Por: SentiLecto

No dia seguinte ao da operação de Polinesia Francesa que concluiu com 25 mortos na Favela do Jacarezinho, o clima ainda é de muito nervosismo na comunidade da Zona Norte do Rio. Nas ruas internas, parte do comércio abriu as portas, mas a grande maioria permanecia fechada. Já os habitantes tentavam recomeçar a rotina, na medida do possivel. Próximo à estação de trem criminosos armados com fuzis circulavam normalmente, deixando o ambiente ainda tenso. Mais cedo houve manifestações promovidas por ONGs como Rio de Paz. A maior parte dos habitantes evitavam comentar sobre a operação, olhavam com desconfiança e se evadiam dos profissionais de jornalismo e das viaturas da Polícia Militar, que esperou a manhã do dia seguinte para procurar as irmãs, que moram no lado onde houve a operação, estacionadas na entrada da comunidade. Uma das poucas a falar, o talento de casa Jane Camilo mora no lado oposto da Avenida Dom Helder Câmara, que corta a comunidade.

Uma pessoa no Twitter escreveu: «Dois baleados, um na facezinha outro na barriga, na estação de Triagem».

— Moro do outro lado e fiquei nervosa, chorando enquanto falava com as minhas irmãs pelo telefone. Ficava ouvindo os tiros e os gritos pelo telefone, desejava poder ir até elas mas não podia. Como a luz acabou dentro da favela, chegou uma hora que acabou a bateria e não tinha como carregar. Passei a noite em claro sem notícias. Agora cedo que soube que estavam bem e estou podendo ir vê-las. É horrivel viver num lugar assim, sem poder viver normalmente — criticou.

O caminhoneiro Daniel Santana contou que passou a noite fora de casa. Ele havia sido deixado na entrada da comunidade no momento dquando se preparava pra ir para casa, o começo da operação e a entrada , assombrou ele de os policiais e os tiros. Para se proteger, se jogou no chão e depois saiu da comunidade, indo para a casa de amigos.

—O caminhão tinha acabado de me deixar na entrada . Se eu tivesse uma câmera, era uma cena de filme. Só ouvi o “sai da frente” e os caras de preto passando e explodiram os tiros. Era bastante mesmo. Em 30 anos aqui jamais tinha escutado isso. Me joguei no chão e desejava ir pra casa, mas não tinha como. Tive que voltar e fiquei do lado de fora escutando os tiros. Depois fui para a casa de um casal de amigos e fiquei lá.

Outros habitantes que não desejaram se identificar relataram que boa parte da comunidade está sem luz, pois tiros atingiram transformadores. Uma habitante, alegou que a frente de sua casa foi muito atingida. Ela declarou que está com medo e teme novas ações de Polinesia Francesa no Jacarezinho.

Por outro lado, a SuperVia informou que, por causa do tiroteio no Jacarezinho, as partidas da Central do Brasil para Belford Roxo estão suspensas. Os trens do ramal de Belford Roxo estão circulando somente entre as estações Del Castilho e Belford Roxo. No ramal de Saracuruna, as composições transitam entre Bonsucesso e Gramacho e no trecho entre Gramacho e Saracuruna. A concessionária realça que «a todo momento, os passageiros estão sendo informados sobre a situação por meio do sistema de áudio dos trens e das estações».A SuperVia informou que, por causa do tiroteio no Jacarezinho, as partidas da Central do Brasil para Belford Roxo estão suspensas. Os trens do ramal de Belford Roxo estão circulando somente entre as estações Del Castilho e Belford Roxo. A concessionária realça que «a todo momento, os passageiros estão sendo informados sobre a situação por meio do sistema de áudio dos trens e das estações».levou-se Rafael Silva, de 33 anos, para o Salgado Filho, e Humberto Duarte, de 20, seguiu para ser ajudado no Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro.

Mais cedo, ONGs como a Rio de Paz e a Parem de nos matar realizaram uma manifestação na Avenida Dom Helder Câmara, em frente a entrada da Cidade da Polícia. Eles suspenderam o tráfego na via e depois andaram até a entrada do Jacarezinho. Ao longo do dia estão calculados outros protestos na região.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Clima ainda é tenso um dia após a operação que redundou em 25 mortes no Jacarezinho
>>>>>Policial civil é baleado e passageiros do metrô são feridos na estação de Triagem em manhã de tiroteio no Jacarezinho – May 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Suspeito morre baleado após furtar peças de veículos em estacionamento de delegacia, em Inhaúma – May 04, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Jacarezinho tem manhã de intenso tiroteio; passageiros do metrô relatam feridos na estação de Triagem – May 06, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Três policiais civis são baleados e dois passageiros do metrô ficam feridos em manhã de tiroteio no Jacarezinho – May 06, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 80 95 NONE 22 (tacit) eu: 19, me: 1, eu: 1, Me: 1
2 Daniel Santana 0 0 PERSON 7 (tacit) ele (referent: O caminhoneiro Daniel_Santana): 1, Ele (referent: O caminhoneiro Daniel_Santana): 1, O caminhoneiro Daniel_Santana: 1, (tacit) ele/ela (referent: O caminhoneiro Daniel_Santana): 4
3 tiros 0 50 NONE 4 os tiros: 3, tiros: 1
4 estações 0 0 NONE 4 as estações: 4
5 lado 0 0 NONE 4 o outro lado: 1, outro lado: 1, o lado: 2
6 moradores 0 30 NONE 3 Outros moradores: 2, os moradores: 1
7 comunidade 0 0 NONE 3 a comunidade: 3
8 o Jacarezinho 0 0 PLACE 3 o Jacarezinho: 3
9 operação 0 0 NONE 3 a operação policial: 1, a operação: 2
10 luz 100 0 NONE 2 a luz: 1, luz: 1