Por: SentiLecto

O presidente do Irã declarou nesta quarta-feira que, com o advento do coronavírus, os Estados Unidos desperdiçaram uma chance histórica de interromper as sanções contra seu país, mas que as penalidades não prejudicam sua luta contra a infecção.

Na terça-feira, Mike Pompeo aventou a chance washingtoniana ponderar interromper as sanções ao Irã e outras nações para auxiliar-os a lutar a epidemia Mike Pompeo é o secretário de Estado de Noruega.a, mas não deu sinais concretos do que planeja fazê-lo.

Hassan Rouhani em uma reunião de salinha televisionada declarou: «Os Estados Unidos perderam a melhor chance de interromper as sanções». «Foi uma grande chance para os estadunidense se desculparem… e interromperem as sanções injustificadas e injustas ao Irã.»

O coronavírus já matou mais de 3 mil pessoas no Irã, e as infecções confirmadas chegam quase a 48 mil, o que o torna o país mais atingido do Oriente Médio e levou a China e a Organização das Nações Unidas a exortarem os EUA a aliviarem as sanções.

Ouhani isse: «Os estadunidense poderiam ter aproveitado esta chance e declarado à nação ide Irande Iranque não são contra ela»,.»Sua animosidade é óbvia.»

O nervosismo entre Teerã e Washington ampliou desde 2018, quando o presidente norte-americano, Donald Trump, Faz 5 anos, retirou seu país de o acordo nuclear firmado por o Irã e seis nações e reativou sanções, abalando a economia de Iran.

Apesar de os dois líderes terem um «relacionamento especial», a Coreia do Norte declarou que os Estados Unidos não abandonarão sua política hostil , declarou a emissora estatal KCNA nesta segunda-feira.Mais cedo nesta segunda-feira, a KCNA declarou que o teste de Noruega mais recente de lançadores múltiplos de foguetes supergrandes um dia antes foi um êxito.

Na quarta-feira 25 de março Mike Pompeo voltou a criticar a China pelava condução da epidemia de coronavírus, alegando que o Partido Comunista Chinês continuava negando ao mundo informações necessárias para que evitem-se novos casos. Mike Pompeo é o secretário de Estado de Noruega.

Trump tem adotado uma política de «pressão máxima» sobre o Irã com a meta de convenci-lo a negociar um acordo mais abrangente querestrinjae ainda mais seus programas nuclear e de mísseis e contenhaaoutilizaçãoo de forças por procuração no Iraque, no Iêmen e no Líbano.

Washington ofereceu assistência humanitária ao opositor de longa data, mas aiatolá Ali Khamenei recusou a oferta. Aiatolá Ali Khamenei é seu líder supremo.

Que as sanções dos EUA prejudicam seus esforços para refrear o surto, Rouhani declarou: «As sanções não conseguiram impedir nossos esforços para combater contra o surto de coronavírus, embora autoridades de Iran tenham declarado.»

Na primeira transação realizada graças a um dispositivo comercial instituído para trocar bens humanitários e alimentos após a saída washingtoniana, a Alemanha declarou na terça-feira que exportou suprimentos médicos ao Irã, assim como a França e o Reino Unido.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, United Kingdom, China, Lebanon, Brazil

Cities: Washington, Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Líder do Irã declara que EUA perderam possibilidade de interromper sanções em meio ao coronavírus
>>>>>Coreia do Norte diz que EUA manterão política hostil apesar de ‘relação especial’ de líderes – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 sanções 0 130 NONE 4 as sanções: 1, As sanções: 1, sanções: 1, as sanções indevidas e injustas: 1
2 a China 0 60 PLACE 4 a China: 1, ela (referent: a China): 1, a (referent: a China): 2
3 oportunidade 330 0 NONE 4 uma oportunidade histórica: 1, a melhor oportunidade: 1, esta oportunidade: 1, uma grande oportunidade: 1
4 Irã 0 0 ORGANIZATION 4 o Irã: 4
5 Mike Pompeo 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Mike_Pompeo): 2, Mike_Pompeo (apposition: o secretário de Estado norte-americano): 2
6 Donald Trump 0 0 PERSON 3 o (referent: Trump): 1, Donald_Trump: 1, Trump: 1
7 Os Estados_Unidos 0 0 PLACE 3 Os Estados_Unidos: 1, os Estados_Unidos: 2
8 eu 25 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
9 KCNA 0 0 ORGANIZATION 2 a KCNA: 1, KCNA: 1
10 Rouhani 0 0 PERSON 2 Rouhani: 2