Por: SentiLecto

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e Donald Trump declararam nesta sexta-feira que o plano chino de impor uma legislação de segurança nacional em Hong Kong iria minar a autonomia do território. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

Xie declarou: «A legislação acalmará as preocupações graves de comunidades empresariais locais e estrangeiras a respeito de forças violentas e terroristas».Zhao Lijian fez os comentários durante uma coletiva de jornalismo ao responder um questionamento sobre as observações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que Washington está trabalhando em uma forte resposta na legislação que será anunciada antes do final da semana. Zhao Lijian é o porta-voz do Ministério.erca de 300 pessoas foram detidas por «participar de manifestações ilegais», segundo a polícia local – mencionada pela TV pública «RTHK» – que recorreu ao spray de pimenta para dispersar as milhares de pessoas que foram ao centro da cidade.

Na sexta-feira 22 de maio Várias associações de defesa da democracia em Hong Kong criticaram o governo chino pelava proposta de Lei de Segurança Nacional, que podia redundar na restrição de liberdades na cidade-estado.

O Parlamento de China aprovou uma resolução de progredir com a legislação de segurança nacional de Hong Kong, a qual ativistas da democracia, diplomatas e alguns empresários do mundo temem comprometer seu status semi-autônomo e seu papel como um centro financeiro mundial.

Um comunicado divulgado pela salinha de Johnson após uma chamada entre os líderes declarou: «Os líderes declararam que o plano chino de impor uma legislação de segurança nacional em Hong Kong contraria suas deveres sob a Declaração Conjunta Sino-Britânica e minaria a autonomia de Hong Kong e a estrutura de ‘um país, dois sistemas».

Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Canadá e União Europeia já criticaram a resolução.

Johnson e Trump também debateram o protagonismo de os líderes do G7 encontrarem-se pessoalmente, caso possível, com o próximo domo do grupo das principais economias desenvolvidas calculada para acontecer nos EUA.

Os dois líderes também debateram a segurança das telecomunicações, alegou o comunicado, que não forneceu, no entanto, mais detalhes sobre o que se o declarou em torno do tema.

Se esta teria conseqüência retroativo, ele não desejou elucidar detalhes das leis propostas que provocaram receios, entre eles quando a legislação seria adotada na íntegra, quais atos específicos se tornariam ilegais e.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Hong Kong, Canada, United Kingdom, China, Australia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Primeiro-ministro do Reino Unido e Trump criticam plano chino
>>>>>Autoridades de Hong Kong e Pequim defendem leis de segurança citando ameaça de terrorismo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>China diz que agirá contra interferência estrangeira em lei de Hong Kong – May 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Gasto da China com defesa terá menor alta em 3 décadas, mas ainda subirá 6,6% – May 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>OMS diz que fará revisão da pandemia; China promete US$2 bi – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Chefe da OMS promete rever reação ao coronavírus; China defende seu desempenho – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA dizem que OMS fracassou ao não evitar mortes no mundo por Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China destinará US$ 2 bilhões para apoiar países afetados pela Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>China deve impor nova lei de segurança à Hong Kong; Trump alerta pra reação dos EUA – May 21, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em carta, Trump ameaça cortar fundos para a OMS – May 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>OMS adverte que maioria das pessoas continua suscetível ao coronavírus – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>China repudia apoio de EUA e outros países a Taiwan na OMS – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>EUA rejeitam ‘proposta desastrosa’ da China para Hong Kong, diz Pompeo – May 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que Pompeo pediu demissão de inspetor-geral do Departamento de Estado dos EUA – May 18, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Organizações pró-democracia de Hong Kong se mobilizam contra China – (EfeGeneric)
>>>>>Manifestantes são detidos em Hong Kong em meio a debate sobre «lei do hino» – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 legislação 40 0 NONE 4 A legislação: 1, a legislação: 3
2 Declaração Conjunta Sino-Britânica 0 5 ORGANIZATION 3 a Declaração_Conjunta_Sino-Britânica: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Declaração_Conjunta_Sino-Britânica): 2
3 eu 0 5 NONE 3 (tacit) eu: 3
4 Johnson 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Johnson): 1, Ele (referent: Johnson): 1, (tacit) ele (referent: Johnson): 1
5 comunicado 0 0 NONE 3 um comunicado divulgado: 1, o comunicado: 2
6 líderes 0 0 NONE 3 os líderes: 1, Os líderes: 1, Os dois líderes: 1
7 impor uma legislação de segurança nacional em hong_kong 80 80 NONE 2 impor uma legislação de segurança nacional em Hong_Kong: 2
8 decisão 0 60 NONE 2 uma decisão: 1, a decisão: 1
9 Johnson e Trump 50 0 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: Johnson e Trump): 1, Johnson e Trump: 1
10 300 pessoas 0 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: 300 pessoas): 2