Por: SentiLecto

O número de mortes pela Covid-19 no Reino Unido chegou a 38 mil no começo de maio, de longe o pior já relatado na Europa, o que provoca dúvidas a respeito da forma como o primeiro-ministro, Boris Johnson, está gerenciar a crise do coronavírus.

O número de mortes por Covid-19 no Reino Unido subiu para 31.587 neste sábado, com 346 óbitos acontecidos nas últimas 24 horas, o que conserva o país como o mais atingido pela pandemia na Europa, segundo informações do governo britânico.Quando Boris Johnson explicará o plano de saída gradual do confinamento, em entrevista coletiva, Grant Shapps pediu para a população respeitar as medidas de confinamento até pelo menos neste domingo. Grant Shapps é o secretário de Estado dos Transportes. Boris Johnson é o primeiro-ministro.

Na terça-feira 21 de abril a verdadeira extensão do total de mortes por Covid-19 no Reino Unido foi mais de 40% superior aos dados diários do governo mencionados até 10 de abril, de acordo com dados que colocavam o país no percurso para se tornar um dos mais atingidos na Europa.

Faz 9 dias, cifras publicadas por o Escritório de Estatísticas Nacionais para a Inglaterra e o País de Gales aumentaram o total oficial de mortes de o Reino Unido a 38.289 – quase seis mil a mais em a pausa de uma semana, de acordo com uma contagem de dados de registros de óbitos feita por a Reuters.

Embora métodos de contagem diferentes tornem a comparação com outros países difícil, a cifra confirma que o Reino Unido está entre os mais atingidos por uma pandemia que já matou mais de 285 mil pessoas em todo o mundo.

Ela permanece estável no quarto país mais afetado, no Reino Unido, embora a curva de contágio continue reduzindo nos três países mais afetados , e subindo no quinto, a Rússia.A Alemanha está sendo observada atentamente por todo o mundo por ser o grande país europeu mais bem-sucedido na contenção do vírus, graças a um programa de exames de larga escala. A chanceler, Angela Merkel, declarou diversas vezes que a taxa de reprodução precisa ser conservada abaixo de 1 para impedir que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

Os dados vieram um dia depois de Johnson delinear um plano gradual para os britânicos voltarem ao trabalho, o que inclui o conselho de utilizar máscaras de proteção caseiras – mas sua tentativa de interromper o isolamento do coronavírus provocou confusão.

Um número de mortes tão alto amplia a pressão sobre o premiê. Partidos de oposição declaram que ele tardou demais para impor o isolamento, para adotar exames em grande escala e para obter equipamentos de proteção suficientes para as clínicas.

Os dados também pintaram um quadro sombrio das casas de repouso, especialmente afetadas pelo vírus.

Nick Stripe, um estatístico do ONS, à BBC TV ddeclarou «As casas de repouso mostrando o declínio mais lento, infelizmente».»Pela primeira vez de que me lembro, ao todo houve mais mortes em casas de repouso do que em clínicas naquela semana.»

Os números mostraram que agora estes estabelecimentos encarnam um terço de todas as mortes de Covid-19 na Inglaterra e no País de Gales.

Ao contrário do total diário de mortes anunciado pelo governo, as cifras desta terça-feira incluem mortes possíveis de Covid-19, a enfermidade respiratória provocada pelo novo coronavírus.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United Kingdom

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Mortes por coronavírus no Reino Unido chega a 38 mil, pior da Europa
>>>>>Reino Unido tem 346 novas mortes por coronavírus – May 11, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>OMS destaca aumento de casos do novo coronavírus no continente americano – May 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>OMS afirma que mundo já tem mais de 254 mil vítimas da Covid-19 – May 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>»Risco de voltar ao confinamento é muito real», alerta OMS – May 06, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>Disney de Xangai e salões de Paris reabrem apesar de temor global de segunda onda do coronavírus – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o Reino_Unido 0 0 PLACE 5 o Reino_Unido: 5
2 dados 90 25 NONE 4 dados: 2, Os dados: 2
3 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 3, me: 1
4 mortes 40 210 NONE 3 mortes possíveis de Covid-19: 1, mortes de Covid-19: 1, mais mortes: 1
5 a Europa 0 0 PLACE 3 a Europa: 3
6 país 0 0 NONE 3 o país: 2, o quarto país: 1
7 Boris Johnson 0 0 PERSON 2 Boris_Johnson: 1, Boris_Johnson (apposition: o primeiro-ministro): 1
8 o País_de_Gales 0 0 PLACE 2 o País_de_Gales: 2
9 impor o isolamento 0 90 NONE 1 impor o isolamento: 1
10 o pior 0 90 NONE 1 o pior: 1