Por: SentiLecto

A Organização Mundial da Saúde declarou nesta segunda-feira que uma revisão independente da resposta ao coronavírus iniciará assim que possível, e recebeu uma promessa generosa de repasse de orçamentos china. Mas o maior crítico da OMS, o governo do presidente norte-americano Donald Trump, que interrompeu o repasse de orçamentos dos EUA para a OMS, após acusar a entidade de ser bastante centrada na China, enquanto lidera críticas ao que é percebido como falta de clareza do governo de Pequim nos primeiros estágios da crise, delatou uma «aparente tentativa de esconder o surto do vírus por pelo menos um Estado membro» da organização.

Integrante do governo.» arantiu: «Democracias transparentes, vibrantes e inovadoras, como Taiwan, sempre respondem de maneira mais rápida e efetiva às pandemias do que os regimes autoritários»,.O chefe de governo realçou: «A liderança da OMS tem sido indiscutível e contribuiu na promoção da colaboração contra a Covid-19».

Na quinta-feira 07 de maio a União Europeia estava apoiando pedidos de revisão da resposta internacional à pandemia de coronavírus, incluindo oadperformanceda Organização Mundial da Saúde , segundo projeto de rdeterminaçãopara ddiscussãode ministros na organização de saúde.

O secretário de Saúde Alex Azar não indicou a China por nome, mas deixou claro que Washington considera que a OMS compartilhava da responsabilidade.

Declarou: «Precisamos ser francos sobre uma das principais razões pelas quais esse surto saiu fora de controle». «Houve um fracasso por parte dessa organização para conseguir informações que o mundo precisa, e esse fracasso custou muitas vidas».

O ministro chino Ma Xiaowei, falou após Azar e declarou que Pequim comportar-se no tempo certo e foi transparente ao anunciar o surto e compartilhou a sequência genética completa do vírus. Ele também pediu que outros países «recusem boatinhos, estigmatização e discriminação».

O presidente de China, Xi Ji Ping prometeu 2 bilhões de dólares nos próximos dois anos para auxiliar a lidar com a Covid-19, especialmente nos países em desenvolvimento.

Por outro lado, «O risco continua alto, e temos um percurso longo para percorrer», adicionou ele, declarando que exames preliminares em alguns países mostraram que no máximo 20% das populações contraíram a enfermidade, e 10% na maioria dos lugares.

A quantia totaliza quase a verba anual inteira da OMS para um ano, e mais do que compensa o congelamento de repasses de Trump, de 400 milhões de dólares por ano.

Mas o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca John Ullyot chamou o anúncio de China de um «gesto para distrair os pedidos de um crescente número de países que exigem que o governo chinês seja responsabilizado pelo fracasso em adverti o mundo sobre o que estava para ocorrer.

Tedros Adhanom Ghebreyesus declarou que a entidade «soou o alarme antecipadamente Tedros Adhanom Ghebreyesus é o diretor-geral da OMS., e advertimo frequentemente».

Tedros, que sempre prometeu uma revisão pós-pandemia, declarou que ela vai vir «no momento apropriado mais próximo» e que vai oferecer recomendações para uma prontidão futura.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: China, United States

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>OMS declara que vai fazer revisão da pandemia; China promete US$2 bi
>>>>>Chefe da OMS promete rever reação ao coronavírus; China defende seu desempenho – (Extraoglobo-pt)
>>>>>EUA dizem que OMS fracassou ao não evitar mortes no mundo por Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>China destinará US$ 2 bilhões para apoiar países afetados pela Covid-19 – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Tedros 0 0 PERSON 5 ela (referent: Tedros): 1, Tedros: 2, (tacit) ele/ela (referent: Tedros): 1, Tedros_Adhanom_Ghebreyesus (apposition: O diretor-geral de a OMS): 1
2 Ma Xiaowei 0 0 PERSON 4 Ele (referent: O ministro de Saúde_da_China Ma_Xiaowei e e e): 1, (tacit) ele/ela (referent: O ministro de Saúde_da_China Ma_Xiaowei e e e): 2, O ministro de Saúde_da_China Ma_Xiaowei e e e: 1
3 fracasso 0 270 NONE 3 esse fracasso: 1, o fracasso: 1, um fracasso: 1
4 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
5 a China 0 0 PLACE 2 a China: 2
6 dólares 0 0 NONE 2 dólares: 2
7 países 0 0 NONE 2 outros países: 1, países: 1
8 as pandemias 50 130 NONE 1 as pandemias: 1
9 rumores estigmatização e discriminação 0 120 NONE 1 rumores estigmatização e discriminação: 1
10 os regimes autoritários 0 80 NONE 1 os regimes autoritários: 1