Por: SentiLecto

A Organização Mundial de Saúde fez um pedido por 15 milhões de dólares para emergências sanitárias no Líbano, após a explosão no porto beirão, em meio a uma crise econômica e crescimento nos casos de coronavírus no país.

— Eu prometo a vocês que esse desastre não vai passar sem resposta. Os culpados vão pagar o custo — declarou Diab, em um discurso televisionado, pedindo assistência aos países amigos líbicos. — Os fatos sobre este armazém arriscado, que existe desde 2014, serão anunciados, mas não irei antecipar os inquéritos.

A explosão, que matou mais de 150 pessoas e feriu outras 5.000, também arruinou 17 contêineres com suprimentos médicos da OMS, incluindo equipamentos pessoais de proteção, alegou o escritório regional da agência para o Oriente Médio, em comunicado, no fim da quinta-feira.

Cinco clínicas na região afetada pela explosão de terça-feira estão funcionando parcialmente ou não estão funcionando, e os primeiros relatos mencionam que muitos centros de saúde e instalações de cuidados primários estão lesados ou fora de ação, declarou.

A OMS alegou que, junto com a Universidade Americana de Beirute, planeja uma avaliação ambiental do efeito da fumaça provocada pela explosão de nitrato de amônio.

Na sua vez, — Parece o que ocorreu no Japão, em Hiroshima e Nagasaki. Isso é o que me recorda. Em toda a minha vida jamais vi uma devastação nesta escala— alegou, aos prantos. — É um desastre nacional. É uma calamidade para o Líbano. Não sabemos como vamos nos recuperar disto. Temos que nos conservar fortes, devemo ser valentes.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Lebanon

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>OMS faz pedido por US$15 mi em ajudinha ao Líbano, após explosão em Beirute
>>>>>Grande explosão atinge Beirute em região próxima ao porto e deixa dezenas de mortos – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 5 Eu: 1, (tacit) eu: 3, me: 1
2 explosão 0 200 NONE 4 a explosão: 2, A explosão e: 2
3 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
4 catástrofe 0 140 NONE 2 uma catástrofe nacional: 1, essa catástrofe: 1
5 o Líbano 0 0 PLACE 2 o Líbano: 2
6 sua vez 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: sua vez): 2
7 este armazém perigoso 0 140 NONE 1 este armazém perigoso: 1
8 uma destruição 0 60 NONE 1 uma destruição: 1
9 um desastre 0 40 NONE 1 um desastre: 1
10 cinco hospitais 0 25 NONE 1 Cinco hospitais: 1