Por: SentiLecto

Um piloto da Kenya Airways faleceu em decorrência da covid-19 nesta quarta-feira, uma semana após ter feito o último voo entre Nova York e Nairóbi. Faz 1 mês, a viagem, realizada para levar quenianos de volta a seu país, aconteceu. Mesmo que não tivesse exibido sintomas ainda, ele foi direto para quarentena, como medida de cautela.

O secretário de gabite do Ministério da Saúde do Quênia, Mutahi Kagwe, anunciou que outro paciente faleceu no Quênia no mesmo dia. O piloto, identificado como Kimuyu Kabati, de 61 anos, era capitão da frota 787 no setor de operações. Quando começou a exibi obstáculo para respirar, ele estava internado no Hospital de Nairóbi desde domingo , um dos sintomas da enfermidade. O resultado positivo saiu ainda no fim de semana. Vai realizar-se o funeral em este sábado.

A outra morte pela covid-19 aconteceu em Mombaça. Segundo a mídia local, o número de casos confirmados no Quênia está em 110.

Recho de um comunicado divulgado pela empresa aérea firmou: «Em nome do Conselho de Administração e da equipe da Kenya Airways, nos juntamo à família do fmorridocapitão Kibati em luto pela perda do ente qdesejadoe orezamopara que o Deus todo-poderoso os fortaleça durante esse pfasede tamargura,.se relatou a primeira morte de Covid-19 em o Quênia em a última semana em o Hospital Aga Khan, em Nairóbi. Dois outros quenianos faleceram da enfermidade nos EUA, informou o portal de notícias «Nairobi News». O Estado de Nova York bateu seu lembre diário de mortes do novo coronavírus, ao contabilizar mais 562 nas últimas 24 horas, totalizando 2.935, a maior cifra de qualquer Estado de America, declarou o governador Andrew Cuomo, que declarou que conversou com Jack Ma, cofundador do Alibaba Group, nesta sexta-feira. Cuomo advertiu que as pessoas «falecerão no curto prazo» devido à falta de ventiladores e leitos hospitalares e pediu que rse emandemrecursos de todo o país a Nova York para aauxiliarcom a crise crescente de o Estado o epicentro de o surto, em os Estados Unidos. e que está recebendo assistência da gigante de China de comércio eletrônico para o envio de materiais chino, a maior produtora global de equipamento de proteção pessoal , atualmente escasso para profissionais médicos.

Por outro lado, o Comfort vai tratar de pacientes sem coronavírus, incluindo aqueles que precisam de cirurgia e cuidados críticos, informou a Marinha.A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, registrou, nesta segunda-feira, a primeira morte de uma criança provocada pelo novo coronavírus no município. Nos estados de Nova York, Nova Jersey e Connecticut, foram registrados 85 mil casos confirmados da Covid-19 e 1.450 mortes até o momento, segundo a emissora estadunidense «NBC».As mortes pelo novo coronavírus nos Estados Unidos chegaram a 3.393 nesta terça-feira, ultrapassando, assim, o total de óbitos relatados na China. O país de America é o terceiro mais afetado pela pandemia, atrás somente da Itália e da Espanha, segundo levantamento da agência Reuters. O número total de casos confirmados de infecção pelo coronavírus no mundo passou de 800 mil, segundo a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que faz o monitoramento com dados oficiais de todos os países. São 803.313 contagiados. O numero total de mortes no planeta passou de 40 mil, sendo 75% delas na Europa.

