Por: SentiLecto

Faz 2 meses, a Polícia Civil do Rio concluiu em esta os inquéritos sobre a morte de o menino Henry Borel, morto a os quatro anos em o dia 8 de março. O EXTRA teve acesso às 110 páginas doaiinvestigaçãosobre o caso. No documento, constam os testemunhos da mãe do menino, Monique Medeiros, que declarou à Polícia Civil que Jairinho e Henry tinham «boa relação» e até «brincavam juntos ocasionalmente», , e do vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho , que foram presos e indiciados pelo crime de assassinato duplamente qualificado, com emprego de tortura e impossibilidade de defesa do menino. Também consta a fala da babá de Henry, Thayna de Oliveira que chegou a mudar a versão e relatar agressões de Jairinho contra a criança.

– Exibida a defesa, tem começo a período de instrução do processo, pelo prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 15 dias;Mãe de Henry, a professora Monique Medeiros da Costa e Silva segue no Hospital Penitenciário Hamilton Agostinho, no Complexo de Gericinó. Com Covid-19, ela vem se queixando de dores de cabeça e tontura e, segundo médicos, exibe um quadro de ansiedade.

Na segunda-feira 26 de abril Nesta segunda-feira, a defesa de Monique Medeiros entregou na 16ª DP a carta na qual a mãe do menino Henry Borel relatava uma nova versão dos evento que concluíram com a morte do garoto de 4 anos. Em nota àoijornalismo a defesa da professora a afirmavaque também reforçou a necessidade de um novo interrogatório para Monique. Segundo a equipe de advogados, a investigação que investigava a morte de Henry não poderia ser concluído com «contradições internas».

Personagens: Conheça os envolvidos no caso Henry

– A gente vê esse movimento como algo que está ganhando uma força nacional, e agradecemos a todos os amigos e pessoas que estão assinando, para que a gente consiga endurecer a lei nesse país. Fará muita gente pensar duas vezes antes de atacar uma criança. Anos atrás falamos do caso da Isabella Nardoni, e nada ocorreu desde então. Se instituíram algumas leis, mas nada com foco nas crianças – alega Leniel.

A mãe do menino Henry alegou em testemunho que ela e o vereador «estão juntos e pretendem passar por isso juntados”.

Provas técnicas: Compreenda como elas atestaram que o menino Henry foi vítima de assassinato

Em seu primeiro testemunho na polícia, Thayna Oliveira contou que não percebeu «nada de anormal» na relação entre o casal e o menino. Thayna Oliveira é a baby-sitter de Henry.Os investigadores conseguiram salvar mensagens da babá de Henry à mãe do menino, em que ela relatava preocupação com um episódio de violência de Jairinho contra Henry. Os investigadores no documento alegaram: «Restou, de maneira indubitável, provado um episódio de violência em que Henry, após, estranhamente, ter ficado no quarto do casal a portas fechadas sozinho com Jairinho».

Indiciados: Polícia indicia Dr. Jairinho e a mãe do menino por assassinato duplamente qualificado

Em seu segundo testemunho à Polícia Civil, Thayna admite que «mentiu e omitiu fatos ealtamenterpertinentes anteriormente.

Quando ela fosse depor em sede de Polinesia Francesa era para ela falar que jamais havia visto nada, que jamais havia escutado nada e que era, segundo a investigação, «Thayna alegou, ainda, que a própria MONIQUE declarou a ela que: “ para apagar todas as mensagens».

Uma conversa da babá Thayna com seu pai de Citade Cita agressões de Jairinho contra Monique Medeiros e um debate em que a mãe de Henry ameaça prejudicar o vereador «caso ele não ficasse pagando as coisas dela».

– Esse é um primeiro passo. Temos mais coisas que desejamo fazer para auxiliar a reduzi esse número de agressões no Brasil. Dados da Unicef mostram que 32 crianças são assassinadas por dia no país. E é um número defasado, que está sendo recalculado e tende a ser bastante maior na pandemia. Quantas crianças não estão padecendo neste momento? É uma chacina de crianças que ocorre todo dia – declara Leniel.

Os investigadores declaram: «dota-se o crime tratado em estes autos de gigantesca barbárie, a ponto de ter provocado grande abalo nacional». Segundo eles, «houve interferência em testemunhos e coação de testemunhas», além da tentativa do casal indiciado de não ser encontrado pela polícia.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Cheque trechos da investigação que indiciou Jairinho e mãe de Henry pela morte do menino
>>>>>Lei Henry Borel: campanha criada pelo pai do menino já tem quase 470 mil assinaturas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Caso Henry: Câmara escolhe relator de processo contra Dr. Jairinho que pode terminar na cassação do mandato – May 05, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Caso Henry: entenda em sete pontos as investigações sobre a morte do menino – May 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Caso Henry: após quarentena, Jairinho deixa isolamento e vai para cela coletiva em presídio – April 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Caso Henry: ‘Peça de ficção’, diz advogado de Jairinho sobre carta de Monique – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio define abertura de cassação do Dr. Jairinho por unanimidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Caso Henry: acusado de assassinar o enteado, Jairinho se mostrava violento na infância – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Caso Henry: filhos de ex-namoradas de Jairinho contam como eram torturas – April 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Caso Henry: inquérito deve terminar na quinta; polícia não planeja ouvir Monique – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Mãe de Henry admite ‘versão inventada’ sobre morte de menino – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Thayna Oliveira 0 76 PERSON 6 ela (referent: Thayna): 1, (tacit) ele/ela (referent: Thayna_Oliveira): 1, Thayna_Oliveira (apposition: a babá de Henry): 1, Thayna: 2, Thayna_de_Oliveira: 1
2 Polícia 0 35 PERSON 5 ela (referent: Polícia): 2, (tacit) ele/ela (referent: Polícia): 2, Polícia: 1
3 nada 0 0 NONE 5 nada: 5
4 Jairinho 0 160 PERSON 4 ele (referent: Jairinho): 1, (tacit) ele/ela (referent: o Dr._Jairinho): 1, o Dr._Jairinho: 2
5 Henry Borel 0 100 PERSON 4 o caso Henry: 1, o menino Henry: 1, Henry: 2
6 inquérito 0 0 NONE 4 as investigações: 1, o inquérito: 3
7 nós 60 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
8 depoimento 0 0 NONE 3 seu segundo depoimento: 1, seu primeiro depoimento: 1, depoimento: 1
9 gente 0 0 NONE 3 muita gente: 1, A gente: 1, a gente: 1
10 investigadores 0 0 NONE 3 os investigadores: 2, Os investigadores: 1