Por: SentiLecto

John Lewis, pioneiro do movimento dos direitos civis e veterano deputado da Câmara dos Estados Unidos, faleceu na sexta-feira aos 80 anos.

Faz 7 meses, Membro do Congresso por Atlanta, ele que tinha câncer de pâncreas em estágio progredido anunciou.

Quando tinha somente 18 anos, lewis era um protegido do reverendo Martin Luther King Jr., a quem conheceu. Faz 57 anos, ele foi o último orador sobrevivente, em Washington, estando ao lado de King durante a execução de o histórico discurso » I Have a Dream «.

«Entristeceu escutar as notícias do herói dos direitos civis John Lewis. Melania e eu mandamo nossas orações a ele e sua família», escreveu Donald Trump no Twitter neste sábado. Donald Trump é o presidente de Noruega. Mais cedo, Trump ordenou que bandeiras fossem hasteadas a meio-mastro durante o dia.

Lewis se envolveu com Trump antes mesmo de o republicano tomar posse. Faz 3 anos, Lewis declarou que não via Trump como um presidente » lícito » por causa da interferência de Rusia em as votações de 2016 para impulsionar sua candidatura, em janeiro de 2017.

Por outro lado, o adiantamento ocorreu por causa do tamanho da expectativa pela obra e após o fim de uma disputa sobre uma questão de confidencialidade, que teve determinação em favor da autora.Um juiz de Nova York autorizou a sobrinha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Mary L. Trump, a propagandear seu controverso livro sobre a história da família do magnata, cujas vendas iniciaram nesta terça-feira, duas semanas antes do calculado.

Na sexta-feira 19 de junho a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu conservar ativo o programa de Ação Diferida para Chegadas na Infância , que protege da deportação cerca de 650 mil indocumentados que chegaram ilegalmente ao país quando crianças – conhecidos como «sonhadores» -, um imprevisto revés para o presidente Donald Trump.

O ex-presidente Barack Obama, em um comunicado declarou: «Ele amava tanto este país que arriscou sua vida e seu sangue para que ele possa satisfazer sua promessa». «E ao longo das décadas, não apenas deu tudo de si pela causa da liberdade e da justiça, mas inspirou gerações a tentar seguir seu exemplo».

O ex-presidente Bill Clinton e a ex-Secretária de Estado, Hillary Clinton, alegaram, em um comunicado conjunto: «Perdemos um gigante. John Lewis deu tudo que tinha para satisfazer a promessa de igualdade e justiça dos Estados Unidos para todos e instituir um lugar em que pudéssemos instituir uma união mais perfeita juntos”.

A presidente da Câmera, Nancy Pelosi, chamou Lewis de um “titã do movimento dos direitos civis, cuja amabilidade, fé e coragem modificaram nossa nação”.

Utilizando uma bengala, Lewis caminhou com a prefeita de Washington, Muriel Bowser, em uma rua perto da Casa Branca que Bowser havia rebatizado de Praça «Black Lives Matter».

A China reiterou nesta quinta-feira que não pretende desafiar ou trocar os Estados Unidos e pediu que Washington veja Pequim de maneira objetiva e regresse à razão em suas políticas em relação ao país.O governo Trump está considerando proibir viagens para os Estados Unidos de todos os membros do Partido Comunista Chinês e suas famílias, alegou uma pessoa familiarizada com o tema nesta quinta-feira, em uma medida que poderia piorar as relações já tensas entre Pequim e Washington.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Pioneiro dos direitos civis nos EUA, deputado John Lewis falece aos 80 anos
>>>>>Juiz permite que sobrinha de Trump promova livro sobre presidente dos EUA – July 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Visita a Washington foi «muito favorável», afirma presidente do México – July 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>López Obrador garante ter boa relação com Trump: «Somos amigos» – July 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump vai pressionar governadores a reabrirem escolas, mesmo com pandemia em alta – July 07, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA iniciam processo para sair da OMS, mas podem interrompê-lo – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Kanye West afirma que não apoia mais Trump e revela que teve Covid-19 – July 08, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Presidente do México elogia visita aos EUA, e diz que muro não foi mencionado – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Ex-assessor vê Trump como «anomalia»: «perguntarão como chegou à presidência» – July 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Trump continua a considerar hidroxicloroquina promissora contra Covid-19, diz Casa Branca – (Extraoglobo-pt)
>>>>>China diz que secretário de Estado dos EUA é bem-vindo para visitar Xinjiang – July 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>EUA chamam reivindicações de Pequim no mar da China Meridional de «ilegais» – July 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>China troca sanções com EUA devido a conflito sobre muçulmanos uigures – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>EUA rejeitam reivindicações de Pequim sobre Mar do Sul da China e agravam tensão – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Governo Trump avalia proibição de viagem aos EUA de membros do Partido Comunista Chinês, diz fonte – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 105 70 PERSON 10 O governo Trump: 1, ele (referent: o presidente Donald_Trump): 1, Trump: 3, (tacit) ele/ela (referent: o presidente Donald_Trump): 1, Donald_Trump (apposition: o presidente norte-americano): 1, Ele (referent: o presidente Donald_Trump): 1, o presidente Donald_Trump: 1, Donald_Trump: 1
2 Lewis 0 0 PERSON 7 Lewis: 4, (tacit) ele/ela (referent: Lewis): 2, Lewis era um protegido de o reverendo Martin_Luther_King_Jr. a: 1
3 país 270 0 NONE 5 este país: 3, o país: 2
4 Washington 0 0 PLACE 4 Washington: 4
5 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
6 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
7 650_mil 0 160 NONE 2 650_mil indocumentados: 2
8 tudo 200 0 NONE 2 tudo: 2
9 titã de o movimento de os direitos civis 160 0 NONE 2 titã de o movimento de os direitos civis: 2
10 Casa_Branca 0 0 PLACE 2 Casa_Branca: 2