Por: SentiLecto

Pelo menos 78 pessoas faleceram e mais de 4 mil ficaram feridas devido à grande explosão oacontecidanesta terça-feira no porto dbeirãoe cujas causas estão sendo investigadas, informou à Agência Efe uma fonte do Ministério da Saúde do Líbano.

A explosão ocorreu à tarde em um depósito com materiais explosivos após um incêndio de origem desconhecida.

A emissora de TV estatal «CGTN» informou que a explosão ocorreu por volta das 17h30 de ontem, em uma oficina da Bluesky Chemical Company em Xiantao, a 50 quilômetros de Wuhan, a cidade que foi o primeiro epicentro do mundo da pandemia da Covid-19.De acordo com a «Agência Nacional de Notícias», o incidente aconteceu em um armazém de explosivos no porto beirão. Antes, um incêndio atingiu um galpão de silos de trigo.

Testemunhas declararam à Efe que vveículos várias vidraças de pedifíciose casas a mais de cinco quilômetros de distância de o local de o incidente quebraram , além de outros dprejuízosmateriais spadecidoselas e econstruçõesImagens divulgadas em redes sociais mostram o momento da explosão que provocou o surgimento de uma grande nuvem e uma forte onda de choque que afetou vários bairros da cidade a até 10 quilômetros de distância.

Na sua vez, bem antes dos primeiros casos da Covid-19 serem reportados no Líbano, o país já enfrentava a maior crise econômica desde o fim da longa guerra civil , agravada pela instabilidade política em meio a uma onda de protestos que levou milhões de pessoas às ruas no final do ano passado — uma onda que levou à queda do governo mas que também paralisou o país por semanas.— Eu estava na rua e precisei me jogar no chão por causa da explosão. Todas as janelas da rua quebraram, e um cara foi jogada em cima de mim para me proteger dos cacos de vidro — declarou ao GLOBO um jovem de Franciade Francia que estava no bairro Geitawi, próximo a zona portuária da cidade.

Ibrahim Abbas declarou na mídia durante uma visita ao porto beirão que «parece que a explosão aconteceu em um armazém com material extremamente explosivo que havia sido confiscado anos atrás». Ibrahim Abbas é o diretor da Segurança Geral de Libano.O governo de Libano disse um dia de luto nacional pelas vítimas da explosão na quarta-feira e anunciou um inquérito para encontrar e castigar os culpados.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Explosão no porto beirão deixa 78 mortos e mais de 4 mil feridos
>>>>>Grande explosão atinge Beirute em região próxima ao porto e deixa ao menos 10 mortos – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Explosão na área portuária de Beirute sacode a capital do Líbano, dizem fontes – August 04, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Explosão em fábrica de produtos químicos deixa pelo menos 6 mortos na China – August 04, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>Forte explosão na zona portuária de Beirute atinge vários bairros – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Forte explosão sacode a região portuária da capital do Líbano – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 explosão 50 160 NONE 5 a explosão: 3, A explosão: 1, a grande explosão ocorrida: 1
2 o porto de beirute 0 0 NONE 3 o porto de Beirute: 3
3 cidade 0 100 NONE 2 a cidade: 2
4 Ibrahim Abbas 0 0 PERSON 2 Ibrahim_Abbas (apposition: O diretor de a Segurança_Geral libanesa): 1, (tacit) ele/ela (referent: Ibrahim_Abbas): 1
5 eu 0 0 NONE 2 Eu: 1, mim: 1
6 jovem 0 0 NONE 2 um jovem francês: 2
7 material 0 0 NONE 2 material: 2
8 materiais explosivos 0 80 NONE 1 materiais explosivos: 1
9 um armazém de explosivos 0 80 NONE 1 um armazém de explosivos: 1
10 outros danos materiais sofridos 0 75 NONE 1 outros danos materiais sofridos: 1