Por: SentiLecto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou no final da noite de segunda-feira cortar de maneira permanente os fundos para a Organização Mundial de Saúde – agora suspenso -, além da possível saída de seu país da agência. Rump,, ue seu governo e Tedros «já começaram a debater como reformar a organização», em carta conduzida ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. lertou: «Se a OMS não se comprometer com aprimoramentos substanciais expressivas nos próximos 30 dias, vou tornar minha suspensão provisória de fundos à OMS permanente e rvou reconsiderarnossa participação na agência»,., mas adicionou que «não há tempo a perder e que é necessário comportar-se depressa».

O presidente de America condenou o que considera ser «uma inquietante falta de independência da OMS em relação à China» e explicou que as reformas que Washington exige implicam uma dissociação em relação a Pequim.

Trump na carta, pelo gerenciamento da pandemia da Covid-19. declarou: «O único percurso a seguir para a OMS é se ela é realmente capaz de provar independência da China».

O político etíope realçou: «Aqueles que se movem bastante rápido, sem um sistema de saúde pública capaz de detectar e reprimir a transmissão, correm o risco de afetar sua própria recuperação».»O risco continua alto, e temos um percurso longo para percorrer», adicionou ele, declarando que exames preliminares em alguns países mostraram que no máximo 20% das populações contraíram a enfermidade, e 10% na maioria dos lugares.O presidente de China, Xi Ji Ping prometeu 2 bilhões de dólares nos próximos dois anos para auxiliar a lidar com a Covid-19, especialmente nos países em desenvolvimento.

Na quarta-feira 22 de abril o chefe da Organização Mundial da Saúde alegou esperar que Donald Trump reconsidere sua resolução de interromper o financiamento na entidade Donald Trump é o governo do presidente dos Estados Unidos. mas que seu foco principal era acabar com a pandemia de coronavírus e resgatar vidas.

Faz 1 mês, Trump ordenou o congelamento de os fundos que enquanto reviam o papel de a agência em o que ele definiu, os EUA, como principal doador, contribuem para a OMS como » má gestão e encobrimento graves de a expansão de o novo coronavírus «, em 14 de abril.

Dessa maneira, Trump redobrou sua atravessada contra a OMS no dia em que os Estados Unidos ultrapassaram a marca de 90 mil mortes por Covid-19 e mais de 1,5 milhão de casos confirmados, tornando-se o país mais afetado de longe pela pandemia. EFE

Por outro lado, «Eu mesmo começarei uma avaliação independente assim que puder para examinar as lições aprendidas e fazer recomendações que vão melhorar a habilidade de resposta às pandemias, em nível nacional e gmundial, prometeu Tedros. EFE

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, China

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Em carta, Trump ameaça cortar fundos para a OMS
>>>>>OMS adverte que maioria das pessoas continua suscetível ao coronavírus – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>OMS alerta que Covid-19 ameaça reduzir expectativa de vida no mundo – May 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Continente americano se torna região com mais casos de Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Mundo precisa retomar vigilância de saúde pública na luta contra a Covid-19, diz OMS – May 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>UE quer análise sobre papel da OMS na crise do coronavírus – May 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Povos indígenas do Brasil pedem fundo de emergência à OMS para combater coronavírus – May 05, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China ironiza reação dos EUA ao coronavírus em animação no estilo Lego – May 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China ironiza reação dos EUA ao novo coronavírus em animação no estilo Lego – May 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>OMS alerta contra fim precipitado de paralisações em decorrência do coronavírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>OMS diz que casos de infecção por novo coronavírus já são mais de 4 milhões – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Diretor da OMS diz que resposta à pandemia será avaliada e promete transparência – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Presidente da China apoia investigação liderada pela OMS após controle da pandemia – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que considera restaurar alguns fundos para OMS – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Pandemia será rapidamente superada se todos países trabalharem juntas, diz Merkel – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>China destinará US$ 2 bilhões para apoiar países afetados pela Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>Chefe da OMS promete rever reação ao coronavírus; China defende seu desempenho – (Extraoglobo-pt)
>>>>>OMS diz que fará revisão da pandemia; China promete US$2 bi – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>EUA dizem que OMS fracassou ao não evitar mortes no mundo por Covid-19 – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 50 NONE 6 (tacit) eu: 5, Eu: 1
2 Donald Trump 0 0 PERSON 6 Trump: 5, Donald_Trump (apposition: o governo de o presidente de os Estados_Unidos): 1
3 OMS 0 0 ORGANIZATION 5 (tacit) ele/ela (referent: a OMS): 1, a OMS permanente: 1, a OMS: 3
4 Tedros Adhanom Ghebreyesus 0 0 PERSON 3 a Tedros: 1, Tedros: 1, Tedros_Adhanom_Ghebreyesus: 1
5 carta 0 0 NONE 3 carta dirigida: 1, a carta: 2
6 risco 0 50 NONE 2 o risco: 1, O risco: 1
7 aqueles 160 0 NONE 2 Aqueles: 2
8 os EUA 40 0 PLACE 2 os EUA: 1, (tacit) eles/elas (referent: os EUA): 1
9 EFE 0 0 ORGANIZATION 2 EFE: 2
10 Pequim 0 0 PERSON 2 Pequim: 2