Por: SentiLecto

A Índia começou formalmente nesta segunda-feira o primeiro período de seu plano de desconfinamento, após mais de dois meses sob estrita limitação para conter a disseminação da Covid-19, apesar do ampliação constante no número de casos.

Se arremessou o estágio e que entra em forcita hoje o estágio e em grande parte de o país, permite pela primeira vez a reabertura de templos, shopping centers e restaurantes.

Esta manhã, com trânsito substancialmente alto em comparação com os últimos dois meses, Nova Délhi também impulsionou a reabertura de suas atividades em lojas e escritórios.

Embora os fiéis não possam tocar nas imagens dos deuses ou dos livros sagrados, neste país conservador e religioso, muitos ansiavam pela reabertura de templos e centros de oração , nem compartilhar alimentos dentro dos arredores.

«Todos têm que seguir o protocolo e orientações sanitárias. Máscaras e distanciamento social são imprescindíveis», recordou Ashok Gehlot após o começo da «período de flexibilização». Ashok Gehlot é o chefe de governo do estado do Rajastão.

Os shopping centers e restaurantes hoje abertos ao público não podem exceder mais de 50% de sua habilidade, além de outras medidas sanitárias.

– A farmacêutica britânica AstraZeneca espera entregar dois bilhões de doses de sua potencial vacina contra coronavírus este ano e em 2021, o dobro de previsões anteriores, graças a acordos com o Serum Institute of India e duas organizações mundiais de saúde apoiadas por Bill Gates. A companhia, que já consentiu fornecer 400 milhões de doses aos governos dos Estados Unidos e do Reino Unido, declarou nesta quinta-feira ter acordado termos com a companhia indiana, maior fabricante global de vacinas em volume, para fornecer 1 bilhão de doses para países de baixa e média renda. A parceria da AstraZeneca com a Universidade de Oxford chamou a atenção internacional como uma das principais candidatas a vacina contra o coronavírus, obtendo mais de 1 bilhão de dólares em financiamento do governo dos EUA no mês passado, à medida que aaumentaos testes da vacina e a chabilidadede fabricação. A companhia também assinou um acordo no valor de 750 milhões de dólares com as coalizão de vacinação Coalition for Epidemic Preparedness e a Gavi, ambas instituídas por Gates, o fundador da Microsoft, e sua esposa, Melinda, para produzir 300 milhões de doses da vacina. Donald Trump mencionou nesta sexta-feira o Brasil como exemplo de país com obstáculos para lidar com a pandemia do novo coronavírus. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Trump alfinetou o Brasil, afirmando que o país “vive se referindo” à Suécia, que não impôs quarentenas e decidiu se basear principalmente em medidas voluntárias de distanciamento social e higiene pessoal, mconservandoaberta a maioria das escolas, restaurantes e ecompanhias No Brasil, o governo federal não adotou medidas de isolamento social, mas governos estaduais e municipais implantaram quarentenas em diversos níveis.

No domingo 31 de maio – O Brasil registrou um novo recorde no número de casos de coronavírus informados em 24 horas, com 33.274 novas infecções, enquanto a ampliação de 956 mortes fez o país totalizar 28.834, informou o Ministério da Saúde, passando a ser o quarto no mundo em óbitos pela Covid-19. Até o momento, o número mais alto de novos casos reportados em um dia havia sido atingido na sexta-feira, com 27.878. Agora, com o novo recorde, o Brasil alcançou a marca de 498.440 pessoas contagiadas pelo coronavírus. O Brasil era a segunda nação do mundo com maior número de casos de coronavírus, atrás somente brasileirobrasileiro que registrava 1,7 milhão de infecções até sexta-feira. Com as 956 mortes registradas neste sábado, o Brasil ultrapassou a França em total de óbitos, ficando agora atrás somente de EUA, Reino Unido e Itália. A divulgação diária dos números da Covid-19 no Brasil pelo Ministério da Saúde não mencionava que as infecções e óbitos tenham necessariamente acontecido nas últimas 24 horas, mas se introduziram os registros sim que em o sistema em o fase. De acordo com números separados pelo ministério por Estados, São Paulo permanecia como o mais afetado pela Covid-19. O Estado alcançou 107.142 mil infecções pelo vírus e 7.532 mortes. Faz 5 meses, em a sequência de a contagem estadual estava o Rio que tinha 52.420 casos e 5.277 mortes,. O Ceará voltou a ser o terceiro Estado com maior números de contagiados, agora com 46.506 casos, totalizando 2.956 óbitos. Em quarto na lista, o Amazonas, onde houve colapso no sistema de saúde, aparecia com 40.560 infecções e 2.047 óbitos. Ainda de acordo com a pasta, há 200.892 pacientes recuperados do coronavírus no Brasil, além de 268.714 em acompanhamento. A taxa de letalidade da enfermidade no país era de 5,8%.

