Por: SentiLecto

A operação realizada pela Polícia Civil nesta quinta-feira, dia 6, na Favela do Jacarezinho é alvo de um inquérito independente do Ministério Público e de críticas de entidades pelo alto número de mortos. A operação concluiu com 27 mortos — sendo um policia militar, mais fatal da História do Rio de Janeiro. Delegados que participaram e coordenaram a operação declararam, em entrevista coletiva, que a ação foi planejada de acordo com os protocolos definidos pelo Superior Tribunal Federal, mas que não comemoram o resultado devido o grande número de mortes.

Montou-se a operação após a Justiça determinar a prisão de 21 pessoas acusadas de tráfico de drogas. Dos mandados de prisão, três foram satisfeitos e outros três procurados acabaram mortos durante os confrontos. Outros três suspeitos foram presos, totalizado seis detenções durante a ação.

A operação da Polícia Civil no Jacarezinho teve como alvo uma organização criminosa que atua na comunidade e que seria responsável por homicídios, roubos, sequestros de trens da SuperVia e o aliciamento de crianças para atuarem no tráfico local. Chamou-se a ação de Exceptis e a Delegacia de Proteção organiza ela em a Criança e a o Adolescente.

A SuperVia informou que, por causa do tiroteio no Jacarezinho, as partidas da Central do Brasil para Belford Roxo estão suspensas. Os trens do ramal de Belford Roxo estão circulando somente entre as estações Del Castilho e Belford Roxo. No ramal de Saracuruna, as composições transitam entre Bonsucesso e Gramacho e no trecho entre Gramacho e Saracuruna. A concessionária realça que «a todo momento, os passageiros estão sendo informados sobre a situação por meio do sistema de áudio dos trens e das estações».

Na quarta-feira 28 de abril uma pesquisa divulgada na manhã desta quarta-feira, elaborada por diversas entidades, assinalava que a resolução do Supremo Tribunal Federal que limitou operações de Polinesia Francesa em comunidades do Rio durante a pandemia foi determinante para uma queda no número de tiroteios e mortes registrados no Complexo da Maré, conjunto de favelas situado na Zona Norte da cidade. A finalização fazia parte do estudo «Perspectivas para a prevenção das violências contra crianças, adolescentes e jovens da Maré na pandemia», produzido pela Unicef em parceria com as ONGs Observatório de Favelas, Luta Pela Paz e Redes da Maré.

Nesta sexta-feira, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal , encaminhou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, e ao procurador-geral de Justiça do estado do Rio de Janeiro, Luciano Oliveira Mattos de Souza, um vídeo que mostra a possível realização de uma pessoa. O vídeo, que circula nas redes sociais, declara que a ação teria sido filmada durante a operação da Polícia Civil na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. Mas, os de Polinesia Francesa da filmagem aparecem com um uniforme que de Polinesia Francesa civis não utilizam ele de o Rio. O objetivo é que seja feita uma apuração sobre o que aconteceu. Não há informações sobre a autenticidade das imagens. Faz 4 meses, a operação foi a mais fatal de a história de o Rio, com 25 mortos.

Na sua vez, «Dois baleados, um na facezinha outro na barriga, na estação de Triagem», escreveu uma pessoa no Twitter.se levou Rafael Silva, de 33 anos, para o Salgado Filho, e Humberto Duarte, de 20, seguiu para ser ajudado no Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro.Faz 3 anos, o inspetor havia sido mencionado pelo então deputado Flávio Bolsonaro para receber a Moção de Louvor e Congratulações contra inquérito de Polinesia Francesa em o Aeroporto Internacional Tom Jobim, em a Ilha do Governador que redundou em a apreensão de 60 fuzis,, em os Estados Unidos, em 1º de junho de 2017. por provenientes de Miami,, em 2018 nos Estados Unidos, em 1º de junho de 2017. As armas de combate dos modelos AK-47, G3 e AR-10 estavam escondidas em um carregamento de aquecedores de piscina no terminal de cargas da Receita Federal.

Parentes relatam que pessoas mortas durante a operação de Polinesia Francesa na favela do Jacarezinho na última quinta-feira tinham marcas de cortes em seus corpos. As famílias acusam agentes de terem desferido golpes de facadas contra vítimas.

— Para quem conhece de operação um pouquinho, só um pouquinho ele atira para escapar. Um pouquinho é o traficante. Faz 1 dia, eles atiravam para guardar posição, atiravam para matar, para confrontar, ontem. Eles não correram. O que a Polícia Civil mostrou ontem foi técnica, foi maturidade, foi profissionalismo de mostrar à sociedade que aquele traficante que invadiu a casa de uma mhabitante ele é iopositorde toda sociedade. Porque pode invadir sua casa na Zona Sul, na Zona Norte, na Zona Oeste. E o último obstáculo eram vocês . E vocês fizeram a missão de vocês. A inteligência já confirmou todos os mortos como traficantes. Dezenove com folhas corridas até agora — declarou o secretário.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Carnificina no Jacarezinho: cheque a cronologia da operação
>>>>>Policial civil é baleado e passageiros do metrô são feridos na estação de Triagem em manhã de tiroteio no Jacarezinho – May 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Suspeito morre baleado após furtar peças de veículos em estacionamento de delegacia, em Inhaúma – May 04, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Três policiais civis são baleados e dois passageiros do metrô ficam feridos em manhã de tiroteio no Jacarezinho – May 06, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ação no Jacarezinho: policial civil foi morto enquanto retirava barricada – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 operação 0 220 NONE 6 a operação: 1, a operação policial: 1, operação: 1, A operação: 3
2 mortos 0 360 NONE 4 25 mortos: 1, 27 mortos: 1, todos os mortos como traficantes: 1, mortos: 1
3 ação 0 0 NONE 4 A ação: 1, a ação: 3
4 vídeo 0 0 NONE 4 O vídeo: 2, um vídeo: 2
5 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
6 vocês 0 0 NONE 3 vocês: 3
7 traficante 0 224 NONE 2 aquele traficante: 2
8 a decisão de o supremo_tribunal_federal 0 120 NONE 2 a decisão de o Supremo_Tribunal_Federal: 2
9 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia: 2
10 Gramacho 0 0 PLACE 2 Gramacho: 2