Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Claudio Castro como Vice Governador do Rio de Janeiro

Quatro dias depois da operação de Polinesia Francesa que culminou na morte de nove homens no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, o governador Cláudio Castro comentou a letalidade da ação. Castro apoiou que investigue-se os de Polinesia Francesade Polinesia Francesa que participaram de a troca de tiros por eventuais comportamentos delituosos. No entanto, declarou que as vítimas «não estavam fazendo coisa boa no local» quando foram mortas.

Cláudio Bonfim de Castro e Silva é um advogado e político brasileiro, atual governador do Rio de Janeiro filiado ao Partido Liberal .

— Temos trabalhado todos os dias para melhorar a ação das nossas polícias. Eu discordo de quem declara que ações como essa ou a do Jacarezinho, realizada em maio , são recorrentes. No Jacarezinho, o que se viu foi o cumprimento de uma ação judicial. No Salgueiro, vamos uma operação da Polícia Militar. Não apoiamos erros e, se alguém errou, será castigado. Mas, aqui ninguém é criança. Sabemos que ninguém camuflará para um mangue com a intenção de trocar tiros de air soft com policiais. Não foi para fazer coisa boa no local — alegou, se o sujeito foi lá.

Em relação ao regresso do julgamento da ADPF 635 , conhecida como «ADPF das Favelas», pelo Supremo Tribunal Federal , Castro alegou que o Governo se esforça para satisfazer as pré-requisito estipuladas para realizar operações policiais em regiões conflagradas. Essa resolução calcula limitações à rexecuçãode operações pde Polinesia Francesaem comunidades do Rio durante a pandemia.

— Estamos, através da Procuradoria Geral do Estado , discutindo esses assuntos. Já adquirimo as body cams para os uniformes dos agentes de segurança e, em breve, exibiremos nosso programa de enfrentamento à violência nas comunidades — aalegou

O Ministério Público é um organismo público, em geral estatal, ao que se atribui, dentro de um Estado de direito democrático, a representação dos interesses da sociedade mediante o exercício das faculdades de direção do inquérito dos fatos que revestem os caracteres de transgressão, de proteção nas vítimas e testemunhas.

Policiais já identificados

Por outro lado, dos sete identificados, Rafael Menezes Alves, de 28 anos, figura como testemunha e envolvido em um inquérito que apurava tráfico de drogas e corrupção de menores; Carlos Eduardo Curado de Almeida, de 31, tem três anotações criminais, por tráfico, receptação desobediência e ameaça Receptação é falsa identidade.; Ítalo tem seis anotações por porte ilegal de arma, assassinato qualificado, tráfico, associação e corrupção ativa; e Jhonata Klando Pacheco Sodré, de 28, tem anotações por assaltos e tráfico no Pará. David Wilson de Oliveira, de 23, e Kaua Brener Gonçalves, de 17, não aparecem como autores ou envolvidos em nenhum outro crime. Já Elio da Silva Araújo, de 52 anos, respondeu a um processo por esbulho possessório, que foi extinto em 2013.

O Ministério Público já sabe quem foram os de Polinesia Francesa do Batalhão de Operações Especiais que participaram da ação. A 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Niterói e São Gonçalo recebeu informações com as escalas das equipes nos dias 20 e 21 de novembro. O inquérito é sigilosa e não serão fornecidas informações sobre o teor dos documentos, declara o órgão. Os testemunhos serão agendados assim que as peças técnicas forem unidas aos autos.

Em um relatório interno da Polícia Militar, a corporação assinala que 75 PMs do Bope participaram da operação. De acordo com informações da corporação, desse total de PMs, oito agentes participaram da troca de tiros no Salgueiro. Assim, 8 fuzis, sendo 4 Colt cal. 556 e 4 AR10 cal. 762, serão entregues na Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá .

A funcionária pública Cleonice da Silva Araujo, de 56 anos, veio de Maricá, para acompanhar a retirada do corpo do irmão, Élio da Silva Araujo.

O major Carlos Eduardo da Silveira Monteiro de número 3239 , intitulado » Relatório de Término de Operação Policial » , assinou eletronicamente o documento , de o Bope. O material foi direcionado ao Comando de Operações Especiais . Assinado eletronicamente às 7h10 de domingo, 21, ou seja, ainda durante a operação pde Polinesia Francesa O documento só chegou ao COE na terça, por volta das 9h.

Ainda que duas equipes do regimento participaram da ação, o documento alega : Charlie e Delta. Para justificar as medidas estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal , que determina diversos cuidados a serem adotados durante uma ação militar, a PM diz que estava com dois veículos blindados, além de uma ambulância para qualquer eventualidade «caso fosse necessário, salvaguardando a vida sempre». No entanto, habitantes desmentam a versão oficial. Encontraram-se corpos horas após a saída de os militares, em a noite de domingo , oito em um manguezal de a região. A Polícia Civil só conseguiu fazer a para a perícia na manhã de segunda-feira.

A desempregada Milena Menezes Damasceno, de 35 anos, é irmã do ajudante de pedreiro Rafael Menezes Alves, 26 anos, conhecido como Bob. Segundo a mulher, o irmão está entre os mortos. Desde as primeiras horas do dia, ela vela o corpo do irmão caçula de cinco filhos:O 7º Batalhão realiza diversas operações nas comunidades do Complexo do Salgueiro desde junho para ocupar o território e tentar reduzi os índices de criminalidade na região, principalmente a assalto de carga e de veículos. O conjunto de favelas fica nas margens da Rodovia Rio-Manilha . Segundo inquéritos da Polícia Civil, é da comunidade que costumam partir carros ocupados por traficantes que realizam roubos contra motoristas de automóveis e ainda veículos de carga. Atualmente , o traficante Antônio Hilário Ferreira controla o Complexo do Salgueiro , o Rabicó ou Coroa.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Goncalo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Castro sobre mortos no Salgueiro: ‘Não estavam lá para fazer coisa boa’
>>>>>Dos sete mortos identificados em São Gonçalo, três não têm antecedentes por tráfico de drogas – November 22, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ação no Salgueiro: mulher diz que marido foi executado depois de ser tirado de casa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Operação no Salgueiro: Polícia Civil quer saber quem são os PMs que estavam na ação que matou ao menos nove pessoas – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 24 NONE 8 (tacit) nós: 8
2 Ministério Público 0 0 ORGANIZATION 5 O Ministério_Público: 3, (tacit) ele/ela (referent: O Ministério_Público): 2
3 Cláudio Castro 48 0 PERSON 4 o governador Cláudio_Castro: 1, Castro: 2, (tacit) ele/ela (referent: Castro): 1
4 operação 0 0 NONE 4 a operação: 1, a operação policial: 2, uma operação: 1
5 anotações 0 80 NONE 3 seis anotações: 1, anotações: 1, três anotações criminais: 1
6 investigação 35 0 NONE 3 uma investigação: 2, A investigação: 1
7 documento 0 0 NONE 3 O documento: 3
8 o Jacarezinho 0 0 PLACE 3 o Jacarezinho: 2, (tacit) ele/ela (referent: o Jacarezinho): 1
9 traficantes 0 160 NONE 2 traficantes: 2
10 tráfico 0 160 NONE 2 tráfico: 2