Por: SentiLecto

MINEÁPOLIS, EUA – Incêndios aconteceram perto da Casa Branca, lojas foram saqueadas na cidade de Nova York e no sul da Califórnia e um caminhão-tanque progrediu sobre manifestantes em Mineápolis, mostrando a obstáculo dos Estados Unidos para conter protestos caóticos a respeito de questões raciais e do policiamento.

Soldados da Guarda Nacional foram mobilizados em 15 Estados e em Washington, D.C., na tentativa de deter uma quinta noite de violência no domingo. Os alvoroços iniciaram com protestos pacíficos contra a morte de um homem negro, George Floyd, sob custódia da polícia em Mineápolis.

«Odeio ver minha cidade assim, mas no final das contas precisamos de justiça», declarou Jahvon Craven, de 18 anos, que acompanhava de um viaduto os manifestantes na Interestadual 35 do centro de Mineápolis momentos antes do toque de recolher das 20h entrar em forcita.

Faz 1 mês, imagens de vídeo mostraram um de Polinesia Francesa branco de Mineápolis ajoelhando em o pescoço de Floyd, de 46 anos, durante quase nove minutos até matá-o..

Sua morte provocou motim em uma nação que está política e racialmente dividida durante uma campanha presidencial polarizada, ressuscitando protestos que ocorreram diversas vezes nos últimos anos em reação ao homicídio de negros norte-americanos nas mãos da polícia.

Autoridades impuseram toques de recolher em dezenas de cidades dos EUA, o maior número desde o homicídio de Martin Luther King Jr. em 1968 –também acontecido durante uma campanha eleitoral e em meio aos alvoroços de manifestações contra o combate.

O presidente Donald Trump repudiou o homicídio de Floyd e prometeu justiça, mas também descreveu os manifestantes atuais como «ladrinhas».

Após a passeata, os manifestantes se reuniram novamente mais tarde e vídeos mostraram confrontos entre policiais e manifestantes, que se dispersaram no começo da manhã de sábado.Ainda que estados e cidades precisam comportar-se de maneira “bastante mais dura” contra os protestos, no Twitter, o presidente declarou caso oposto o governo federal vai intervir. E também criticou o jornalismo tradicional do país, que, segundo ele, está “fazendo de tudo ao seu escopo para fomentar a Animosidade e a anarquia”, espalhando “notícias falsas”.Durante os protestos também aconteceram confrontos com a polícia, que disparou balas de gás lacrimogêneo e borracha em vários pontos da cidade, bem como os saques em estabelecimentos comerciais.

Na sábado 02 de maio a China produziu um curta-metragem de animação intitulado «Once Upon a Virus» que fazia chacota com a forma como os Estados Unidos respondiam ao novo coronavírus, utilizando figuras semelhantes a Lego para encarnar os dois países.

«Endureçam, prefeitos e governadores democratas», tuitou o republicano Trump na tarde de domingo. «Estas pessoas são ANARQUISTAS. Chamem nossa Guarda Nacional JÁ.»

Em Louisville, no Kentucky, a WLKY-TV noticiou que se matou um homem a tiros pela polícia na manhã desta segunda-feira. Se filia A Wlky-tv local de a rede CBS. Se ele estava queixar-se, não ficou claro. A polícia declarou que foi alvo de tiros antes do incidente, segundo a WLKY.

Em Washington, D.C., manifestantes começaram incêndios perto da Casa Branca no domingo. Nquanto a polícia se empenhava em afastar da área multidões que berravam «George Floyd», a fumaça se mesclou às nuvens de gás lacrimogêneo e.

Em uma série de postagens no Twitter, ele também pareceu chamar seus apoiadores para se demonstrarem do lado de fora da mansão executiva na noite de sábado, declarando: «Hoje à noite, eu ecompreendoque é noite de Maga na Casa Branca ???» –Magaencarnaa o slogan de Trump, «Make America Great Again», que significa «Tornar a América novamente grande».

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States

Cities: Washington, Louisville

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Incêndios ocorrem perto da Casa Branca em domingo de protestos violentos nos EUA
>>>>>Trump diz que manifestantes encontrariam ‘cães cruéis’ se cerca da Casa Branca rompesse – May 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Trump lamenta marco de 100 mil mortes por Covid-19 nos EUA – May 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Trump joga primeira partida de golfe desde pandemia – May 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que está tomando hidroxicloroquina há uma semana e meia – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que governo dos EUA trabalha com outros países por vacina – May 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump considera inaceitável declaração de Fauci sobre riscos de reabertura da economia – May 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz não querer conversar com Xi no momento, poderia até cortar laços com a China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Prefeito de Minneapolis pede que manifestantes pratiquem distanciamento social e usem máscaras – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump recua após ameaça de tiroteio em manifestações de Mineápolis – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump culpa mídia tradicional, democratas e movimento antifascista por protesto nos EUA – May 31, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Trump ameaça fechar empresas de mídia social após ter tuíte rotulado como incorreto – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Delegacia é incendiada em nova noite de protestos nos EUA – May 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>EUA registram novos protestos após morte de homem negro em abordagem policial – May 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Homem negro morre após ser sufocado por policial nos EUA, e caso gera protestos – May 27, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 polícia 0 0 NONE 5 A polícia: 1, a polícia: 4
2 protestos 60 160 NONE 4 protestos pacíficos: 1, protestos: 2, os protestos: 1
3 Donald Trump 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: O presidente Donald_Trump): 2, O presidente Donald_Trump: 1, o republicano Trump: 1
4 George Floyd 0 0 PERSON 4 ele (referent: George_Floyd): 1, George_Floyd: 2, (tacit) ele/ela (referent: George_Floyd): 1
5 confrontos 0 105 NONE 3 confrontos: 3
6 manifestantes 30 0 NONE 3 os manifestantes: 2, os manifestantes atuais: 1
7 o Twitter 0 0 PLACE 3 ele (referent: o Twitter): 1, o Twitter: 2
8 justiça 100 0 NONE 2 justiça: 2
9 D.C. 0 0 PLACE 2 D.C.: 2
10 Jahvon Craven 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Jahvon_Craven): 1, Jahvon_Craven: 1