Na quinta-feira 19 de março YORK/WASHINGTON, – Autoridades de saúde dos Estados Unidos arregaçaram as mangas para agilizar os exames de coronavírus, tentando determinar quantos norte-americanos já foram atingidos pela pandemia. A enfermidade respiratória de proliferação rápida tem provocado encerramento de escolas e negócios e sujeitando milhões a trabalharem em casa ou ao desemprego, o que abalava a economia e restringia viagens. O Estado de Nova York examinou mais de 7.500 pacientes de madrugada e ordenou que três quartos dos servidores públicos trabalhem em casa, e o governador da vizinha Nova Jersey advertiu que acreditava que o número de doentes no Estado chegaria aos milhares. Mais de 10 mil pessoas de todo o país foram diagnosticadas com a enfermidade batizada de Covid-19 e mais de 160 faleceram. Os Estados de Washington e Nova York concentraram os maiores números até o momento. O Senado dos EUA planeja divulgar detalhes de um projeto de lei de mais de 1 trilhão de dólares para a guerrazinha ao coronavírus, concebido para auxiliar a economia a suportar os conseqüência colaterais da epidemia crescente. O presidente Donald Trump vinha pedindo o pacote com insistência. seria o terceiro projeto de lei de emergência do Congresso para enfrentar o coronavírus na esteira de um plano de mais de 105 bilhões de dólares que cobria os exames gratuitos de coronavírus, licenças-saúde remunerada e gastos complementares com a rede de segurança e uma medida de 8,3 bilhões para lutar a disseminação do patógeno e desenvolver vacinas contra ele. Trump sancionou ambos. Atualmente, não existiam tratamentos ou vacinas aprovados para a Covid-19, mas várias alternativas estavam sendo testadas. Uando exigiu ações urgentes para repelir um mergulho na recessão depois de passar semanas diminuindo os riscos, o mercado de ações em queda e o número crescente de mortes levaram Trump a mudar radicalmente de tom no tocante à denfermidadenesta semana, q.Larry Hogan declarou que ele e seus colegas conversariam por telefone com Trump e o vice-presidente, Mike Pence, para exigir ações. Larry Hogan é o governador de Maryland. Como os EUA demoram para mobilizar exames em massa para detectar o vírus, que já infectou mais de 229 mil pessoas em todo o mundo, autoridades temem que a quantidade de casos conhecidos da doença respiratória esteja muito distante da realidade.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States, United Kingdom, Kenya, China

Cities: York, Nairobi

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Piloto do Quênia falece de coronavírus após levar quenianos de Nova York para Nairóbi
>>>>>Navio-hospital da Marinha chega a Nova York para ajudar em luta contra o coronavírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Nova York registra primeira morte de criança por coronavírus na cidade – March 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Trump diz que pode colocar Nova York, Nova Jersey e Connecticut em quarentena – March 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que não permitirá danos de longa duração à economia dos EUA; retira cidadãos do Brasil – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA ultrapassam China em número de pessoas infectadas por coronavírus – March 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Asiáticos-americanos não são responsáveis pelo coronavírus e precisam de proteção, diz Trump – March 24, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China informa não ter registrado contágio local por coronavírus nesta quarta – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Contexto: China tentou abafar alarme sobre coronavírus no início, mas depois retardou sua disseminação global – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA e México concordam em restringir viagens não essenciais pela fronteira compartilhada, diz Trump – March 20, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Embaixador dos EUA culpa China por ameaça global de coronavírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China anuncia fim de restrições de deslocamentos em Wuhan, berço do coronavírus – March 24, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China intensifica medidas para conter aumento de casos importados da Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Estudo aponta que taxa de mortalidade em Wuhan ficou abaixo da estimativa – March 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que ‘não é fácil’ conseguir máscaras e ventiladores para Estados norte-americanos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz que quarentena ‘não é necessária’ para área de Nova York – March 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Cenário de epidemia em Nova York piora em meio a iniciativas de Trump para retomar economia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Estado de Nova York registra mais 209 mortes provocadas pelo novo coronavírus – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Número de mortes por coronavírus no Brasil sobe para 77; país tem 2.915 casos – March 26, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Espanha registra 462 novas mortes por coronavírus durante a noite, diz ministério – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Mortes por novo coronavírus no Irã se aproximam de 2 mil, diz ministério – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China relata aumento de casos locais e «importados» de Covid-19 – March 24, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>Mortes por coronavírus nos Estados Unidos passam de 3 mil e ultrapassam China – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Nova Jersey 0 0 PERSON 5 Nova_York: 3, (tacit) ele/ela (referent: Nova_York): 2
2 eu 0 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
3 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 5 os Estados_Unidos: 5
4 Andrew Cuomo 0 0 PERSON 4 o governador Andrew_Cuomo: 2, (tacit) ele/ela (referent: o governador Andrew_Cuomo): 1, Cuomo: 1
5 Donald Trump 0 0 PERSON 4 O presidente Donald_Trump: 1, Trump: 3
6 coronavírus 0 0 NONE 4 coronavírus: 1, o coronavírus: 1, o novo coronavírus: 2
7 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
8 O Estado_de_Nova_York 0 0 PLACE 3 (tacit) ele/ela (referent: O Estado_de_Nova_York): 1, O Estado_de_Nova_York: 2
9 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 2, nos: 1
10 o Quênia 0 0 PLACE 3 o Quênia: 3