Por: SentiLecto

Embora ainda haja farinha suficiente para evitar uma crise, se arruinou o principal silo de armazenamento de grãos líbico, em o porto de Beirute, em uma explosão registrada em a véspera, o que deixou o país com menos de um mês em reservas de grãos , declarou o ministro de a economia em esta quarta-feira.

Depois que a capital, Beirute, foi abalada por uma forte explosão no principal porto da cidade, hasan Diab disse nesta terça-feira, segundo a Agência Nacional de Notícias Libanesa , um dia de luto nacional para amanhã. Hasan Diab é o primeiro-ministro líbico.

Um dia depois da devastadora explosão, o ministro Raoul Nehme declarou à Reuters que o Líbano precisa de reservas para ao menos três meses para garantir a segurança alimentar e que estava olhando outras áreas para armazenamento.

A explosão foi a mais forte que já atingiu Beirute, uma cidade marcada por um combate civil há três décadas atrás. A economia já estava desabando antes do incidente, com importações de grãos retardando à medida que o país enfrentava dobstáculospara obter moeda forte para as compras.

O ministro declarou: «Não há crise de pão ou farinha». «Nós temos estoques suficientes e embarcações a percurso para cobrir as necessidades do Líbano no longo prazo».

Ele alegou que as reservas de grãos nos silos restantes líbicos são suficientes para «pouco menos de um mês», mas declarou que o silo arruinado estava com somente 15 mil toneladas em grãos, bastante menos que sua habilidade, que um oficial descreveu como de 120 mil toneladas.

A explosão de Beirute arruinou o distrito portuário , o que desativou o principal ponto de entrada para importações que alimentam uma nação com mais de 6 milhões de pessoas.

Ao menos 25 pessoas faleceram e 2,5 mil ficaram feridas devido à grande explosão, de acordo com números anunciados pelo ministro da Saúde do país, Hamad Hasan, à omjornalismoocal. Ainda segundo ele, as clínicas da capital de Libano estão «repletos de pessoas feridas».

Ahmed Tamer declarou que seu porto não tem armazenamento de grãos Ahmed Tamer é diretor do porto tripolitano., mas as cargas podem ser levadas para armazéns a 2 quilômetro de distância.

Hani Bohsali, chefe de um sindicato de importadores declarou: «A menos que haja um consenso internacional, tememos que haja um enorme problema na cadeia de suprimento para nos resgatar».

Agências da ONU estão reunidas nesta quarta-feira para organizar esforços de ajudinha a Beirute, declarou Tamara al-Rifai, porta-voz da agência de Palaos de refugiados UNRWA.

Ela declarou: «As pessoas são altamente pobres, é cada vez mais difícil para qualquer um adquiri comida e o fato de Beirute ser o maior porto do Líbano torna a situação bastante ruim». «Estamos olhando para Trípoli, mas é um porto bastante menor».

As reservas de farinha eram suficientes para cobrir as necessidades do mercado por um mês e meio e havia quatro navios transportando 28.000 toneladas de trigo em direção ao Líbano, declarou Ahmed Hattit ao jornal Al-Akhbar. Ahmed Hattit é chefe do sindicato dos importadores de trigo.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Lebanon

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Após explosão, Líbano tem reservas de grãos para menos de um mês
>>>>>Líbano declara 1 dia de luto após explosão no porto de Beirute – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Grande explosão atinge Beirute em região próxima ao porto e deixa ao menos 10 mortos – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Explosão na área portuária de Beirute sacode a capital do Líbano, dizem fontes – August 04, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Explosão em fábrica de produtos químicos deixa pelo menos 6 mortos na China – August 04, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Forte explosão na zona portuária de Beirute atinge vários bairros – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Forte explosão sacode a região portuária da capital do Líbano – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 explosão 290 95 NONE 7 a grande explosão: 1, A explosão: 2, uma forte explosão: 1, a devastadora explosão: 1, uma explosão registrada: 1, a explosão: 1
2 nós 20 0 NONE 5 (tacit) nós: 3, nos: 1, Nós: 1
3 pessoas 0 120 NONE 4 pessoas: 1, 25 pessoas: 1, As pessoas: 1, pessoas feridas: 1
4 Beirute 0 0 PERSON 3 Beirute: 3
5 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
6 o Líbano 0 0 PLACE 3 o Líbano: 3
7 silo 50 50 NONE 2 O principal silo: 1, o silo destruído: 1
8 da Agências ONU 0 50 PERSON 2 Agências_da_ONU: 1, (tacit) ele/ela (referent: Agências_da_ONU): 1
9 porto 0 20 NONE 2 um porto muito menor: 1, seu porto: 1
10 Ahmed Hattit 0 0 PERSON 2 Ahmed_Tamer (apposition: diretor de o porto de Trípoli, a segunda maior instalação de o Líbano): 1, Ahmed_Hattit (apposition: chefe de o sindicato de os importadores de trigo): 1