Por: SentiLecto

– Ao reassumir o comando do Legislativo após fase de isolamento e recuperação por ter contraído o coronavírus, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre , alegou que o Parlamento não parará e vai fazer todo o esforço para dar as condições ao governo para enfrentar a crise da Covid-19. Em seu perfil no Twitter, o senador argumentou que o momento exige «união, esforço e solidariedade» e alegou que o Congresso está aberto ao diálogo. «O Parlamento não parará. Garantimos os recursos financeiros para o pagamento emergencial de 600 reais para os trabalhadores, assim como vamo garantir autorização legislativa para que o governo faça o que tem de ser feito», publicou o parlamentar na rede social. «Posso declarar por experiência própria que o risco encarnado pelo coronavirus é sério e é real. As ações do Estado de Brasil têm que estar focadas em encontrar soluções imediatas», tuitou. Pouco antes, a assessoria da presidência do Senado havia divulgado um pronunciamento em vídeo em que Alcolumbre, que advertiu ainda para a necessidade de cumprimento das recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, aproveita para cumprimentar os profissionais de saúde e defender a atuação do Congresso na guerrazinha à crise do coronavírus. «O Congresso Brasileiro tem se dedicado e trabalhado bastante para aprovar matérias importantes para dar tranquilidade jurídica para o governo, inclusive, e para a sociedade, para garantir os empregos, mas para garantir a vida das pessoas», alegou o chefe do Legislativo no vídeo. O senador também evidenciou, no pronunciamento, que o Parlamento está sempre aberto ao diálogo para uma solução conjunta para a crise do coronavírus. Ambos posicionam-se favoráveis ao isolamento social como medida de contenção da enfermidade, mas a limitação à circulação das pessoas decretada por prefeitos e governadores tem sido criticada pelo presidente Jair Bolsonaro, principalmente em postagens nas redes sociais. «Outra coisa importante é recordarmo que as resoluções de governadores e prefeitos de ficarmos em isolamento social, ela é fundamental para contermos a progressão e não colapsarmos o sistema de saúde brasileiro neste momento», defende Alcolumbre, no pronunciamento concluído com um «fique em casa». Segundo nota da assessoria de jornalismo da presidência do Senado Alcolumbre realizou dois novos testes, com resultados negativos para Covid-19. O presidente no pronunciamento declarou: «Eu passei os 14 dias em isolamento domiciliar em virtude de ter contraído o coronavírus e acabei de receber a prova e a contraprova do exame dando negativo para o coronavírus».

Orban, que ampliou seu poder gradualmente durante sua década na posição, já se chocou diversas vezes com a União Europeia e com organizações de direitos humanos por causa de sua suposta corrosão dos pesos e contrapesos democráticos e do Estado de Direito.Ela também impõe penas de prisão de até cinco anos àqueles que atrapalharem medidas que visam conter a disseminação do vírus e àqueles que esdisseminaremnformações falsas relacionadas à crise.- O governador de São Paulo, João Doria , pediu nesta segunda-feira que a população não siga as orientações do presidente Jair Bolsonaro na guerrazinha ao coronavírus e alegou que o chefe do Executivo federal não lidera o país na guerrazinha à pandemia. «Neste caso, por favor, não sigam as orientações do presidente brasileiras. Ele não orienta corretamente a população e, lamentavelmente, não lidera o Brasil na guerrazinha ao coronavírus e na conservação da vida», declarou Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Doria e Bolsonaro divergem sobre as estratégias para lidar com o novo coronavírus. Enquanto o governador tem adotado medidas de limitação à circulação, como quarentena e fencerramentodo comércio, e insistido que as pessoas fiquem em casa –em consonância com as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde –, Bolsonaro já se referiu à denfermidadecomo uma «gripezinha», defende a volta das pessoas ao trabalho para evitar dprejuízosà economia e acusa governadores e prefeitos que adotam medidas de isolamento de «exterminadores de empregos». Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no domingo, o novo coronavírus já matou 136 pessoas no Brasil, e foram registrados 4.256 casos da enfermidade. São Paulo é de longe o Estado com maior número de casos e óbitos devido à denfermidade De acordo com a OMS, existem quase 700 mil casos de Covid-19 em 202 países e a enfermidade já matou mais de 33 mil pessoas em todo o planeta. – O presidente Jair Bolsonaro declarou ao sair do Palácio da Alvorada que vai sancionar ainda nesta terça-feira a assistência emergencial de 600 reais a trabalhadores informais em meio à pandemia de coronavírus. O Senado aprovou em a noite de segunda o texto e tem que chegar em esta terça para sanção presidencial. Segundo Bolsonaro, o decreto que regulamenta a medida já está pronto e também poderá ser editado nesta terça. Alegou: “Quem vai fazer o pagamento vai ser a Caixa”. O governo havia sugerido inicialmente um voucher de 200 reais pelo fase de três meses, para auxiliar os trabalhadores informais que não poderão trabalhar durante a epidemia de coronavírus. Uma proposta da oposição aumentava para 500 esse valor e, sob pressão no Congresso, o governo acabou consentindo com um valor ainda maior, de 600 reais. Para as famílias com filhos, a vantagem adicionará 1.200 reais.

