Por: SentiLecto

Dezenas de fiéis começaram a chegar na madrugada deste domingo ao município de Batatais, em São Paulo, para acompanhar o velório do bispo talento Pedro Casaldáliga, conhecido como o «Bispo do povo» por sua luta em favor dos indígenas e dos menos favorecidos, na primeira despedida que será feita em seu país adotivo.

O governo espanhol demonstrou afliçãozinha pela morte, aos 92 anos, do bispo talento Pedro Casaldáliga, neste sábado, em Batatais , onde estava internado com uma grave pneumonia.

Faz 60 anos, o religioso, nascido em a Espanha, foi um revolucionário defensor de os direitos humanos e um de os promotores de a Teologia da Libertação, em voga e 1970 em a América Latina que gerou polêmica em a Cúria Romana por seus postulados sociais próximos a o marxismo. e que gerou polêmica na Cúria Romana por seus postulados sociais próximos ao marxismo.

Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo de Espanha realçou o «enorme trabalho religioso, humanitário e social, cujo herança tangível se traduz, entre outros, na criação de escolas e centros médicos» no Brasil.Um dos mais significativos representantes da Teologia da Libertação, talento Pedro havia sido internado no domingo em São Félix do Araguaia , com problemas pulmonares.No procedimento, foram retirados 600 mililitros de líquido do pulmão esquerdo, segundo um boletim médico divulgado à noite. Além disso, foi descartado que ele tenha contraído Covid-19.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: VERY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Fiéis começam adeus ao bispo talento Pedro Casaldáliga
>>>>>Governo espanhol manifesta pesar por morte de dom Pedro Casaldáliga – August 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Dom Pedro Casaldáliga, o «bispo do povo», morre aos 92 anos em São Paulo – August 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Dom Pedro Casaldáliga é transferido para SP após piora em estado de saúde – August 05, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Internado em UTI, dom Pedro Casaldáliga passa por drenagem no pulmão – August 06, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Dom Pedro Casaldáliga permanece em estado grave, mas responde a tratamento – August 07, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 trabalho 220 0 NONE 2 enorme trabalho religioso humanitário e social: 2
2 a América_Latina 0 0 PLACE 2 a América_Latina: 2
3 Pedro Casaldáliga 0 70 PERSON 1 Pedro_Casaldáliga: 1
4 a morte 0 70 NONE 1 a morte: 1
5 uma grave pneumonia 0 70 NONE 1 uma grave pneumonia: 1
6 pesar 0 60 NONE 1 pesar: 1
7 o religioso nascido 230 0 NONE 1 O religioso nascido: 1
8 um revolucionário defensor de os direitos humanos e um de os promotores de a Teologia_da_Libertação 230 0 ORGANIZATION 1 um revolucionário defensor de os direitos humanos e um de os promotores de a Teologia_da_Libertação: 1
9 legado tangível 80 0 NONE 1 legado tangível: 1
10 os menos favorecidos 80 0 NONE 1 os menos favorecidos: 1