Por: SentiLecto

As chuvas torrenciais continuaram nesta segunda-feira no sudoeste do Japão, deixando pelo menos 45 mortos e diversas pessoas sumidas, além de inúmeras cidades inundadas e graves prejuízos materiais a residências e infraestrutura.

– Chuvas torrenciais atingiram a ilha de Kyushu, no sudoeste do Japão, nesta segunda-feira e ao menos mais um rio transbordou, aumentando para 44 o número de mortes de três dias de enchentes e deslizamentos de terra, incluindo 14 em uma casa de repouso. Emitiram-se ordens de retirada para mais de meio milhão de moradores de a ilha, além de alertas de retirada para dezenas de milhares mais em o oeste japonês, anunciou a emissora NHK. Shinzo Abe declarou que se calcula que a chuva vai seguir para o leste na quarta-feira e ordenou operações de busca e resgate 24 horas por dia. Shinzo Abe é o primeiro-ministro. Dez pessoas estão sumidas, segundo a NHK. Imagens de TV mostraram ruas modificadas em rios com água na altura da cintura, uma ponte caída, carros virados e um helicóptero içando um homem de uma casa alagada. Se inundou a casa de repouso em o município insular central de Kumamoto. A NHK não deu detalhes. Abe no começo de uma reunião de uma força-tarefa do governo declarou: «Faço um pedido a todos os cidadãos a seguirem cuidadosamente as informações fornecidas pelas autoridades locais e ficarem alerta para adotas ações para proteger suas próprias vidas». Yoshihide Suga declarou que 40 mil homens da Força de Autodefesa estão envolvidos em missões de resgate. Yoshihide Suga é o secretário-chefe de salinha. Ele adicionou que centros de acolhida também trabalham para evitar a disseminação do coronavírus distribuindo desinfetante e pedindo que as pessoas conservem distância umas das outras. Desde que o tufão Hagibis matou cerca de 90 pessoas em outubro, as enchentes são a pior calamidade natural a atingir o Japão.

O recorde de chuvas hoje levou a Agência Meteorológica do Japão a emitir um alerta máximo nas províncias de Fukuoka, Saga e Nagasaki, todas na ilha de Kyushu, no sudoeste do país.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Japan

Cities: Nagasaki, Saga

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Temporais no Japão deixam mais de 40 mortos
>>>>>Inundações e deslizamentos transformam ruas em rios no Japão e matam 44 – July 06, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Abe Shinzo 0 0 PERSON 4 Abe: 1, Shinzo_Abe (apposition: O primeiro-ministro): 1, (tacit) ele/ela (referent: Shinzo_Abe): 2
2 NHK 0 0 ORGANIZATION 4 a (referent: A NHK): 1, a NHK: 1, a emissora NHK: 1, A NHK: 1
3 pessoas 0 30 NONE 2 90 pessoas: 1, Dez pessoas: 1
4 Yoshihide Suga 0 0 PERSON 2 Yoshihide_Suga (apposition: O secretário-chefe de gabinete): 1, Ele (referent: Yoshihide_Suga): 1
5 chuvas 0 0 NONE 2 As chuvas torrenciais: 1, Chuvas torrenciais: 1
6 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
7 o sudoeste de o japão 0 0 NONE 2 o sudoeste de o Japão: 2
8 as inundações 40 130 NONE 1 As inundações: 1
9 o pior desastre natural 40 130 NONE 1 o pior desastre natural: 1
10 inúmeras cidades inundadas e graves 0 110 NONE 1 inúmeras cidades inundadas e graves: 1