Por: SentiLecto

Embora um tenha, o rei emérito espanhol foi para a República Dominicana depois de deixar de forma abrupta seu país de origem sob uma nuvem de escândalo, declararam vários jornais de Espanha na terça-feira alegado que ele viajou para Portugal.

A resolução do rei emérito da Espanha, Juan Carlos I, de morar fora do país não vai mudar a situação de sua esposa, a rainha Sofia, que conservará residência no Palácio de la Zarzuela, em Madri, e as atividades institucionais.Juan Carlos I comunicou ao rei Felipe VI a resolução de passar a viver fora da Espanha, diante da repercussão pública de «certos eventos passados» da vida privada, segundo informou nesta segunda-feira a Casa Real, em comunicado. Juan Carlos I é o rei emérito espanhol. O rei Felipe VI é o filho.O governo espanhol elogiou nesta segunda-feira Felipe VI pelo «senso de exemplaridade e clareza» no mesmo dia em que o pai do monarca anunciou que vai se mudar do país, em meio a denúncias de corrupção, desde que ele se tornou chefe de Estado. Felipe VI é o atual rei espanhol. O pai do monarca é o rei emérito Juan Carlos I.

Na segunda-feira 20 de julho manifestantes que queixar-se a os brados durante uma visita em a Catalunha em esta segunda-feira receberam o rei Felipe da Espanha e em Madri era cada vez maior a pressão para que ele reaja às alegações de corrupção que g giravamem torno de seu pai, o ex-rei Juan Carlos.

O palácio real anunciou na segunda-feira que Juan Carlos, que renunciou em 2014 por um escândalo anterior, estava indo embora para que seus temas pessoais não ofuscassem o reinado de seu filho, rei Felipe.

O palácio não declarou para onde foi o homem de 82 anos, provocando intensa especulação sobre o seu paradeiro.

Depois que promotores de Espanha e suíços começaram a analisar alegações de suborno relacionadas a um contrato ferroviário de alta velocidade, havia pressão sobre Juan Carlos e Felipe para tomar medidas para proteger a monarquia.

A viagem surpresa do rei emérito deixou os espanhóis divididos sobre se ele deveria ter ficado para enfrentar a Justiça.

Faz 45 anos, ele assumiu o trono, após a morte de o general Francisco Franco, e seu papel foi amplamente respeitado ele em auxiliar a Espanha a passar de a ditadura em a democracia mas escândalos recentes mancharam sua imagem.

«Acho que ele está escapando como um covarde. Ele teria que admitir o que fez e se colocar na linha de frente», declarou Paz Rodríguez, de Madri.

O advogado de Juan Carlos declarou na segunda-feira que o rei emérito estava «à disposição» dos promotores. Nem o advogado nem a Casa Real comentaram onde ele está. Por meio de seu advogado, Juan Carlos se rejeitou repetidamente a comentar as alegações de corrupção.

Deixou-se a mãe de o atual rei, Felipe VI, de fora de as discordâncias envolvendo o marido porque não tem nenhuma relação com os supostos negócios de os quais Juan Carlos pode ter participado, informaram em esta segunda-feira fontes de a Casa Real de Espanha.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Portugal, Dominican Republic

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Espanhóis questionam para onde foi o rei emérito Juan Carlos após deixar o país
>>>>>Rainha Sofia continuará na Espanha e manterá atividades institucionais – August 03, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>Rei Juan Carlos comunica que passará a viver fora da Espanha – August 03, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>Governo espanhol destaca «exemplo» de Felipe VI após anúncio de Juan Carlos I – August 03, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Juan Carlos I 120 20 PERSON 10 Juan_Carlos_I: 2, Juan_Carlos_I (apposition: O rei emérito de a Espanha): 1, Juan_Carlos: 5, (tacit) ele/ela (referent: Juan_Carlos_I): 1, o ex-rei Juan_Carlos: 1
2 Felipe da Espanha 0 0 PERSON 5 Felipe_VI: 1, o rei Felipe_VI (apposition: o filho): 1, Felipe_VI (apposition: o atual rei de a Espanha): 1, rei Felipe: 1, o rei Felipe_da_Espanha: 1
3 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
4 Madri 0 0 PERSON 3 ele (referent: Madri): 1, Madri: 2
5 a Casa_Real espanhola 0 0 PLACE 3 Nem o advogado nem a Casa_Real: 1, (tacit) ele/ela (referent: Nem o advogado nem a Casa_Real): 1, a Casa_Real: 1
6 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
7 pressão 0 0 NONE 3 pressão: 1, a pressão: 2
8 escândalo 0 140 NONE 2 um escândalo anterior: 2
9 palácio 80 0 NONE 2 O palácio: 1, O palácio real: 1
10 manifestantes 0 0 NONE 2 manifestantes: 2