto. Karachi é a cidade mais populosa do Paquistão no Sul do país. A cidade mais populosa do Paquistão é capital da província de Sinde.

— A aeronave caiu em Karachi. Estamos tentando confirmar o número de passageiros, mas inicialmente são 99 passageiros e oito tripulantes — declarou Abdul Sattar Khokhar que declarou para al medio estadounidense CNN que o piloto teria advertido que estava efrentando problemas técnicos. Abdul Sattar Khokhar é porta-voz da companhia aérea.

O porta-voz da PIA, Abdullah H. Khan, em um comunicado em vídeo alegou: «A última coisa que escutámo do piloto foi que ele estava com algum problema técnico». «É um incidente bastante trágico.»

Fotografias e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram fumaça subindo do local do acidente e edifícios em chamas. Os serviços de emergência já chegaram ao local e o Exército auxilia no resgate.

Segundo ele, o voo PK8303 decolou de Lahore e deveria pousar às 14h30 em Karachi, mas sumiu do radar. A queda teria acontecido minutos antes de pousar.

O acidente acontece menos de uma semana após o país permitir a retomada dos voos comerciais, no último sábado, em meio à pandemia do novo coronavírus. Os serviços aéreos no país ficaram suspensos por dois meses.

Paquistaneses de todo o país estão se preparando para comemorar o fim do Ramadã, com muitos viajando de volta para suas casas nas cidades e vilas.

A empresa havia anunciado que voaria com cerca de 50% da capacidade de cada avião para permitir medidas de distanciamento social por conta da pandemia. Assim, o número de passageiros e possíveis vítimas ainda deverá ser confirmado oficialmente pela empresa.

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, declarou que ficou «chocado e triste» com o acidente e prometeu inquérito imediato.

O Paquistão tem um histórico de acidentes aéreos. Faz 10 anos, um aviãozinho operado por a empresa aérea privada Airblue caiu perto de Islamabad, matando todas as 152 pessoas a bordo, em 2010.

Enquanto voava do Norte do Paquistão para Islamabad, e Faz 4 anos, uma aeronave de a Pakistan International Airlines pegou fogo, matando 47 pessoas, em 2016.

Um funcionário sênior da aviação civil declarou à Reuters que parecia que oaaaeronavenão conseguia liberar as rodas devido a uumfequívocottécnicoantes do pouso, mas era cedo para determinar a causa.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Pakistan

Cities: Lahore, Islamabad

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Aeronave com mais de 100 pessoas cai em área residencial em Karachi, no Paquistão
>>>>>Avião com cerca de 100 pessoas a bordo cai no Paquistão – May 22, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 piloto 0 160 NONE 3 o piloto: 3
2 Karachi 0 0 PERSON 3 Karachi: 3
3 acidente 0 0 NONE 3 O acidente: 1, o acidente: 2
4 avião 0 0 NONE 3 O avião: 1, o avião: 1, uma aeronave operada: 1
5 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
6 Abdul Sattar Khokhar 0 80 PERSON 2 ele (referent: Abdul_Sattar_Khokhar): 1, Abdul_Sattar_Khokhar (apposition: porta-voz de a empresa aérea): 1
7 O Paquistão 0 80 PLACE 2 O Paquistão: 1, o Paquistão: 1
8 companhia 0 80 NONE 2 a companhia aérea: 1, a companhia: 1
9 Exército 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: o Exército): 1, o Exército: 1
10 Reuters 0 0 ORGANIZATION 2 a Reuters: 2