Por: SentiLecto

No 20º aniversário dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, os talibãs voltaram ao poder no Afeganistão, com um governo interino recém anunciado, após a retirada das tropas estadunidensede America e internacionais, que provocaram preocupação ao redor do planeta.

«Há uma reação de um setor do ‘guaidocismo’ que deseja detonar o diálogo. Há uma reação da Colômbia, da oligarquia do tráfico de drogas e de Iván Duque, para detonar o diálogo, e há uma reação de setores do poder dos EUA para detonar o diálogo», disse Nicolás Maduro durante uma reunião com representantes de produtores do país transmitida pela emissora estatal «VTV».Nicolas Maduro acusou nesta quarta-feira «setores do poder dos Estados Unidos» e o presidente da Colômbia, Iván Duque de gerar reações para «detonar o diálogo» entre o governo venezuelano e a oposição. Nicolas Maduro é o presidente da Venezuela. entre o governo de Venezuela e a oposição.

Na sábado 28 de agosto a porta-voz do governo dos Estados Unidos, Jen Psaki, alegou na conversa diária com o jornalismo que nem o país nem seus aliados têm pressa em reconhecer um governo talibã no Afeganistão.

O Afeganistão é um país sem litoral, montanhoso, localizado no centro da Ásia, estando no cruzamento entre o Sul da Ásia, a Ásia Central e a Ásia Ocidental.

Tanto para os integrantes do grupo fundamentalista, como para defensores do deposto presidente Ashraf Ghani, os maiores ataques terroristas da história dos EUA marcam um momento catastrófico para o país de Asipovicy, embora por motivos bastante diferentes.

Ashraf Ghani Ahmadzai é um economista, antropólogo e político afegão.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Duas décadas após atentados, talibãs no poder geram nervosismo internacional
>>>>>Maduro: «setores do poder dos EUA» tentam «detonar diálogo» com oposição – September 09, 2021 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 detonar o diálogo 80 0 NONE 2 detonar o diálogo: 2
2 Iván 0 0 PERSON 2 Iván_Duque: 2
3 imprensa 0 0 NONE 2 a imprensa: 2
4 país 0 0 NONE 2 o país asiático: 1, um país: 1
5 uma reação de um setor de o guaidocismo 0 0 NONE 2 uma reação de um setor de o guaidocismo: 2
6 os maiores ataques terroristas de a história de os eua 0 130 NONE 1 os maiores ataques terroristas de a história de os EUA: 1
7 o grupo fundamentalista 0 100 NONE 1 o grupo fundamentalista: 1
8 o tráfico 0 80 NONE 1 o tráfico: 1
9 drogas 0 70 NONE 1 drogas: 1
10 preocupação 0 60 NONE 1 preocupação: 1