Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ícone de esboço

Foi através de um programa de Israel, capaz de recuperar mensagens ou imagens apagadas em qualquer equipamento eletrônico, que o Instituto de Criminalística Carlos Éboli conseguiu identificar “prints” de conversas apagadas entre a baby-sitter do pequeno Henry Borel Medeiros, de 4 anos, e a mãe da criança, a pedagoga Monique Medeiros da Costa Silva. Os diálogos entre Thainá de Oliveira Freiras, de 25 anos, e Monique relatavam agressões padecidas pelo menino, que teriam sido provocadas pelo vereador Jairo Souza Santos Júnior, o doutor Jairinho, namorado da mãe da criança. O casal foi preso na manhã desta quinta-feira.

Jairinho Manhães é um produtor musical, arranjador, maestro e cantor brasileiro. Jairinho Manhães é nome artístico de Jairo Manhães Guimarães.

Na resolução sobre prisão: Juíza alega que Dr. Jairinho praticava abusos físicos no menino e o trancava sozinho no quarto

A Polícia Civil comprou recentemente O programa Cellebrite Premium e está sendo utilizados para analisar os 11 aparelhos apreendidos por a 16ª DP . todos os 11 aparelhos apreendidos pela 16ª DP . Faz 1 mês, se recolheram os telefones celulares, e Faz 22 dias, a Secretaria de Polícia Civil recebeu o programa de inteligência artificial. Atualmente, são poucos os setores de perícia criminal do país que contam com essa ferramenta de Israelde Israel, que ficou conhecida ao ser utilizada pela operação Lava-Jato. No Rio, o único órgão que dispunha do equipamento era o Ministério Público. A colunista Berenice Seara de a utilização de o equipamento para solucionar parte de o caso antecipou a informação , de o EXTRA.

Para os investigadores, o programa foi peça fundamental para o descobrimento de agressões contra Henry. Para se ter ideia, só do telefone da mãe da criança — um iPhone 11 — os agentes conseguiram extrair 27 megabytes de informações. A grande maioria de conversas por WhattsApp que haviam sido apagadas e acabaram recuperadas. O aparelho celular de Jairinho ainda está sendo periciado.

Na sua vez, em entrevista ao EXTRA, a cabeleireira relatou que fora atacada por ele, que a perseguiu após o término do relacionamento. Ainda que sua filha relatou ter, ela contou apanhado e até tido a cabeça afundada em uma piscina por Jairinho. O caso está sendo investigado em outra investigação, aberto na Delegacia da Criança e Adolescente Vítima .

Na quinta-feira 01 de abril o juiz Paulo Roberto Sampaio Jangutta negou, no plantão judiciário desta quarta-feira, dia 31 de abril, um habeas corpus com três pedidos feitos pelo advogado André França Barreto, que defendia a professora Monique Medeiros da Costa e Silva e do médico e vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho . O casal pleiteava a remessa da investigação que apurava a morte de Henry Borel Medeiros, de 4 anos, da 16ª DP para a Divisão de Homicídios; a suspensão dos inquéritos; e o deferimento da reprodução simulada do caso.

— Contribuiu de forma bastante importante para o inquérito — disse o delegado Antenor Lopes Martins Júnior, diretor do Departamento Geral de Polícia da Capital : — Foi uma prova técnica imprescindível, bastante forte, em que o delegado embasou seu pedido de prisão, que foi corroborado pelo Ministério Público e acabou sendo deferido pela juíza do 2º Tribunal do Júri.

Caso Henry: Cheque a linha do tempo dos inquéritos sobre a morte do menino

Faz 3 dias, quatro novos posts foram feitos, em a manhã de esta terça-feira, dia 6. Neles, havia vídeos com os relatos de quatro supostas testemunhas. Com as facezinhas cobertas, eles rebatem as denúncias de agressões feitas por uma ex-namorada de Jairinho em testemunho prestado na 16ª DP , na investigação que apura a morte de Henry. Além de um homem que se declara amigo do parlamentar, três mulheres que trabalham com ele exibem outra versão para o relato da cabeleireira. Eles declaram que a moça “se apaixonou” pelo vereador enquanto ele era casado e “perturbou” a sua vida e da sua ex-mulher, a dentista Ana Carolina Ferreira Netto.

Segundo a Polícia Civil, há pelo menos dois anos o estado vinha tentando a compra do equipamento de rastreio. No entanto, a licitação estava parada.