A tentativa indiana de revitalizar sua economia acontece apesar do país continuar com uma ampliação desenfreada de novos casos e mortes, com uma tendência dos contagiados ainda ampliando.

Com essa ampliação, a Índia é, desde ontem, o quinto país mais afetado pela pandemia em termos de número de casos, com uma margem estreita com o Reino Unido, o quarto mais afetado.

– Os casos de Covid-19 no mundo superaram a marca dos 7 milhões neste sábado, com salto no número de ocorrências no Brasil e na Índia, segundo contagem da Reuters. Cerca de 30% destes casos, ou 2 milhões de infecções, estão nos Estados Unidos. A América Latina tem o segundo maior número, com 15% dos casos. No mundo, as mortes provocadas pelo novo coronavírus se aproximam de 400 mil. Os EUA contam cerca de 25% das mortes, mas na América do Sul o registro tem depressa aumentado, puxado pelo Brasil. O número de mortes vinculadas à Covid-19 em cinco meses no mundo é agora igual ao número de pessoas mortas anualmente por malária, uma das denfermidadesinfecciosas que mais matam. Faz 5 meses, se registrou a primeira morte por Covid-10, em Wuhan, em a China. Faz 2 meses, o número de mortos já superava 100 mil, segundo levantamento de a Reuters com base em dados oficiais de governos a o redor de o mundo, em abril. A enfermidade precisou de 23 dias para sair de 300 mil para 400 mil mortes. Os EUA são o país com maior número de mortos de Covid-19, quase 110 mil. Mas o Brasil está depressa alcançando e poderá superar o Reino Unido ao registrar o segundo maior número de mortes pelo novo coronavírus no mundo. Na sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que o Brasil registrou mais 1.005 mortes em decorrência do novo coronavírus, aumentando a contagem total para 35.026. O número de casos aumentou em 30.830 novas infecções, o que fez com o total no país atingir 645.771, segundo o ministério. O número de mortos no mundo é possivelmente maior que o uma vez que muitos países não fazem testes de todas as vítimas e alguns deles, oficialmente informado pelos governos não contam mortos fora de clínicas. Veja gráfico interativo sobre a disseminação do novo coronavírus em https://tmsnrt.rs/3aIRuz7

Se lidera essa lista por os Estados Unidos e seguida por o Brasil e Rússia.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States, United Kingdom, Russian Federation, India, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Apesar do ampliação de casos de Covid-19, Índia começa desconfinamento
>>>>>Casos de Covid-19 no mundo atingem mais de 7 milhões com salto no Brasil e Índia – June 06, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Brasil registra 623 novas mortes por Covid-19 e se aproxima dos 30 mil óbitos – June 01, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Colômbia atinge pior marca diária de contágio por coronavírus no país – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Mortes por casos confirmados de Covid-19 ultrapassam 40 mil no Reino Unido – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Número de mortos britânicos por Covid-19 se aproxima de 50 mil, mostra contagem da Reuters – June 02, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Inglaterra e Escócia iniciam programa de rastreamento de casos de Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>AstraZeneca mira 2 bilhões de doses de vacina contra Covid-19 – June 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Médicos britânicos testam ibuprofeno em pacientes da Covid-19 com problemas respiratórios – June 03, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Aliado de Bolsonaro, Trump cita dificuldades do Brasil no combate ao coronavírus – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o Brasil 0 70 PLACE 13 O Brasil era a segunda nação de o mundo com maior número de casos de coronavírus atrás apenas de os Estados_Unidos: 2, o Brasil: 10, O Brasil: 1
2 país 0 0 NONE 8 este país conservador e religioso: 1, o quinto país: 1, o país: 5, país: 1
3 mortes 0 350 NONE 5 mortes: 1, as mortes: 1, as mortes causadas: 1, as 956 mortes registradas: 1, 7.532 mortes: 1
4 infecções 0 0 NONE 5 infecções: 1, 40.560 infecções: 1, 30.830 novas infecções: 1, 107.142_mil infecções: 1, 33.274 novas infecções: 1
5 Donald Trump 0 40 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 1, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1, Trump: 1
6 eu 25 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
7 mundo 0 0 NONE 4 o mundo: 4
8 Os EUA 0 70 PLACE 3 Os EUA: 2, EUA: 1
9 a Índia 20 0 PLACE 3 (tacit) ele/ela (referent: A Índia): 1, a Índia: 1, A Índia: 1
10 coronavírus 0 0 NONE 3 o coronavírus: 2, o novo coronavírus: 1