Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Caspar David Friedrich – Wanderer above the sea of fog

No dia em que mais de 25 mil pessoas foram dadas como infetadas, em França, ainda assim um decréscimo em relação às mais de 30 mil de quinta-feira, nove áreas metropolitanas do país passam ao sistema de recolher ocompulsório entre as 21h e as 06h da manhã.

As novas medidas nestas cidades vão tentar restringi as grandes aglomerações de pessoas, impedir as atividades de risco e regular outras atividades que permitam conservar a economia local ativa e a vida social.

Na sexta-feira 02 de outubro Espanha estava a apertar o controlo sanitário perante o «risco de transmissão descontrolada» da covid-19. O ministério da Saúde espanhol voltou a pedir restrições da mobilidade, diminuição dos encontros para um máximo de seis pessoas e o fechamento de parques infantis nas áreas de maior contágio.

Foi a última noite, das próximas pelo menos quatro semanas, em que se saiu, ainda que somente até à meia-noite, momento em qque a nova rnormaé imposta. Jean Castex deixou alertas: Jean Castex é o primeiro-ministro de Francia.

Por outro lado, quem pratica desporto de corrida não precisa de utilizar máscara, mas quem faz somente andada passa a ser obrigado a utilizar.

» Estamos cientes de que a segunda vaga já chegou, que o número de pacientes está a ampliar, que o vírus é o mesmo, que não reduziu de intensidade. Notámos – friso – que cada vez mais jovens estão a ser afetados pelo vírus o que mostra, claramente, que a mobilização deve ser geral e que ninguém, absolutamente ninguém, está seguro» .

Alemanha, oficialmente República Federal da Alemanha, é um país localizado na Europa Central.

*Alemanha* A Alemanha, que mas o número de testes realizados ampliou também desde março, bateu um novo recorde diário de casos de COVID-19, com mais de 7.000 novas infeções. As autoridades endureceram as normas em relação aa utilização de máscara e os bares estão a fechar mais cedo nos lugares onde há mais casos de infecções.

No Reino Unido, o primeiro-ministro e o culpado pela região metropolitana manchega não chegaram a acordo.  Boris Johnson declara que Andy Burnham e os enquanto declara, seus colegas estão relutantes em colocar a região num nível de alerta mais elevado que há mais 40% mais de pessoas nos cuidados intensivos do que no pico do primeiro bloqueio e garante que a situação vai piorar:

Alexander Boris de Pfeffel Johnson é um político, escritor e jornalista britânico, atualmente servindo como Primeiro-ministro do Reino Unido e líder do Partido Conservador desde 2019.

O chefe do executivo britânico garante que se não for alcançado um acordo, vai intervir para proteger as clínicas de Manchester.  Passar-se para o nível mais aumentado de alerta, enquanto em Lancashire vai.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United Kingdom, Brazil

Cities: Manchester, Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Arranca o recolher compulsório em nove regiões francesas
>>>>>França e Reino Unido agravam restrições, Itália afrouxa – October 11, 2020 (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Alemanha 0 0 PLACE 4 A Alemanha: 2, Alemanha: 2
2 Alexander Boris de Pfeffel Johnson 0 0 PERSON 4 Boris_Johnson: 1, (tacit) ele/ela (referent: Boris_Johnson): 2, Alexander_Boris_de_Pfeffel_Johnson: 1
3 mobilização 0 80 NONE 2 a mobilização: 2
4 acordo 60 0 NONE 2 acordo: 1, um acordo: 1
5 nós 40 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
6 Jean Castex 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Jean_Castex): 1, Jean_Castex (apposition: o primeiro-ministro francês): 1
7 atividades 0 0 NONE 2 outras atividades: 2
8 esto 0 0 NONE 2 (tacit) esto: 2
9 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
10 friso 0 0 NONE 2 friso: 2