— Faz 22 dias, o governador Cláudio Castro liberou orçamento em o último, e conseguimos comprar esse equipamento de última geração, que foi fundamental para o esclarecimento do caso — frisou Antenor Lopes.

É um programa vendido por uma companhia de Israel para a utilização de Polinesia Francesa, sobretudo na perícia de equipamentos eletrônicos. Segundo a fabricante, o programa tem autonomia técnica para desbloquear todas as espécies de aparelhos celulares — como os com sistema operacional Android ou iOS . A empresa já ofertou seus produtos à Polícia Federal em iinquéritosde lavagem de dinheiro e outros crimes. Restringe-se a disponibilização de o produto .

A companhia ainda oferece apoio em laboratório com “experts certificados em inteligência digital”. Para segurança, a companhia não informa como é feita a atualização do produto.

A Cellebrite não detalha como funciona o serviço. Mas, em linhas gerais, são utilizados um conjunto de tecnologias, de programas e hardwares, para o desbloqueio do aparelho e para identificar e extrair informações já apagadas.

Eles são os culpados por conectar os telefones e computadores alvos de mandados de busca e apreensão a um programa com tecnologia de ponta instalado nas máquinas do instituto. O serviço de extração de dados, dependendo da quantidade de informações contidas nos equipamentos, pode ser feito em horas ou levar até uma semana. Conteúdos apagados também podem ser recuperados.Eles são os culpados por conectar os telefones e computadores alvos de mandados de busca e apreensão a um programa com tecnologia de ponta instalado nas máquinas do instituto. O serviço de extração de dados, dependendo da quantidade de informações contidas nos equipamentos, pode ser feito em horas ou levar até uma semana. Conteúdos apagados também podem ser recuperados.

O que foi encontrado no celular da mãe de Henry

No iPhone de Monique, os agentes conseguiram recuperar uma conversa em que a cuidadora da criança relatava que o menino havia sido atacado por Jairinho. A conversa ocorreu em fevereiro e assinalou que o parlamentar atacava Henry com o conhecimento da mãe, de acordo com a Polícia Civil. Se o apreendeu o celular de a baby-sitter em esta quinta-feira.

Durante a operação que prendeu Jairinho e Monique, os investigadores alegam que ambos tentaram se livrar de outros aparelhos, jogando-os pela janela. Os celulares, contudo, também foram apreendidos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Israel

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Compreenda como funciona o programa de Israel utilizado para recuperar conversa apagada entre mãe de Henry e babá
>>>>>Dr. Jairinho e mãe de Henry criam perfil em rede social e site para falar sobre investigação do caso – April 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Caso autista agredido: vizinha cuspiu e empurrou mãe de jovem após reclamar de carro danificado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Caso Henry: pai diz não ter dúvida de envolvimento do Dr. Jarinho e disse querer ser ouvido de novo pela polícia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Caso Henry: pai diz não ter dúvida de envolvimento do Dr. Jairinho e disse querer ser ouvido de novo pela polícia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Caso Henry: Dr. Jairinho e mãe do menino pedem a anulação na Justiça de possíveis provas do caso – April 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Caso Henry: porta-retratos de apartamento de Dr. Jairinho teriam sido trocados após a morte do enteado – April 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Caso Henry: Dr. Jairinho e mãe do menino pedem a anulação na Justiça de possíveis provas – April 07, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jairinho 80 0 PERSON 7 o Dr._Jairinho: 1, Dr._Jairinho: 1, o (referent: Jairinho_Manhães): 1, Jairinho: 2, Jairinho_Manhães (apposition: nome artístico de Jairo_Manhães_Guimarães): 1, o doutor Jairinho: 1
2 eu 0 60 NONE 5 (tacit) eu: 5
3 Henry Borel Medeiros 0 48 PERSON 4 Caso Henry: 1, Henry: 3
4 inquérito 0 0 NONE 4 a investigação: 1, outro inquérito: 1, o inquérito: 2
5 menino 0 0 NONE 4 o menino: 4
6 a Polícia_Civil 0 0 PERSON 3 a Polícia_Civil: 3
7 companhia 0 0 NONE 3 A companhia: 1, A empresa: 1, a empresa: 1
8 conversa 0 0 NONE 3 A conversa: 1, uma conversa: 2
9 mãe 0 0 NONE 3 a mãe: 3
10 poucos os departamentos de perícia criminal de o país 0 160 NONE 2 poucos os departamentos de perícia criminal de o país: 2