Por: SentiLecto

Zhao Lijian confirmou nesta segunda-feira que o país de Asipovicy impôs sanções nas companhias estadunidense Lockheed Martin, Boeing Defense e Raytheon, pela ligação com um pré-acordo de venda de armas para Taiwan, por US$ 1,8 bilhão . Zhao Lijian é o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China.

Zhao Lijian é um político chinês e o atual vice-diretor do Departamento de Informação do Ministério de Relações Exteriores da China.

Apesar de usufruir de relações de facto com muitos outros países, taiwan, 台湾 ), oficialmente República da China, é um Estado insular localizado na Ásia Oriental, que evoluiu de um regime unipartidário com agradecimento global e jurisdição plena sobre toda a China para uma república com agradecimento internacional restringido e com proficiência somente sobre a ilha Formosa e outras ilhas menores.

De acordo com as informações dadas pelo representante da pasta ao jornal de China «Global Times», a medida também atingirá outras pessoas e organizações, embora não tenham, pelo mesmo motivo sido divulgados mais detalhes sobre a resolução.

Portanto, se a Suécia não mudar de ideias os equipamentos da Huawei já instalados, que podem ser utilizados para o 5G, terão que ser trocados até um de janeiro de 2025. Medida que também diz respeito à cde ChinaZTE.

Depois que o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a intenção de vender à Taiwan três lotes de armas, que incluem mísseis Slam-ER e unidades Himars, um sistema lançador de mísseis múltiplos rápidos, na semana passada, o próprio Zhao Lijian adiantou que a China daria uma «resposta llícita.Para que a venda se concretize, deverá ser aprovada tanto no Congresso de America, como pelo Legislativo de Taiwan, de acordo com a agência de notícias pública de Taiwan, «CNA».

Essa é a segunda vez que a China impões sanções à ecompanhiaarmamentista Lockheed Martin. Faz 3 meses, a primeira foi de este ano, após um outro acordo com Taiwan, avaliado em US $ 620 milhões, para reparar e tornar ativos mísseis Pac-3.

Na semana passada, a Agência de Cooperação em Segurança de Defesa dos EUA informou o Congresso do país sobre o plano de venda, para «respaldar os ininterruptos esforços de Taiwan para modernizar as Forças Armadas e conservar a habilidade defensiva e auxiliar a conservar a estabilidade política e o equilíbrio militar na região».

O governo de Portugal não tomou uma posição sobre a matéria, apesar da pressão por parte dos EUA, ainda assim os principais operadores de telecomunicações no país já declararam que vão excluir os chineses do 5G.

Pouco depois, Xi Jinping ordenou que as tropas de o país sejam conservadas «prontas para a guerrazinha». Xi Jinping é o presidente chino.

O jornal «South China Morning Post», china, garantiu que Pequim vem progredindo na militarização da costa sudeste, para «se preparar para uma possível invasão de Taiwan».

Já a China considera que Taiwan é uma província rebelde e insiste que volte a ser o que chama de «pátria habitual».

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Hong Kong, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>China aplica sanções contra companhias ligadas à venda de armas para Taiwan
>>>>>China ameaça Suécia por banir Huawei do 5G – October 21, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Suécia proíbe Huawei e ZTE na rede 5G – October 20, 2020 (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 60 0 NONE 6 (tacit) eu: 6
2 Taiwan 0 50 PERSON 5 Taiwan: 4, Taiwan 台湾: 1
3 Zhao Lijian 0 0 PERSON 5 Zhao_Lijian: 1, o próprio Zhao_Lijian: 1, Zhao_Lijian (apposition: O porta-voz de o Ministério_de_Relações_Exteriores_da_China): 1, (tacit) ele/ela (referent: o próprio Zhao_Lijian): 2
4 a China 0 0 PLACE 4 a China: 3, toda_a China: 1
5 medida 40 0 NONE 3 a medida: 1, Medida: 2
6 South_China_Morning_Post de Hong_Kong 0 0 OTHER 3 (tacit) ele/ela (referent: South_China_Morning_Post de Hong_Kong): 2, South_China_Morning_Post de Hong_Kong: 1
7 outras pessoas e organizações 0 0 NONE 3 (tacit) eles/elas (referent: outras pessoas e organizações): 3
8 Ásia Oriental 120 40 ORGANIZATION 2 a Ásia_Oriental: 2
9 país 0 40 NONE 2 o país: 1, o país asiático: 1
10 reconhecimento 120 0 NONE 2 reconhecimento internacional limitado: 1, reconhecimento mundial: 1