Na quinta-feira 12 de março – O governo federal estuda editar uma medida provisória para buscar a liberação de 5 bilhões de reais para reforçar a estrutura do Ministério da Saúde para lutar o coronavírus, após a Organização Mundial da Saúde disser uma pandemia, alegou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre . O presidente do Senado fez a declaração depois de reunião no Congresso com a presença dos ministros Paulo Guedes, da Economia, e Luiz Henrique Mandetta, da Saúde, além do presidente da Câmara, Rodrigo Maia , e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de acordo com a Agência Senado. Mandetta já mandou ao Congresso uma requisição dos recursos, e consultores legislativos do Senado se mostraram em defesa da edição de uma MP pelo Executivo, porque o dinheiro seria liberado imediatamente e não ficaria restringido pelo telhado de gastos, adicionou a agência. «O Parlamento sabia o tamanho da sua responsabilidade neste momento. Esses recursos serão votados e autorizados, se for realmente através de uma MP», alegou Alcolumbre. Npode acontecer uma reunião entre Alcolumbre, Maia e o presidente Jair Bolsonaro para definir a melhor forma para a liberação dos recursos para lutar o coronavírus. Os debates sobre a guerrazinha ao coronavírus aconteciam após a equipe econômica do governo cortar sua projeção de crescimento econômico neste ano em 0,3 ponto percentual, a 2,1%, reconhecendo os efeitos do coronavírus sobre a atividade. O ministro Guedes no encontro no Congresso, segundo a Agência Câmara de Notícias declarou: [nL1N2B40PA] “Companhias estavam endividadas, a recessão estava se precipitando e o coronavírus só agilizou este processo”. Horas antes, parlamentares derrubaram veto presidencial a projeto que aumentava o acesso ao Benefício de Prestação Continuada , com efeito estimado em 20 bilhões de reais no primeiro ano. [nL1N2B42NI] De acordo com dados do Ministério da Saúde, 52 casos de coronavírus foram confirmados no Brasil até a tarde de quarta-feira. O clínica Albert Einstein registrou outros 16 testes positivos em São Paulo, e também há um novo caso informado pela Secretaria da Saúde da Bahia.

Fonte: Ext
raoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Alcolumbre recomeça atividades após por coronavírus e declara que Congresso não irá parar
>>>>>Premiê húngaro obtém poderes emergenciais irrestritos para combater o coronavírus – March 30, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Não sigam orientações do presidente da República, diz Doria sobre coronavírus – March 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Para Bolsonaro, número de mortes por coronavírus em SP ‘está fraudado’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Pesquisa brasileira sobre hidroxicloroquina contra coronavírus pode ter resultado em 2 semanas, diz médico – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Prefeitos questionam Ministério da Saúde sobre posição de Bolsonaro a respeito do coronavírus – March 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Vale entregará ao governo 5 milhões de kits de testes para coronavírus comprados na China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Espanha registra 462 novas mortes por coronavírus durante a noite, diz ministério – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Comércio deve reabrir, diz Bolsonaro no Twitter após pronunciamento – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Bolsonaro diz que sancionará benefício para informais nesta 3ª – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 80 140 NONE 10 (tacit) eu: 9, Eu: 1
2 coronavírus 0 50 NONE 6 o coronavírus: 5, o novo coronavírus: 1
3 Davi Alcolumbre 0 0 PERSON 6 Davi_Alcolumbre: 1, Alcolumbre: 5
4 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: O presidente Jair_Bolsonaro): 1, Bolsonaro: 2, o presidente Jair_Bolsonaro: 1, O presidente Jair_Bolsonaro: 1, (tacit) ele/ela (referent: Bolsonaro): 1
5 nós 0 0 NONE 6 (tacit) nós: 6
6 Orban 400 190 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Orban): 2, Ela (referent: Orban): 1, Orban: 2
7 Congresso 80 0 ORGANIZATION 5 o Congresso: 5
8 Parlamento 80 0 ORGANIZATION 4 o Parlamento: 2, O Parlamento: 2
9 combate 0 0 NONE 4 o combate: 4
10 governo 0 0 NONE 4 o governo: 2, O governo: 1, O governo federal: 1