Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Caspar David Friedrich – Wanderer above the sea of fog

Vários países europeus arremessaram campanhas reforçadas de vacinação contra a gripe sazonal, na esperança de evitar uma sobrecarga nos serviços de saúde já muito requeridos pela pandemia de coronavírus.

As autoridades de Francia definiram como «objetivo» vacinar 75% da população considerada de risco.

A ampliação acentuada no número de casos de Covid-19 levou as autoridades de Alemania a inserirem o recolher compulsório e a limitar a venda de álcool em Berlim e Frankfurt. Os bares passam a concluir às 23 horas, hora local, 22h em Lisboa, entre outras medidas.  Muitas cidades de Alemania já atingiram o nível de alerta de 50 novas infeções por 100.000 residentes.

Numa farmácia de Paris, uma idosa diz que «ser vacinada contra a gripe ajuda a não confundir os sintomas com os da Covid, o que ajuda não só os médicos, como todos os outros», ela incluída, embora acrescente que «é um pouco estúpido sentir-se invencível».

Os profissionais confirmam a adesão da população. Uma farmacêutica explica que «no ano passado, [vacinou] ao todo 92 pessoas, enquanto agora foram dez numa única manhã».

Alemanha, oficialmente República Federal da Alemanha, é um país localizado na Europa Central.

A Alemanha encomendou 6 milhões de doses complementares para tentar vacinar o máximo de pessoas com o objetivo de diminuir o risco de surtos simultâneos de gripe e de Covid-19, protegendo ao mesmo tempo o serviço de saúde.

Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país soberano unitário localizado no sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte.

Se anteciparam as campanhas de vacinação em Portugal e Espanha, contra a gripe também e os » stocks » reforçados para responder a uma maior demanda.

A Rússia tem, atualmente, o quarto maior número de casos confirmados do mundo, quase 1,3 milhão e mais de 22.000 mortes, de acordo com dados oficiais.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Portugal

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Europa reforça campanha de vacinação contra a gripe
>>>>>Aumento de casos de Covid-19 na Europa leva a novas restrições – (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 autoridades 40 0 NONE 2 as autoridades alemãs: 1, As autoridades francesas: 1
2 Alemanha 0 0 PLACE 2 A Alemanha: 1, Alemanha: 1
3 Portugal 0 0 PLACE 2 Portugal: 2
4 gripe 0 0 NONE 2 a gripe: 1, a gripe sazonal: 1
5 país 0 0 NONE 2 um país localizado: 1, um país soberano unitário localizado: 1
6 o recolher obrigatório e a restringir a venda de álcool em berlim e frankfurt 0 110 NONE 1 o recolher obrigatório e a restringir a venda de álcool em Berlim e Frankfurt: 1
7 evitar uma sobrecarga em os serviços de saúde 80 80 NONE 1 evitar uma sobrecarga em os serviços de saúde: 1
8 reduzir o risco de surtos simultâneos de gripe tempo o serviço de saúde 80 65 NONE 1 reduzir o risco de surtos simultâneos de gripe tempo o serviço de saúde: 1
9 a pandemia de coronavírus 0 50 NONE 1 a pandemia de coronavírus: 1
10 risco 0 25 NONE 1 risco: 1