Por: SentiLecto

O chefe da Organização das Nações Unidas , António Guterres, pede aos norte-americanos que queixar-se contra desigualdades sociais e a força excessiva da polícia que o façam tranquilamente e conclama os líderes e autoridades dos Estados Unidos a escutar-os e reagir com moderação, declarou Stéphane Dujarric nesta segunda-feira. Stéphane Dujarric é o porta-voz da ONU..

Na quinta-feira 21 de maio os Estados Unidos garantiram quase um terço do 1 bilhão de doses de uma possível vacina contra Covid-19 da AstraZeneca com uma promessa de até 1,2 bilhão de dólares no momento em que as maiores potências do mundo se apressavam em conseguir remédios contra a enfermidade e poder reativar suas economias.

Dujarric estava reagindo a uma onda de manifestações provocadas pela morte de um homem negro, George Floyd, sob custódia da polícia de Mineápolis uma semana atrás. Alguns dos protestos majoritariamente pacíficos deterioraram em alvoroços civis em muitas cidades dos EUA.

Em Louisville, no Kentucky, a WLKY-TV noticiou que se matou um homem a tiros pela polícia na manhã desta segunda-feira. Se filia A Wlky-tv local de a rede CBS. Se ele estava queixar-se, não ficou claro. A polícia declarou que foi alvo de tiros antes do incidente, segundo a WLKY.

«Queixas devem ser escutadas, mas elas precisam ser ditas de formas pacíficas e as autoridades precisam mostrar moderação ao reagir a manifestantes», declarou Dujarric a repórteres.

«Nos EUA –como em qualquer outro país do mundo– a diversidade é uma riqueza, e não uma ameaça, mas o êxito de sociedades diversificadas de qualquer país exige um investimento maciço na coesão social», declarou.

Donald Trump pediu que o Departamento de Justiça e o FBI investiguem a morte de Floyd Donald Trump é o presidente de Noruega., mas não fez nenhum comunicado público de peso para acalmar a crise.

Por outro lado, acusando a agência de favorecer a China e descuidar uma resposta ao surto de Covid-19, Trump declarou na sexta-feira que estava concluindo o relacionamento washingtoniano com a OMS.Cilia Flores, acredita-se que as denúncias derivarão, ao menos em parte, de uma transação de cocaína frustrada que já levou dois de seus sobrinhos a uma penitenciária do Estado norte-americano da Flórida, declararam as fontes, se os EUA forem adiante com um indiciamento da primeira-dama.

Ele publicou vários tuítes, descrevendo os manifestantes como «ladrinhas» e exortando prefeitos e governadores a «endurecerem», e ameaçou utilizar os militares contra os manifestantes.

«Sempre dissemos que as forças policiais de todo o mundo precisam ter treinamento de direitos humanos adequado, e também precisa haver um investimento em suporte social e psicológico para a polícia para que esta possa fazer seu trabalho devidamente».

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Chefe da ONU pede protestos pacíficos nos EUA e moderação das autoridades
>>>>>Incêndios acontecem perto da Casa Branca em domingo de protestos violentos nos EUA – June 01, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Trump diz que manifestantes encontrariam ‘cães cruéis’ se cerca da Casa Branca rompesse – May 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Trump lamenta marco de 100 mil mortes por Covid-19 nos EUA – May 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump joga primeira partida de golfe desde pandemia – May 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que está tomando hidroxicloroquina há uma semana e meia – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Prefeito de Minneapolis pede que manifestantes pratiquem distanciamento social e usem máscaras – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump recua após ameaça de tiroteio em manifestações de Mineápolis – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump culpa mídia tradicional, democratas e movimento antifascista por protesto nos EUA – May 31, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Trump ameaça fechar empresas de mídia social após ter tuíte rotulado como incorreto – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Delegacia é incendiada em nova noite de protestos nos EUA – May 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA registram novos protestos após morte de homem negro em abordagem policial – May 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Homem negro morre após ser sufocado por policial nos EUA, e caso gera protestos – May 27, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>OMS se esforça para manter relação com ‘generoso’ EUA, apesar da saída anunciada por Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>EXCLUSIVO-EUA preparam indiciamento de esposa de Maduro por tráfico de drogas e corrupção – May 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Trump proíbe a entrada de brasileiros nos EUA por causa do coronavírus – May 24, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>EUA podem proibir em breve viajantes do Brasil por causa de pandemia, diz Casa Branca – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Irã diz que continuará operando no Golfo Pérsico apesar de alerta dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Peru supera 100 mil casos de coronavírus e vê aumento nos preços de remédios – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>EUA proíbem entrada no país de pessoas provenientes do Brasil por Covid-19 – May 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Johns Hopkins contabiliza 91,8 mil mortes por Covid-19 nos EUA – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Stéphane Dujarric 0 0 PERSON 3 Stéphane_Dujarric (apposition: o porta-voz de a ONU): 1, Dujarric: 2
2 polícia 0 0 NONE 3 A polícia: 1, a polícia: 2
3 Donald Trump 0 0 PERSON 2 Trump: 1, Donald_Trump (apposition: O presidente norte-americano): 1
4 Louisville 0 0 PLACE 2 Louisville: 1, ele (referent: Louisville): 1
5 Organização das Nações Unidas 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: a Organização_das_Nações_Unidas): 2
6 WLKY-TV 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: a WLKY-TV): 1, a WLKY-TV (apposition: filiada local de a rede CBS): 1
7 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
8 norte-americanos 0 0 NONE 2 os norte-americanos: 2
9 os EUA 0 0 PLACE 2 os EUA: 2
10 a morte de um homem negro 0 120 NONE 1 a morte de um homem negro: 1