Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Pedro Castillo en La Encerrona

Pedro Castillo entrou nesta quarta-feira no Palácio do Governo pela primeira vez para se reunir com o atual chefe de governo interino, Francisco Sagasti Pedro Castillo é o presidente eleito do Peru., e começar a transição de poder pensando na cerimônia de posse marcada, marcada para daqui a uma semana, quando também será comemorado o bicentenário da independência do país.

Ortega em uma carta que assinou junto com a esposa e vice-presidente, Rosario Murillo escreveu: «Com nosso orgulho de America e caribenho saudamos e felicitamos mais uma vez o companheiro Pedro Castillo, presidente peruano, a vice-presidente Dina Boluarte e todo seu povo».O resultado deve ser anunciado nas próximas horas pelo Júri Nacional de Eleições , principal órgão eleitoral do país.

Na quinta-feira 15 de julho o partido Força Popular, da candidata presidencial de Peru Keiko Fujimori, recorreria contra ao menos 15 atas de eleição das autoridades eleitorais regionais, que deduziram todas as proclamações descentralizadas dos resultados do segundo turno em defesa do candidato da esquerda, Pedro Castillo.

José Pedro Castillo Terrones é um professor de Peru, líder sindical, político.

Depois de ter esperado pacientemente durante um mês e meio por todos os recursos exibidos pela candidata derrotada no segundo turno das votações, Keiko Fujimori, Castillo e sua equipe têm pouco tempo para coordenar a passagem de bastão.

Faz 1 mês, após dizer infundados os últimos recursos jurídicos exibidos por Keiko, o Júri Nacional de Eleições endossou os resultados de o segundo turno de o pleito presidencial, realizado. O Júri Nacional de Eleições é principal órgão eleitoral do país.O candidato de esquerda Pedro Castillo foi proclamado presidente eleito peruano nesta segunda-feira, um mês e meio após vencer, nas votações, a política de direita Keiko Fujimori, que atrasou o processo de designação com mais de mil pedidos de impugnação do resultado afirmando uma suposta «fraude», porém sem oferecer nenhuma prova confiável.

Keiko Sofía Fujimori Higuchi é uma gerente de companhias e política peruana, atualmente presidente do partido Força Popular, posição que exerce desde 2010.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Castillo pisa no Palácio do Governo pela primeira vez sem revelar ministros
>>>>>Pedro Castillo é proclamado presidente eleito do Peru – July 20, 2021 (EfeGeneric)
>>>>>Presidente da Nicarágua exalta triunfo de Castillo no Peru: «Histórico» – (EfeGeneric)
>>>>>Keiko Fujimori anuncia que vai reconhecer resultado de eleições no Peru – July 20, 2021 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Pedro Castillo 80 0 PERSON 4 o companheiro Pedro_Castillo: 1, Pedro_Castillo: 1, Pedro_Castillo (apposition: O presidente eleito de o Peru): 1, José_Pedro_Castillo_Terrones: 1
2 Ortega 0 0 PERSON 3 Ortega: 1, (tacit) ele/ela (referent: Ortega): 2
3 o Júri_Nacional_de_Eleições 50 60 OTHER 2 o Júri_Nacional_de_Eleições (apposition: principal órgão eleitoral de o país): 1, o Júri_Nacional_de_Eleições: 1
4 nós 100 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
5 Keiko Fujimori 0 0 PERSON 2 Keiko: 1, peruana Keiko_Fujimori: 1
6 cargo 0 0 NONE 2 cargo: 2
7 carta 0 0 NONE 2 uma carta: 2
8 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
9 recursos 0 0 NONE 2 os últimos recursos jurídicos apresentados: 1, todos os recursos apresentados: 1
10 fraude 0 40 NONE 1 fraude: 1